Aula 14- Configurando o GNU/Linux e personalizando o ambiente Desktop. Efeitos da área de trabalho e atualizando aplicativos e instalando novos.
Assim como fizemos na aula de sistema operacional Windows, logo que terminamos de formatar a máquina e fizemos o primeiro acesso,precisamos cadastrar as senhas dos usuários e personalizar o sistema. Mas no caso do Windows, tivemos que ainda instalar um pacotão de aplicativos faltando, no Linux isso não será necessário pois ele já vem completo! (incluindo suporte ao Java, Flash e outros).
Assista a nossa vídeo Aula, e saiba detalhes de como configurar seu GNU/Linux logo após o primeiro acesso,depois que foi instalado no disco rígido.
Conforme vimos no vídeo, o nosso GNU/Linux pode ser completamente personalizado. Todo o ambiente gráfico poderá ser alterado em esquema de cores, ícones,etc. Tudo praticamente poderá ser personalizado pelo usuário, nenhum outro sistema operacional oferece tanta praticidade ao usuário.
Até a tela de Login, e tela de boas vindas podem ser alteradas.
Assim como no Windows, o Linux pode ser atualizado, bastando para isso fazer o cadastro das mídias (mirros) fonte. Logo que sair uma atualização de aplicativo/sistema ela será exibida para o usuário decidir sua instalação ou não! Nenhuma atualização é obrigatória, o usuário tem total controle no que quer ou não instalar!
No Linux o controle é o usuário total! Em outros sistemas operacionais além de ficarmos limitados nas mudanças de visual, ainda não temos a liberdade de escolher o que queremos ou não fazer. Esse é um dos grandes diferenciais do sistema GNU/Linux.
Outra vantagem insuperável, é sua loja gratuita de aplicativos, com um simples clique de botão, poderemos instalar centenas de programas inteiramente de graça, sem ter que ir na internet ou ficar "caçando" em sites. O GNU/Linux ainda tem total proteção contra vírus e pragas digitais!
Para finalizar um poderoso motor gráfico 3D, utiliza todo o poder de processamento das modernas GPU's, suportando oficialmente drivers de vídeo de fabricantes (AMD,Nvídia,Intel,etc). Usando a tecnologia OpenGL, o Linux consegue renderizar perfeitamente gráficos tão bons quanto os apresentados no Windows/Mac. Isso sem falar no seu espetacular suporte à jogos 3D!
Outros recursos são exclusivos tais com as Áreas de Trabalho virtuais que ajudam e muito a organização do computador. E vimos ainda que o KDE possui efeitos exclusivos tais como a troca das áreas de trabalho em forma de Cubo 3D, esfera ou cilindro, um Show!
Nas próximas aulas, veremos como o GNU/Linux ainda consegue ser muito versátil, rodando ainda aplicativos que não foram nativamente desenvolvidos para ele, como é o caso dos programas para sistemas Windows!
Sim o GNU/Linux ainda pode rodar seus programas de Windows favoritos. Saberemos como nas próximas aulas..... Não percam
JMJG
Eng Eletrônico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar,tua opinião é muito importante para nossa melhoria. Participe sempre conosco,nosso blog deseja tua participação constante. Acesse nosso site oficial www.esijmjg.com.br ,visite nosso Canal No YouTube para muito mais informação. Muito Grato! Abraços da equipe ESI JMJG SOM&IMAGEM.