Hardware detalhado de um computador periféricos da placa mãe aula 2 curso

Componentes Internos e Externos do Computador. Hardware. Placa mãe e diferenças aparentes. 


Este artigo foi escrito por JMJG, para auxiliar no estudo das aulas de hardware administrada por nossa empresa. Aqui encontra-se apenas alguns materiais didáticos das aulas, maiores informações e dúvidas com o próprio instrutor da aula. Ligue para (11) 2308-4673 e inscreva-se em nosso curso presencial.


Visão geral dos periféricos internos

Agora vamos dar uma olhada por dentro de um gabinete de computador, e conhecer seus componentes fundamentais:

1-Fonte de Alimentação
2- Módulos de Memória RAM
3- Ventilador Traseiro (Opcional/ Obrigatório)
4 e 5- Slots de Expansão (Reservado para placas)
6- Drive de CD/DVD-ROM
7- Baias Internas livres 5 1/4 (depende do gabinete)
8- Ventilador Lateral (Opcional/Obrigatório)
9- Painel Frontal com Botões de comando
10- Baia 3 1/2 para Disco Rígido (HD)



A nossa figura em verde, é a placa Mãe (motherboard), ela é o corpo principal, o esqueleto e a coluna vertebral do nosso computador. Tudo que ligaremos dentro do gabinete, será conectado nela. A placa mãe abriga o processador, memórias, e muitos outros periféricos. Muitos cabos também fazem parte do complexo sistema que é um computador, montar um deve exigir disciplina, paciência e muita prática. A organização interna também é fundamental, prender todos os cabos, evitando deixar coisas soltas que podem atrapalhar o perfeito ciclo de ar refrigerado internamente.

O gabinete poderá conter recursos especiais, tais como entradas USB extras, entradas de microfone/saída de fone de ouvido, botões de comando,luzes de indicação. Tudo isso deverá ser ligado corretamente no interior do gabinete. Para tanto, a leitura do manual da placa mãe/gabinete sempre se fará necessária, mesmo que você já conheça de cor as conexões, alguns fabricantes podem disponibilizar recursos novos.


Placa Mãe- Motherboard/Mainboard (Mobo)



As placas mãe, são assim chamadas, pois são a placa principal, a mais importante que existe dentro de um computador. É nesta placa, que são conectadas as demais placas e periféricos. Também estão conectadas diretamente a MOBO, processador (CPU) , memórias. Cada Mobo, tem suas características técnicas (recursos) e deve possuir uma arquitetura específica, para suporte de processadores (Intel/Amd). 

Padrão AT: (Advanced Technology). Este padrão de placas foi muito usado durante os anos 80 e 90. Nas placas padrão AT, existe uma maior dificuldade em montagem nos gabinetes, devido a baixa circulação de ar, levando a queimas por sobreaquecimento. A fonte de alimentação é diferente e exclusiva para o padrão AT. Nela existem apenas dois cabos, porém é fácil se confundir e ligar errado, levando a queima da placa. Para piorar, o sistema operacional não é capaz de desligar o computador por completo (auto power off), é necessário o usuário desligar manualmente o sistema, apertando a chave principal. 

Padrão AT, somente tem o teclado On-Board
Na placa somente existe um conector soldado, no caso o do teclado em formato DIN. Ainda existem mais cabos, para conectar portas seriais e paralelas.

Diferenças das fontes de alimentação



Padrão ATX: (Advanced Technology Extended) uma melhoria do padrão AT, nela os conectores do teclado e mouse estão no PS/2, e as portas paralelas e seriais já estão integradas na Mobo, economizando espaço. Melhoria na posição do processador, para que os cabos não atrapalhem a refrigeração ou circulação de ar no interior do gabinete. Atualmente, muitas Mobo já possuem muitas opções on-board (placas integradas) oferecendo vídeo, rede e som, gerando mais economia e melhor espaço interno. 

Placa Mãe padrão ATX o mais atual

O padrão ATX utiliza todos os recursos da melhor forma possível. A fonte de alimentação, possui um conector especial, que impede a ligação errada! Além de que, agora é possível efetuar o desligamento automático do sistema, apenas pelo sistema operacional! No padrão ATX não existe mais a chave de liga-desliga, apenas o botão do gabinete de ação rápida (soft switch). Ainda existe os chipsets (circuitos integrados) que controlam várias operações automáticas, eles estão integrados na placa mãe.


Sobre os ítens fundamentais


Processador, considerado o cérebro e o coração do computador. Sem um processador não existe como um computador funcionar. Os processadores evoluíram muito com os anos, eram de 4 bits, passaram para 8/16 e finalmente 32bits, todos ainda com apenas um núcleo (one core). Atualmente estão menores, mais econômicos e muito mais poderosos. Para os processadores funcionarem, é necessário uma placa mãe com a arquitetura(eletrônica) correta. Durante nosso curso aprenderemos a fazer a montagem, escolhendo os modelos corretos. A geração mais moderna é de 64bits e com Multi-Cores!



A fonte de alimentação será responsável por transformar a energia elétrica 127/240V em tensões apropriadas para a placa mãe/periféricos. É vendida em vários modelos, e de vários preços. Cabe ao técnico saber o modelo certo, dependendo da necessidade do cliente. Explicaremos mais adiante em outras aulas sobre como escolher uma fonte corretamente.


Módulos de Memória RAM. Outro ítem fundamental que não permite sequer ao computador ligar. Muito complexo de escolher, merece uma atenção especial. A escolha de configurações erradas, gera conflitos, queima e até mesmo danos irreparáveis a todo o sistema. Vendida em vários tamanhos (512mb, 1Gb, 2Gb,4Gb,etc) com velocidades de barramento compatíveis entre seus vários fabricantes. Cabe ao técnico escolher corretamente o modelo e características da RAM. Comentaremos em aulas futuras sobre este assunto.

Conhecidas como "ventoinhas" cooler ou fans, estas peças geram refrigeração no interior do computador. Ítem cada vez mais necessário, devido as altas temperaturas internas dos componentes. Possuem vários tamanhos e formas, algumas até já estão embutidas em muitos periféricos (placa de vídeo, fonte, CPU). No gabinete é recomendado possuir no mínimo 2 delas. Para configurações mais exigentes (gamers, servidores), podem ser instaladas até 5. Vendidas inúmeras configurações, tamanhos e cores, até podem ser controladas automaticamente por Fan-Controllers (já fizemos um vídeo sobre isso).

Placas de Expansão (Off-Board). Geralmente as mais requisitadas são as placas de vídeo, que possuem um GPU melhorado, comparado aos APU padrão e superiores às placas on-board! O ideal é possuir no mínimo 3 slots adicionais. Apesar de vídeo, rede e som estarem sendo integrados nas MOBO (placa-mãe) uma placa dedicada pode ser muito mais produtiva (vídeo por exemplo). Há ainda o risco que se queimar alguma função on-board, neste caso possuir um slot para plugar uma placa adicional de rede por exemplo é muito importante.

Drive de CD/DVD-ROM, cada vez menos utilizado graças aos Pen-Drives ou flash-disk (cartões de memória). O mais comum é o drive DVR-RW, que ainda pode gravar e reproduzir CD/DVD. È barato e pode ser uma boa alternativa, principalmente para fazer a instalação do sistema operacional em máquinas que ainda não suportem o boot pelo USB (antigas).
Como unidade da armazenamento, pode ainda fornecer 4,4Gb de espaço (dvd comum) ou 8,0Gb em DVD de camada dupla.




Disco Rígido (HD), componente fundamental para o funcionamento do computador, nele são armazenados o sistema operacional, bem como os arquivos do usuário. São memórias bem usadas, desde 1956 como dispositivo de armazenamento interno. Possui mecanismos que acionam um cabeçote de leitura, que fazem a coleta dos dados num disco girando em altíssimas rotações. O disco interno é feito de vidro, portanto deve-se tomar cuidado com quedas! Atualmente existem os modelos SSD, feitos de componentes de estado sólido, bem mais rápidos e mais duráveis, porém  caros e ainda com menos espaço comparado aos discos convencionais. 

Para finalizar, cabos e conectores encerram a lista dos periféricos internos. Eles são importantes pois permitem a interligação de componentes distantes da placa mãe, tal como discos rígidos e leitores de cartão.






Periféricos de Entrada e Saída

Monitor: Periférico exclusivo de saída, destinado a apresentar o processamento/operação do computador de modo visual. Antigamente as informações eram exibidas de modo texto (comando). Com a evolução das placas de vídeo, os sistemas operacionais passaram a utilizar plataformas gráficas (GUI) para apresentar/controlar o processamento. Os monitores antigos eram monocromáticos (uma cor só, verde,P&B,etc), depois vieram os coloridos (VGA), e conectam-se pela saída VGA .Hoje, é possível conectar monitores de alta definição (HD) mediante conectores HDMI.


Teclado: A mais antiga forma de entrada de dados para um computador é feita manualmente digitando-se as palavras/comandos. Também sofreu muitas melhorias, e hoje ainda é a forma principal de entrada de dados. O padrão mais universal é o QWERTY, que possibilita a digitação rápida, pois as letras estão dispostas de uma maneira prática para se digitar em alta velocidade. Enquanto outras maneiras de entrada (tela touch, comando de voz) ainda estão sendo implantadas, o teclado ainda continua sendo o periférico mais antigo que um computador possui.  Sua vantagem é que ele está ativo desde o P.O.S.T, podendo ser usado para operações de manutenção antes do sistema operacional ser carregado. Alguns modelos de placa mãe não funcionam sem um teclado conectado.



Mouse, um periférico de entrada de dados , descoberto desde 1950 em testes na Xerox e foi concebido por Douglas Engelbart. Foi usado pela primeira vez num computador da Apple LISA nos anos 1983, juntamente com o primeiro sistema operacional gráfico do mundo doméstico. Em meados de 1990, tornou-se muito popular, sendo usado via porta RS-232 (serial) e ganhou mais fama com sistemas operacionais Windows. Sua versão anterior usava uma bola para captura de movimentos, que com o tempo requeria limpeza. Com o avanço da tecnologia, se tornou ótico ficando mais leve, preciso e mais rápido. Hoje, todos os mouses existentes são conectados via porta USB. Algumas placas mães, permitem a manipulação da BIOS com o mouse.

Unidade Leitora de Cartões, é um substituto moderno para os antigos Floppy-Disk. É um periférico de Entrada/Saída de dados. Com a popularização da unidade flash (pen-drive, microSD, SD-Card,etc) se tornou um ítem opcional, porém de grande utilidade nos computadores modernos. Mais prático e rápido do que espetar smartphones ou câmeras para troca de arquivos, além de ser universal. Deve ser instalado nas baias 3 1/2 externas (alguns gabinetes não possuem) que era reservado aos floppys




Floppy-Disk/Disk-Drive, um periférico de Entrada/Saída já obsoleto! Muito comum nas décadas de 70/80/90 era usado como o pen-drive para troca e armazenamento de dados. Usavam mídias chamadas "disquetes" que eram de 360kb/720kb ou 1.22/1.44Mb de capacidade, menos que uma foto digital. Porém, era suficiente na época para os arquivos. Veja nosso artigo sobre estas unidades.


Impressora. Um periférico de Saída, para gerar dados impressos em papel. Durante a década de 80/90 as impressoras passaram por grandes reformas tecnológicas, indo das antigas impressoras matriciais (ainda usadas para emissão de NF) até as modernas laser. As mais comuns e domésticas, usam a tecnologia do Jato de Tinta para impressão. Temos ainda as Jato de Cera. No geral, as impressoras são usadas para impressão de fotos, documentos, textos ,etc. Muitas delas já são coloridas e possuem boa definição de imagens.

Outros Periféricos de Entrada: Caneta Mouse, Tela Touch.

Outros Periféricos de Entrada/Saída: Placa de Rede, dispositivos da porta USB,modem,etc.

Com isso, chegamos ao fim da nossa aula de hoje.

Até a próxima.

JMJG (Eng Eletrônico- Instrutor de Hardware)


Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.