Site de Tecnologia,Informática,Vídeos,Cursos técnicos,Treinamentos,Manutenção.Mundo da eletrônica,Jogos gratuitos,nostalgia,Programas opensource,Serviços PJ e muito +
System-config-samba não abre no Linux para Ubuntu/Mint/Derivados. Nem em linha de comando nem via aplicativo GUI. Como corrigir o problema facilmente.
O "SAMBA" é um excelente serviço para compartilhar arquivos/impressoras entre sistemas Linux/Windows. Com isso poderemos fazer o acesso e compartilhamento do que precisamos numa rede comum entre máquinas Windows e Linux.
Isso é feito digitando-se o IP da máquina diretamente no File Browser (Dolphin, Thunar, Krusader,etc) depois da expressão smb://endereçoipdesejado
Mas para configurar o serviço do "SAMBA" existem várias ferramentas, uma delas é instalar o "system-config-samba" que permite em poucos segundos, se criar compartilhamentos e acessar a pasta do /home/usuario/pastacompartilhada.
Por um bug já conhecido, alguns sistemas Linux recém instalados, não estão conseguindo abrir o "system-config-samba" apresentando uma mensagem de erro (se for feito via terminal).
SystemError: could not open configuration file `/etc/libuser.conf': No such file or directory
Pentium 1/AMD K6/K6 II - Soquete 7, placa mãe M585LMR PC-Chips/Amptron Baixar Download dos drivers para Windows 9X e manual. Cortesia de JMJG para colecionadores de computadores antigos!
Depois da família X86 (286/386/486/586) nascia os famosos processadores Pentium da Intel e AMD K6/K6 II. Todos compatíveis com os famosos soquete 7, naquela época se poderia trocar o processador Intel/AMD facilmente, pois a pinagem do soquete era padronizada!Bons tempos esse...
Esta placa é bem difícil de se encontrar drivers ou manual, principalmente pois em sua PCI não está gravada nenhuma identificação do fabricante e seu modelo. Sabemos que é padrão AT e também aceita fontes ATX, o que facilita sua atualização para os dias atuais. Para quem perdeu a caixa original, o CD-ROM com os Drivers, encontrar literatura sobre ela é uma missão árdua, mas não se preocupe, já fizemos isso para você, pois temos um modelo igual em nosso acervo!
Vamos identificar se a placa é a mesma (REF M585LMR), confira a foto abaixo em qualidade máxima. A única identificação visível é o Chip com dissipador amarelo, escrito "PC 100 VIA GRA" que é o Northbridge da placa!
Placa Mãe Soquete 7, REF M585LMR sem identificação reconhecida na placa. PC 100 VIA GRA
Além disso vamos colocar as características principais desta placa mãe:
Socket 7 or Super Socket 7 CPU suporta INTEL PENTIUM 1 ou AMD K6/K6-II
3 x DIMM SDRAM Slots de Memória suportando até 768 MB máx.
2 x IDE controladores, 1 x Floppy DISK Drive Controlador
1 x VGA (header) 3D AGP TRIDENT (com espelho e conector)
1 x porta Paralela, 1 x Serial COM (com espelho e conector)
1 x PCI Audio, Game/MIDI & Modem (com espelho e conector)
1 x Porta de Rede LAN (com espelho e conector)
1 x AT Keyboard conector padrão AT DIM grande (não PS/2)
1 x Slot PCI 1.0 comum , 1 x Slot ISA (não compartilhado)
Suporta Fontes padrão AT and ATX conector de 20 pinos
1 x CPU Fan conector 3 pinos & 1 x Case Fan de 3 pinos
Assista ao vídeo abaixo com um computador ainda funcionando com esta placa. Confira detalhes e mate a saudade dos antigos Pentium 1 com Soquete 7!
Outra característica é que esta placa mãe, disponibiliza vários espelhos (conectores para instalar no gabinete no local das placas de expansão) incluindo o VGA, SOM+MIDI, MODEM e REDE. Vários cabos Flat são encaixados na placa, por isso seu visual é aparentemente limpo, pois não possui o famoso "backpanel" tão familiar das novas placas padrão ATX! Repare que o único conector disponível é o do teclado, que é padrão DIM!
O NorthBridge (dissipador amarelo VIA GRA) é o VT82CXXX que embute o controlador de memória de até 100Mhz e chip VGA gráfico Trident 3D. SouthBridge VT82C686A (HT86C686A) controla o restante (PCI/ISA, teclado).
Com muita busca, e comparando os resultados com fóruns e até com proprietários que tinham os documentos originais, conseguimos identificar os drivers e o manual desta placa. O pior é que para usuários Windows 9X os drivers precisam ser baixados e instalados, para Linux os drivers são automaticamente disponibilizados!
Computador AT com esta placa no acervo da ESIJMJG
A versão do Windows Suportada é 95/98 até pela questão de desempenho. Não instale Windows 2000 ou XP, pois haverá lentidão e possível incompatibilidade! Linux somente versões específicas para computador antigo (DSL Linux, Bodhi, etc)
Esta placa mãe só aceita gabinetes padrão AT (não bate a furação do ATX). Já com relação a fontes de alimentação, ela aceita o padrão AT e o ATX de 20 pinos (incluindo as fontes modernas que possuem 20+4).
Mas para instalar uma fonte ATX precisará do manual da placa, para acertar onde fica o PS_ON.
Segue agora os links para baixar o manual e os drivers para o Windows 9X.