Aula 1 memória ram rom e conceito de bit e byte hardware e software curso

Aula 1 - Diferença entre memórias RAM e ROM.Conceito de Bit e Byte. Diferenças entre hardware e software. (Professor de Hardware)


Este artigo foi escrito por JMJG, para auxiliar no estudo das aulas de hardware administrada por nossa empresa. Aqui encontra-se apenas alguns materiais didáticos das aulas, maiores informações e dúvidas com o próprio instrutor da aula. Ligue para (11) 2308-4673 e inscreva-se em nosso curso presencial.



Conceito de Bit e Byte

Antes de falarmos em Bit e Byte é necessário o aluno entender o que é mundo digital! Todo e qualquer equipamento digital, principalmente os computadores, operam por sinais elétricos. Existem momentos em que há ausência de sinal, e outros em que há a presença dele!

No mundo digital não há meio termo. Ou está ligado, ou desligado. Diferente do analógico que permite valores intermediários, o digital somente representa o máximo e o mínimo.




Imagine um interruptor de lâmpada. Ele atua como uma chave para a corrente elétrica que vai para a lâmpada. Ou ele está ligado (a lâmpada está acessa), ou ele está desligado, (a lâmpada está apagada)!

É com essa analogia que iremos adentrar ao mundo digital. Confira:

0= Sem sinal ou sem energia (desligado)
1= com sinal ou energizado (ligado)

Toda e qualquer informação (vídeo, som, dados, etc) são convertidas para a linguagem do 0 e 1. Dizemos que isso é o processo de "digitalização".

Embora o computador possa trabalhar com sinais totalmente digitais, os seres humanos não podem, portanto algumas informações tais como (som) devem ser convertidas para o analógico, para que possamos ouvir. Mas este processo é feito somente no final, quando o dado já foi processado digitalmente!

Cada 0 e cada 1 é chamado de BIT. De modo que o BIT é a menor unidade de informação digital!

Assim como o coletivo de lobo é matilha, de peixes é cardume, o coletivo de BIT é BYTE!

O BYTE é um conjunto de 8 BITS!


1 Byte = 8 Bits
 No exemplo acima temos a sequência 11001000 que representa 1 Byte! Não importa agora, se isso é um pedaço de vídeo, do som, de uma foto.


Calculando Digitalmente

O processador do computador só pode executar operações digitais. Como vimos na aula passada, os computadores nada mais são do que calculadoras superpoderosas!

Então para fazer uma simples conta de +, os números decimais, devem estar convertidos para digital (binário).

Veja a tabela:


Vamos fazer uma simples conta de +(Soma)

Quanto é 2+1?

Olhando na tabela: 2 (0010) e 1 (0001)

Somando: 0010 + 0001 = 0011

Resultado 0011 = 3 (decimal) CERTINHO!

Desta forma, todos os sinais são processados no computador por bits e bytes, dando origem as centenas de aplicações que tanto adoramos (vídeo, som, internet, etc, etc)


Múltiplos do Byte

O Byte também tem seus múltiplos. Assim como 1 Kg = 1000 gramas, temos o Kilobyte (Kb)!

Porém  1Kb NÃO SÃO 1000 Bytes!

1KB SÃO 1024 Bytes!

Depois do Kb temos o Mb (Megabyte) na mesma relação:
1 Mb = 1024 Kb

Veja a tabela correspondente aos múltiplos do byte:


Tabela dos Múltiplos do Byte

Atualmente expressamos o tamanho das memórias na grandeza do Gigabyte! Mas até chegar aqui, muitos anos se passaram no Kb e Mb!


Conceito de Memória RAM e ROM.


Random Access Memory (RAM) é uma memória usada para Leitura/Escrita dos dados temporários pelo processador. Toda máquina computadorizada precisa no mínimo ter uma memória RAM, sem ela não é possível se executar nem um simples processo de Boot!

Imagine a memória RAM como sendo um papel em branco, usado para anotações e rascunhos. Sem ela, o processador do computador, não conseguirá realizar seus "rascunhos" para nos apresentar o resultado dos dados!

Além disso, a RAM armazena parte do sistema operacional, necessário para o funcionamento correto do equipamento. Sem ela, o computador Não liga!

Porém, ao ser desligada (desligar o computador) TODOS os dados internos da RAM são perdidos! É uma memória temporária, só mantem os dados, enquanto está energizada!

Na RAM , os dados são acessados livremente, ou seja, em qualquer ordem e posição, diferente das antigas memórias magnéticas (K7) usadas em computadores antigos, por isso é mais rápida e usada em 100% dos equipamentos digitais modernos.

TIpos de Memória RAM existentes 


Read Only Memory (ROM) é uma memória usada apenas para leitura de seus dados internos, ou seja, não podemos usa-la livremente assim como a RAM. Geralmente, a ROM é usada para a carga inicial dos processos da máquina. Por exemplo o processo de Boot!

Antes o sistema operacional ser carregado, deve existir um processo inicial de "rotina" para a máquina. Isso é gravado em memória ROM!

Geralmente, a BIOS é gravada em ROM, de modo que mesmo com o computador desligado, a informação não se perca! Alguns chips da BIOS são feitos de EEPROM, um tipo de ROM especial que permite ser escrita em condições especiais ( tais como atualização da BIOS por exemplo). Mas eles requerem equipamentos especiais!

Modelos mais modernos de placa mãe, usam chip FLASH-ROM, que podem ser mais facilmente gravados pelo usuário no caso de atualizações.

Usamos ROM em todos os equipamentos digitais! Sem o chip da ROM, muitos processos iniciais da máquina (BIOS, P.O.S.T) não podem ser pré-executados!



O termo ROM, também pode ser usado para designar outros tipos de memória, tais como CD-ROM ou DVD-ROM, que não podem ser gravados, somente lidos!


Hardware e Software? Qual a diferença?

Aqui temos uma enorme diferença! O termo "Hardware" é usado para designar todo e qualquer meio físico, tudo que podemos manusear com as mãos, tudo que existem em nosso mundo real.

Impressora, mouse, teclado, monitor, disco rígido, memórias,etc tudo isso é chamado de hardware.

Exemplos de Hardware

Já o termo "Software" está relacionado aos programas e aplicativos usados pelas máquinas digitais, especificamente ao código deles. Este código é uma linguagem, algo que não podemos pegar com as mãos, não existem em nosso mundo real, somente no mundo digital.

Sistema operacional, jogos, editores de texto,etc tudo isso é software!

Exemplo de Software

Com isso, concluímos nossa Aula de Hoje, até a próxima.

JMJG (Engenheiro Eletrônico/instrutor de informática)


1 comentários:

Canal Assistec disse...

Venho por meio deste informar que nosso blog agora está com novo dominio. Canal Assistec agora é http://www.canalassistec.com/

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.