Pages - Menu

System-Config-Samba Não Presente no Ubuntu 19.X e Futuras versões. Alternativas


O System-Config-Samba não está mais presente nos repositórios do Ubuntu 19.X e Futuras Versões Derivadas. E agora? Existem alternativas? Download do Pacote .deb independente.

O Samba é um software servidor de arquivos e impressoras para sistemas operacionais Linux e derivados, que pode facilmente fazer uma rede intranet para empresas ou até mesmo para usuários domésticos conectar suas máquinas Linux e transferir seus arquivos sem precisar usar Pen-Drive ou Nuvem. Com rede Gigabit podemos chegar até taxas de transferência na ordem de 50Mb/s o que é excelente!

Porém é necessário configurar antes em todas as máquinas conectadas os parâmetros da rede (Workgroup,etc) e fazer isso editando o arquivo /smb.conf no editor de textos do Linux é um saco para usuários que adoram fazer tudo graficamente (cá entre nós é muito melhor!)

Para isso existia o aplicativo "system-config-samba" que era o mais simples/direto e funcional, com apenas os campos necessários para se produzir uma rede em poucos minutos. Comparado a outros aplicativos muito complexos, tais como o Gadmin-Samba, ele era perfeito!

Porém, infelizmente devido à falta de atualização nos repositórios e desinteresse dos mantenedores, o pacote ficou desatualizado e criou dependências que futuramente serão removidas por estarem também desatualizadas! Assim à pedidos, o pacote do sytem-config-samba foi retirado do Ubuntu 19.X (19.10) e seus futuros derivados!

Agora ficou mais complicado configurar uma rede, pois editar o arquivo smb.conf é muito complexo e demorado para usuários iniciantes no Linux!

Sem um pacote oficial para baixar, não será mais possível instalar usando o comando "sudo apt-get" o system-config-samba!


E agora? Alguma Solução?

À principio sim, porém não temos como garantir que ela será durável até porque isso dependerá do tempo no qual os pacotes/dependências vão estar ainda disponíveis! O que acontece é que removeram apenas o System-Config-samba, mas deixaram as dependências ainda disponíveis.

No caso o Workarround que apresentamos é simples. Baixar o pacote .DEB do system-config-samba, instalar ele manualmente e depois rodar o comando para instalar as dependências.

Assim, mesmo no Ubuntu 19.10 será possível ainda rodar o System-config-samba (não sabemos o futuro disso).

Baixem o Pacote . DEB clicando no botão abaixo:

Pacote%2064%20Bits!


Pacote%2032%20Bits!



Depois rodem o comando para instalar via terminal, ou usem o instalador de pacotes gráfico!

No terminal, estando no diretório onde salvou o pacote .DEB:

sudo dpkg -i (nomedopacote.deb)

O pacote será instalado mas ficará desconfigurado (sem as dependências) se for feito via terminal. Se for instalado usado o instalador de pacotes gráfico (Qapt) geralmente as dependências vão estar sendo instaladas automaticamente!



Para concluir a instalação e resolver as dependências, rode o seguinte comando via terminal.

sudo apt-get install -f -y

Se tudo correr bem (como no nosso caso) o system-config-samba estará instalado e poderá ser utilizado.

Já que o GKSU também foi excluído nos pacotes do Linux recentemente, não será mais possível rodar aplicativos graficos em modo root usando ele!

Ao invés disso, recomendamos editar o ícone do menu manualmente (KDE) e fazer as seguintes alterações de comando conforme mostrado na foto abaixo!


Assim, ao clicar no ícone do Samba, será aberto um terminal pedindo a senha de root, ao fornecer a senha, o aplicativo se abrirá normalmente (deixe o terminal aberto enquanto isso).


Ao fechar o aplicativo, o terminal automaticamente será fechado!

É isso, não sabemos por quanto tempo esse workarround vai funcionar, ou se no futuro vão inventar outra ferramenta melhor ou mais fácil para gerir o samba... Enfim..



Gostaríamos de pedir aos desenvolvedores de pacotes do Linux, que criem outras alternativas mais fáceis e baseadas nas soluções antigas que estão sendo retiradas dos novos sistemas, para usuários iniciantes ou até mesmo para o dia-dia não é prático ficar buscando constantemente workarrounds para se usar o sistema, ou até mesmo criar soluções temporárias ou invés das soluções nativas!

São a falta de pequenas boas ferramentas que acabam fazendo muitos usuários Linux inciantes desistirem, e voltarem a usar os sistemas piratas padrão, que possuem mais ferramentas automáticas e muito menos técnicas.

Sabemos que o Linux é um sistema superior aos demais, porém muito técnico, o perfil de usuário é mais apurado, porém se ficar muito técnico, se tornará um sistema "indigesto" e nunca o Linux poderá se tornar mais popular e com isso sempre ficará restrito apenas o público mais técnico. Pensem nisso por favor!

Até mais.

JMJG
Eng Eletrônico usuário Linux

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar,tua opinião é muito importante para nossa melhoria. Participe sempre conosco,nosso blog deseja tua participação constante. Acesse nosso site oficial www.esijmjg.com.br ,visite nosso Canal No YouTube para muito mais informação. Muito Grato! Abraços da equipe ESI JMJG SOM&IMAGEM.