Aula 16- Executando aplicativos Windows no GNU/Linux via WINE rodando programas softwares

Aula 16- Executando/Rodando Aplicativos/Jogos Windows no GNU/LINUX através do W.I.N.E

O golpe final de misericórdia para os "incrédulos de plantão" que tanto falam mal do GNU/Linux sem saber nada do que falam! JMJG


A principal diferença existente entre os sistemas operacionais Desktop do mercado, é que eles são completamente incompatíveis entre si diretamente. Isso seria o mesmo que dizer, que nos EUA um brasileiro falando português não seria entendido por um nativo! Isso acontece, pois cada sistema operacional é escrito por um código fonte, linguagem diferente, e por isso, os aplicativos/softwares criados para eles, devem seguir as mesmas características (falar a mesma linguagem).

Exceto raras linguagens universais (HTML, Java, etc), um programa por exemplo criado para o Windows, não rodará nativamente no Apple MacOsX por exemplo! Nem aplicativos do GNU/Linux rodariam no Windows!

Porém, quando falamos de sistemas GNU/Linux tudo é possível, tudo graças a sua grande capacidade de adaptação, já que seu código é aberto, e muitos desenvolvedores podem criar soluções únicas/inteligente para ele.

É o caso do W.I.N.E. Um aplicativo GNU/Linux que se propõe a rodar nativamente os aplicativos/jogos criados exclusivamente para os sistemas operacionais WINDOWS! Isso mesmo!



Agora, usuários Linux, podem rodar os mesmos programas/jogos que rodavam nos sistemas Windows! O projeto Wine, adiciona um suporte nativo ao Linux (criando uma estrutura básica de um sistema Windows), para que os aplicativos possam rodar.

E tem mais! O Wine não é um simples emulador, é uma camada de suporte, isso significa que o aplicativo Windows não é "retraduzido" como num emulador comum, levando a perda de performance ou uso excessivo de memória RAM. 

E o Wine não é pirataria, ou um aplicativo ilegal, pois ele não adiciona um sistema Windows Completo, como fazem as versões piratas vendidas no mercado! Ele simplesmente só faz uma camada de suporte, portanto não será possível rodar/lançar um sistema Windows completo com o Wine.

Os usuários "inexperientes/incrédulos" na capacidade do GNU/Linux, sempre criticaram a mudança, pois diziam que o Linux não poderia rodar jogos/aplicativos Windows, portanto não havia sentido em fazer uma migração de sistemas..... Bom, isso está errado! Em primeiro lugar a "culpa" do GNU/Linux não possuir tantos títulos para jogos é devido aos próprios desenvolvedores de games, em não traduzir os títulos disponíveis para outros sistemas, para o sistema do Pinguím! 

Ai fica fácil criticar um sistema, sem saber o real motivo. O fato é que o GNU/Linux consegue fazer muito mais, até que os sistemas operacionais comuns, trazendo enormes benefícios aos usuários finais, e tudo de graça! 

Agora a capacidade de rodar aplicativos/jogos Windows é o verdadeiro "golpe de misericórdia", que faltava para os "incrédulos/sem conhecimento". O seu sistema operacional pirata, pode rodar/executar jogos/aplicativos de outros sistemas operacionais? Acho que não!

Essa crítica é realmente bem vinda, pois o mercado desktop construiu exatamente essa redoma, ao redor do GNU/Linux, para que o mesmo não pudesse crescer. Infelizmente interesses comerciais $$$ fazem com que o GNU/Linux não seja atrativo para os usuários finais.

Mas agora, vocês alunos, já devem ter percebido isso! Então, está na hora de fazer suas escolhas.

Para finalizar ainda é possível se instalar o Q4Wine que cria uma Gui (interface gráfica) que ajuda a instalar e rodar vários programas Windows de uma vez. Inclusive criar ícones (assim como se fazer no lançador de programas). No Q4Wine também podemos criar várias configurações de Windows desde a versão 3.1 até Windows 8.

Com o Wine e Q4Wine podemos rodar até antigos programas 16 bits dentro de um Linux 64 Bits. Incrível não?!

Na próxima aula continuaremos a falar sobre este assunto, mas agora abordando a VM.... Curioso para saber o que é?... Então fique ligado.

JMJG
Eng Eletrônico

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.