CFTV - Segurança Eletrônica. Treinamentos e DICAS

 CFTV - Segurança mais segura (por JMJG)


A ESI JMJG SOM&IMAGEM possui módulos de treinamentos técnicos especiais para instaladoras ou técnicos autônomos que queiram aprender o modo correto de instalar e configurar um sistema de CFTV.

A ESI JMJG SOM&IMAGEM possui módulos de treinamentos técnicos-comerciais especiais para vendedores e setores comerciais, marketing das empresas, para saberem oferecer de modo CORRETO a melhor solução para seus clientes.


Clique no Botão Abaixo e Compre o Treinamento Básico (ONLINE) sobre o Conteúdo!

Treinamento%20ONLINE%20Seguran%C3%A7a%20Eletr%C3%B4nica


A ESI JMJG SOM&IMAGEM pode ser contratada para eventuais acompanhamentos de instalações ou projetos/configurações em sistemas de CFTV e outros. Confira no final da página.



O sistema de CFTV (circuito fechado de Televisão) recebeu este nome,pois trata-se de um circuito composto por câmeras que filmam um determinado local ou região, e os apresenta em monitores para serem monitorados por equipes de monitoramento. O sistema denomina-se "fechado" já que as imagens são disponibilizadas apenas para um pequeno grupo de usuários, sendo um sistema particular e proprietário. Diferentes das emissoras de tv "abertas" que difundem suas imagens para o público em geral. O conceito de CFTV se originou em 1942 na Alemanha, para que fossem monitorados os lançamentos de foguetes. A princípio o sistema de CFTV não necessariamente se destina a segurança, podendo ter funções de observação, monitoramento, videoconferência,e muitas outras aplicações.


 Para efeito de segurança eletrônica, as imagens do CFTV devem ser gravadas ou armazenadas por um certo período de tempo, para que em caso de eventuais ocorrências as mesmas possam ser novamente reproduzidas e analisadas. Foi somente em meados da década de 1970 que os VCR (Video Cassete Recorder) trouxeram grandes benefícios ao CFTV sendo assim empregado em vigilância. Os VCR's convêncionais gravam imagens de no máximo 6 horas em fitas padrão T-120! Um equipamento mais especifico deveria ser desenvolvido para que as fitas pudessem armazenar pelo menos 24 horas (1 dia de gravação), surge o Time-Lapse.

TimeLapse Primeiro Gravador de Imagens em CFTV
Este vídeo K7 especial para CFTV seria o primeiro equipamento a controlar os FPS (frames) de uma imagem, de modo que de 12 até 960 horas de gravação pudessem ser armazenadas em fitas K7 comuns. O problema deste equipamento é o desgaste mecânico que o mesmo sofre,devido a extensas horas de operação do mecanismo da fita. E o pior: Como seria encontrar um determinado trecho de imagem numa destas fitas de mais de 12 horas de vídeo? Quem não é da época do Vídeo K7, pode imaginar o sofrimento, quem passou por isso, sabe o que é ficar "rolando" a fita por várias vezes até achar o ponto certo. Um trabalho muito cansativo, e desgastante para o mecanismo e para fita que podem se estragar facilmente. Aĺém disso, fazer um cópia do vídeo para autoridades policiais, não era tão facil.


Com a evolução digital, os VCR's vão ser substítuidos por equipamentos mais modernos e práticos.Surgem os DVR (Digital Video Recorder) capazes de gravar vídeo em mídia digital, mais precisamente os discos rígidos ou memórias. Para quem não sabe, o DVR não é destinado exclusivamente para CFTV, o DVR possui versões para gravar programas de televisão, e outros eventos. Tal como o "Time-Lapse" o DVR ganhou sua versão especial para CFTV. 

Agora que sabemos a evolução do sistema, é importante saber outras coisas. Clientes finais, escolher bem a empresa que vai instalar. Instaladoras, saberem instalar, projetar e configurar de forma correta um sistema de CFTV. 

Um sistema de CFTV já pode começar errado desde a venda! Saiba os cuidados para compor este sistema.






Câmeras. Começando errado? Depende do teu conhecimento sobre elas


As câmeras de vídeo são a base mais importante de todo o projeto de um sistema de CFTV, sem elas não é possível capturar ou exibir as imagens. E o pior, se escolher a câmera errada, colocará todo o restante do projeto a perder! Isso mesmo, é como construir um prédio com alicerces errados! Por isso uma atenção especial deverá ser dado neste quesito,e discutido de forma clara e objetiva com o cliente. JAMAIS COMPRE CÃMERA POR PREÇO BARATO, OU DESIGN MAIS BONITO! CFTV é um sistema de segurança, não é um quadro, um vazo ou gasto desnecessário de dinheiro. Se pensar assim, melhor não investir num CFTV! As câmeras são como a retina de nossos olhos, transformam a luz visível em pulsos eletrônicos que podem ser transmitidos e posteriormente reproduzidos em Monitores.

O que muita gente não sabe, é que existem diversas câmeras no mercado, com preços de poucas dezenas até milhares de reais! Isso tudo não é somente marca, design. Trata-se das características técnicas da câmera. Resolução, capacidade de captação de luz, compensação, e vários outros fatores. 

Os modelos mais comercializados são as mini-câmeras por serem mais baratas, porém temos câmeras profissionais, as DOME GIRATÓRIAS PTZ, e vários outros modelos. Basear seu projeto de CFTV somente em mini-câmeras pode ser um erro! Pior se o cliente adquirir o sistema pensando no preço final, no modelo que for mais barato ou bonito. Existem situações em que as mini-câmeras NÃO SÃO INDICADAS por não possuirem tecnologia suficiente para aquisição da imagem com clareza ou nitidez.

E talvez teu cliente não precise daquela câmera de $15 mil que dá zoom de até 2 Km. Tudo depende do que se quer filmar, das condições das filmagens e das tecnologias disponíveis das câmeras em questão.

Em nosso treinamento, ensinamos principalmente ao departamento comercial de tua empresa, identificar as necessidades reais do cliente quanto ao produto e oferecer o que há de mais correto com o melhor custo X benefício,elaborando um orçamento mais eficiente.

Saiba%20%2B!Solicite%20um%20Or%C3%A7amento 





Lentes X Câmeras. Casamento perfeito.



Outro ítem um pouco menosprezado por muitos, porém de grande importância são as LENTES. Assim como nossos olhos, precisamos de uma "lente" para definir nosso foco e campo de visão. O que muitos não sabem, e que muitas câmeras aceitam a troca das lentes por outras, dependendo do caso elas devem ser substituidas devido a estarem danificadas.

Expressa em milímetros (mm) possuem algumas técnologias. Fixas, Manuais Varifocais ( com vários ajustes) ou eletrônicas automatizadas (comando Zoom WT).

É necessário um casamento perfeito entre a câmera e sua lente! Do contrário é como ter uma lamborguini com câmbio de Fiat 147 e motor de Fusca.O tipo da lente ainda depende do modelo de câmera, local de instalação, imagem alvo (o que se quer filmar),etc.

Em nosso treinamento, ensinamos principalmente ao departamento comercial de tua empresa, identificar as necessidades reais do cliente quanto ao produto e oferecer o que há de mais correto com o melhor custo X benefício,elaborando um orçamento mais eficiente. 

Saiba%20%2B!Solicite%20um%20Or%C3%A7amento


Instalação,Projeto e Implantação do CFTV



Outra dúvida cruel do departamento técnico-comercial é com relação a instalação do sistema de CFTV. Aqui se definirá os acessórios e tipo de transmissão das imagens.

Acessórios: Os mais importantes são os conectores, as fontes de alimentação, e caixas de proteção (caso a câmera precise).

Tipo de transmissão: O mais comum e simples é o analógico via cabo coaxial de vídeo. Porém, dependendo da infraestrutura do local, podem ser utilizados ainda os meios sem fio ( RF-IP),cabeado usando ballons,WEB-IP, ou ainda via fibra ótica.

Além de tudo isso, deve-se observar por parte da equipe de instalação um certo "capricho" na montagem do sistema. Caso isso não seja observado, eventuais problemas sérios na imagem são provocados.

Saber e aplicar as diversas opções de mercado, além de promover um projeto eficaz, faz tua empresa faturar de modo correto. O cliente muitas vezes preocupado somente com o preço, deixa de conhecer outras opções e necessidades.

Em nosso treinamento, ensinamos principalmente ao departamento técnico, identificar as tecnologias mais indicadas para a transmissão das imagens. Além de dicas práticas de instalação dos sistemas de CFTV em racks e gabinetes.

Saiba%20%2B!Solicite%20um%20Or%C3%A7amento





Windows X LINUX. Placas de Captura X DVR

Eis aqui a maior briga de todos, para os sistemas de CFTV. Usar placas de capturas ou DVR?

Placas de Captura: Vantagens: Geralmente mais baratas do que os DVR's são utilizadas apenas por alguns instaladores. O problema deste sistema é que usam um Hardware auxiliar, um PC. Ao serem instaladas e configuradas corretamente, transformam o PC num DVR. Assim pode-se gravar as imagens no computador e futuramente a manutenção deste "PC-DVR" será mais prática e fácil, na teoria um técnico de computador pode trocar sua fonte, memórias, dando mais vida útil ao sistema.

DESVANTAGEM: Muitas usam sistema operacional WINDOWS em seus softwares, fazendo com que o sistema seja instável e inseguro! Muitas placas apresentam incompatibilidade com as Placas-mães e chipsets.  

Prefira placas de captura que utilizem sistema operacional LINUX. Assim teu equipamento NÃO será invadido por Vírus, hackers e nem ficará instável ou travando perdendo a função e objetivo de segurança.

Existem casos em que as placas de captura podem ser utilizadas com bom custo X benefício.



DVR's Ou Stand Alones




Conhecidos como Stand Alones no Brasil, os DVR's conforme comentado são os substitutos diretos e muito superiores aos "Time-Lapses". Possuem versões de 4 até 64 canais.

São operados por mouse ou controle remoto e o melhor utilizam sistema operacional LINUX em seu interior. Claro LINUX modificado para função DVR. Estáveis, seguros e confiáveis em alguns casos são substituidos ou dispensados em câmeras com tecnologia IP. 

O problema na escolha do modelo de DVR é o fabricante, tempo de garantia, funções e acesso remoto via WEB, compatibilidade e atualização de software.

Nem todos os fabricantes e modelos disponíveis no mercado possuem estas caracteristicas com custo X benefício atrativo. E também o problema fica com o reparo do equipamento, diferente das placas de captura a manutenção do  DVR deverá ser feita em rede autorizada própria em grande parte dos importadores/distribuidores no Brasil. Alguns nem sequer tem uma assistência técnica, optando apenas pela troca/substituição. Fique de olho em marcas de modelos.

Saber configurar corretamente o DVR representará uma ótima harmonia no sistema do CFTV. Se começou certo nas câmeras e em todo resto,aqui se pode terminar mal literalmente!

Funções tais como FPS, gravação por movimento (motion detection) acesso WEB deixam muitos técnicos de cabeços brancos e clientes insatisfeitos.


Em nosso treinamento, ensinamos principalmente ao departamento técnico, executar as configurações mais comuns em seus modelos de DVR's comercializados. Além de dicas práticas de instalação dos DVR's em racks e gabinetes.

Saiba%20%2B!Solicite%20um%20Or%C3%A7amento




Problemas Comuns do CFTV instalados sem configuração/projeto correto.



Selecionamos agora, um pouco das imagens que mostramos em nosso treinamento como exemplo. Em nosso treinamento mostramos como corrigir estes problemas, ensinando o correto, e quais tecnologias devem ser empregadas para a solução destes problemas.

O pesadelo de qualquer técnico que preste manutenção no futuro. Isso pode gerar sérios problemas no sinal de vídeo por conta de interferência. Quem acha o defeito neste palheiro?
Dicas para organização de racks
Certos modelos de câmeras não são indicados para determinadas situações.
Somente alguns modelos podem ser usados em casos específicos.
A noite é a prova de fogo para muitos modelos
Muitos modelos não são indicados para ambiente noturno.
Quer ler as placas com estilo? O emprego de câmeras certas ajuda.
Ideal para mercados, estacionamentos.
A palha de aço não resolve isso!
Imagens Ruidosas o famoso "chuvisco"
Existe algo errado aqui!
Interferências sérias na imagem.De onde vem?
O Erro mais comum de TODOS!
Quem identifica o sujeito?

A ESI JMJG SOM&IMAGEM possui um Engenheiro exclusivo, que já treinou oficialmente muitos técnicos.Ele trabalhou em grandes instaladoras/importadoras de equipamentos de CFTV e com várias técnologias e equipamentos.

O conhecimento e prática são fundamentais para a rotina do campo. Conhecimento se passa, aptidão e prática se desenvolve.



Entre em contato conosco também para Treinamentos/Acompanhamento de instalação de Outras tecnologias  (Alarmes, Segurança Perimetral, Cabos-Microfônicos, Barreiras de Microondas).

Quer fazer o Treinamento Presencial em Nossa Sede? Entre em contato!


Ligue (11) 2308-4673 ou (11) 96435-5881



Serviços Técnicos e Produções com Técnica e Inteligência!


1 comentários:

Infosecret disse...

Gostei da sua postagem.....controle de acesso
hoje em dia é essencial para segurança.

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.