Micro Gravador Cassete (K7) Sony modelo M-550V. Exemplar consertado/reparado Vídeo Demonstrativo Funcionando por Completo. Troca de Correias e outras manutenções. Produto usado por repórteres/jornalistas muito famoso dos anos 90.
Inventora do Padrão Walkman no mundo, a Sony sempre esteve presente em todos os equipamentos de Cassete (K7) até os últimos dias dessa tecnologia. Desta vez trazemos um exemplar da tecnologia Micro K7 (fita k7 pequena), a mesma que ficou famosa por ser usada em muitas secretárias eletrônicas durante os anos 90.
O M-550V é um Micro-Gravador de voz, que usa tecnologia Micro Cassete ( Micro K7), para poupar espaço e dimensão, dessa forma podendo ser operado rapidamente com apenas uma mão, deixando a outra completamente livre! Isso era um requisito importante nos anos 90 para repórteres/jornalistas de várias emissoras de rádio e televisão mundial!
Os antigos gravadores portáteis K7 eram muito grandes e volumosos,e não poderiam ser usados com apenas uma mão, ao contrário do M-550V e modelos similares!
Por usar uma fita K7 de tamanho reduzido o tempo de gravação seria diminuído consideravelmente, para tanto este modelo M-550V traz duas opções de velocidade de fita. A padrão e a velocidade reduzida, que tinha a capacidade de dobrar a quantidade de tempo armazenado.
Confiram um vídeo demonstrativo de um M-550V da Sony que foi restaurado em nossos laboratórios.
Talvez um dos recursos mais interessantes seja o V.O.R (Voice Operated Recorder) traduzindo seria como "Gravador operado por voz" o que em suma era uma atração muito interessante. Ao se usar a função VOR ativada, o gravador (estando no modo Gravação) iria começar automaticamente quando uma voz fosse detectada. Quando houvesse pausa ou silêncio prolongado, o VOR desligaria a gravação (PAUSE) e voltaria a gravar automaticamente quando uma voz fosse detectada.
O VOR utiliza o microfone do gravador para checar a presença de "sinal de áudio" seja voz ou qualquer ruído em si, desta forma ligando automaticamente o motor fazendo o gravador começar a gravar a fita. Quando o microfone não detecta uma quantidade de som aceitável, o circuito do VOR desliga o motor automaticamente, poupando a fita de gravar vazios ou trechos longos de silêncio. Tudo o que o VOR faz é um botão PAUSE automático acionado pela ausência de som!
O VOR funciona bem quando se está gravando uma entrevista ou uma palestra/Aula em lugar bem fechado e livre de ruídos externos. Já para Gravar na rua ou em ambientes com grande ruído, somente a função Pause manual é indicada!
O M-550V da Sony é um micro gravador bem prático, de fácil manuseio e acionamento das teclas com apenas uma mão, o que facilitava o trabalho de repórteres e jornalistas. O M-550V ainda conta com Tape Counter (Contador de Posição de Fita), o que ajuda a escolher um determinado trecho gravado na fita, e um pequeno faltante embutido poderia ser usado para revisão do material.
Mas era recomendado que se usasse os fones de ouvido para melhor qualidade e privacidade das gravações. Saídas P2 padrão fornecem encaixe para fone de ouvido e para um microfone (estilo lapela,etc).
Hoje um M-550V é mais um artigo de coleção Vintage, pois equipamentos como este são raros e mais difíceis de se encontrarem funcionando, pois as peças de reposição atualmente são escassas. No modelo do vídeo fizemos a troca de correias e outras manutenções básicas.
Nos vemos na próxima.
JMJG
Eng Eletrônico
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar,tua opinião é muito importante para nossa melhoria. Participe sempre conosco,nosso blog deseja tua participação constante. Acesse nosso site oficial www.esijmjg.com.br ,visite nosso Canal No YouTube para muito mais informação. Muito Grato! Abraços da equipe ESI JMJG SOM&IMAGEM.