Aula 6 instalando Drivers básicos no Windows pelo fabricante ou universal

Aula 6- Instalando Drivers no Windows (pós-instalação) método manual ou automático



Logo após instalar o sistema Windows (95/98,ME,XP,Vista,7,8,10) teremos que verificar no painel de controle, quais os dispositivos que ainda precisaremos instalar manualmente.

Geralmente nas versões superiores ao Windows 95, os dispositivos plug&play básicos tais como (teclados, mouse USB ou PS/2) já são reconhecidos e estão prontos para uso. Mas outros dispositivos mais específicos, tais como placas de vídeo, capturas, placas de som, o Windows não possui um banco de dados específico para instalar estes dispositivos.

Então será necessário instalar os "drivers" para que os dispositivos possam ser reconhecidos de funcionarem perfeitamente dentro do Windows.

Todos os fabricantes fornecem junto com o hardware (placas, equipamento) o famoso driver, mediante um CD/DVD de instalação. Porém o problema maior é quando os usuários perdem este CD/DVD de instalação, geralmente por muito tempo de aquisição do produto, ou até mesmo por falta de organização....

Nas placas de vídeo por exemplo, o Windows sempre instala o driver VGA padrão, o mínimo para poder carregar o sistema, porém ele não serve e não deverá ser mantido para as placas aceleradoras (Nvidia/ATi Radeon) pois não trazem nenhum recurso adicional para rodar jogos,etc. Também haverá limitação de resolução máxima (geralmente só baixa definição) e na paleta de cores (16bits) gerando imagens ruins e distorcidas!

O que é um "Driver"?

Um driver é na verdade um software (programa) que permite que o sistema operacional, se comunique com o hardware (dispositivo físico) instalado em seu computador. Sem os drivers, o hardware conectado ao computador, por exemplo, uma placa de vídeo ou uma impressora, não funcionará corretamente, ficará sem ser utilizado dentro do sistema Windows.

O driver é uma ponte de ligação entre o dispositivo físico e o sistema operacional, agindo como um "interprete de idiomas" assim o sistema operacional poderá "conversar" com o hardware acionando e utilizando 100% de suas funções.

Nos sistemas Windows 95, existe um banco de dados muito limitado de drivers, quase nulo, e no caso o usuário dependerá dos discos fornecidos pelo próprio fabricante, para instalar os drivers. No Windows 98/Me e XP o banco de dados é um pouco maior, mas também limitado. Nas versões do Windows Vista/7/8/10 o banco de dados ficou maior, porém ainda limitado para dispositivos muito específicos (placas de vídeo 3D aceleradoras,etc).

Como saber se falta algum driver?

Basta acessar o painel de controle e acessar o "gerenciador de dispositivos"

Drivers faltando no Windows

Se existir um símbolo "?" amarelo no dispositivo listado, significa que o Windows não conseguiu identificar aquele hardware e está faltando um driver adequado para ele....

Geralmente o Windows não consegue identificar drivers para:

  • Placas de Vídeo Dedicadas (Nvidia/ATI Radeon)
  • Placas de Rede antigas ou específicas
  • Placas de Rede Wi-Fi
  • Placas de Som Dedicadas (Sound Blaster)
  • Placas Específicas (captura de vídeo, controladores,etc)
  • Impressoras ou outros produtos específicos
Conforme comentamos, se você comprou o hardware original, o fabricante lhe mandou o "driver" num CD/DVD de instalação. Se você ainda o tem, ótimo é só instalar, mas se não......Hummmm

Não adianta tentar instalar um "driver" de qualquer outro dispositivo, ele não vai funcionar corretamente. Drivers também não são compatíveis entre várias versões do Windows. Ou seja um driver do Windows 98 não funciona no XP, e por ai vai.... O driver deve ter sido testado e homologado para o Windows usado em questão!

Tentando instalar via Windows Update (Método Básico)

Se pelo menos sua placa de rede foi reconhecida no Windows (Wi-Fi ou com fio) você poderá sair desta enrascada! Basta rodar o Windows Update (ME/XP/Vista/7/8/10) que ele "poderá tentar" lhe ajudar. Se o hardware estiver no banco de dados da Microsoft, ele será identificado automaticamente pelo Windows Update, e uma atualização Recomendada, será exibida.

Windows Update tentando achar alguns drivers


Como não é atualização crítica/segurança o driver reconhecido aparecerá nas atualizações recomendadas! Faça todas elas que puderem ser encontradas....

Porém nem todos os drivers podem ser encontrados pelo Windows Update, isso porque este banco dados é limitado, já que os fabricantes é que devem fornecer, não sendo obrigação da Microsoft suportar estes recursos.

Mas e nem minha placa de rede foi encontrada no Windows? 

Putz, neste caso não poderá fazer nada... Terá que trocar a placa por outra conhecida pelo Windows, ou instalar um adaptador que tenha um driver fornecido pelo fabricante. Baixar de outro computador o driver e instalar no Windows, também vale, não importa, deverá pelo menos ter uma placa de rede ativa e configurada, se não, estará muito "ferrado da vida"

Mesmo drivers reconhecidos previamente no Windows, devem ser atualizados, caso haja uma versão mais atual, só em último caso mantenha os drivers que o Windows instalou sozinho durante a instalação...

O mais correto, se o computador é de marca (fabricante), é recorrer ao site oficial do próprio fabricante, e baixar os drivers diretamente de lá. Muitos fabricantes já possuem uma área "Downloads" no site, e disponibilizam drivers, manuais, etc tudo lá.

Alguns poucos ainda, disponibilizam uma ferramenta, que pode baixar/instalar automaticamente todos os drivers da máquina, ai é moleza, mas nem todos....

Mas se o computador não for de marca, ou o site do fabricante não existir mais/estiver fora, então ai "lascou"....

Placas de vídeo (Nvidia/ATi Radeon) podem ter seus drivers baixados diretamente no site,já que os fabricantes são muito famosos e permitem essa operação sem maiores problemas. Você só precisa descobrir à qual dos fabricantes,pertence tua placa de vídeo.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Última Tentativa (Desespero e não garantido).

Se você não conseguiu saber o fabricante do hardware, o Windows Update não ajudou muito, então agora só resta a última tentativa....

Alguns programas milagrosos que prometem achar/instalar os drivers sozinhos... Mas cuidado, não é uma operação garantida, e você poderá instalar vírus e outros problemas no Windows.

Nós recomendamos (apenas sugerimos) um programa para isso. Existem outros, mas cuidado com o que vai baixar...

Este é o último recurso, a tentativa desesperada, pois o banco de dados destas empresas são maiores do que no Windows Update, e a chance de encontrar o bendito driver é maior....

Lembre-se de que se não encontrar o driver para o Windows,mesmo após todas estas tentativas, deverá trocar/substituir o hardware por um novo (com o driver fornecido). 

Se você usar Windows 95/98/ME, esqueça! Tente instalar o Windows 7/10 que é mais recente, e possivelmente poderá ter o driver do seu dispositivo, mas se não tiver, e não puder mais acha-lo..... Já era...

Usuários GNU/LINUX por exemplo não passam por isso, pois o Linux possui um enorme banco de dados de drivers, que já instala 95% do hardware padrão. Também para placas de vídeo (Nvídia/ATi Radeon) existem drivers para Linux que podem ser instaladas.

No futuro vocês vão estudar essa parte, e vão perceber a grande diferença, principalmente com economia de tempo... Geralmente essa placa que não funciona no Windows, instalando Linux é 98% de chance dela funcionar!

Portanto não descarte ainda sua placa, sem tentar no Linux...

Até a próxima.

JMJG
Eng Eletrônico

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.