FireFox OS.O novo Sistema operacional para Smartphones e Tablets que não deu certo no Brasil

Começava a ser vendido no Brasil o mais novo sistema operacional para smartphones e tablets o FIREFOX OS. A raposa de FOGO, prometia incendiar de verdade o mercado sendo considerado o mais novo "concorrente" para o sistema operacional Android. Mas a boa notícia era que o FIREFOX OS também é um sistema operacional com base LINUX! Porém não era compatível com o sistema Android e seus Aplicativos.

Agora, os usuários além do Android, também podem escolher mais um outro sistema operacional também com técnologia LINUX. No mercado mundial a "raposinha quente" já põe fogo na concorrência desde 2013.  No Brasil as coisas começam a esquentar desde 12/2013, quando uma grande operadora de celular já ofertava DOIS (2) modelos de celulares já com o FIREFOX OS pré-instalados. Por enquanto ainda temos poucas opções, em comparação a muitos outros modelos oferecidos com outros sistemas, incluindo o Android. 

Mas não vai demorar muito para que o novo sistema operacional da raposa quente, aqueça os corações do povo e se torne tão popular quanto o robô simpático da Google. E para isso, o FIREFOX OS aposta em seu diferencial, pois ele é um sistema operacional baseado em WEB, totalmente diferente dos outros concorrentes incluindo o Android. Mas não se assuste, o sistema possui uma interface gráfica bem parecida com o Android 2.3, e quem já usa o sistema da Google terá mínimas dificuldades para usar o FFOS.



Sobre o FFOS

Em 25 de Julho de 2011 o diretor de pesquisas da
Mozilla Corporation anunciou o projeto "Boot To Gecko(B2G)". A ideia era  desenvolver um novo sistema operacional baseado em WEB, para que desenvolvedores pudessem criar facilmente aplicativos, uma vez que a linguagem WEB era mais fácil e amplamente dominada por programadores. Assim sendo, o projeto seguiu o padrão aberto, tal como vários outros sistemas operacionais. Em Julho de 2012, o projeto foi batizado como FireFox OS e rapidamente testes começam a ser feitos com alguns fabricantes. Em Fevereiro de 2013, a Mozilla apresenta planos para a implantação comercial deste novo sistema, e grandes fabricantes tais como ZTE, Huawaei, começaram a fabricar aparelhos com este novo sistema operacional.

Tecnologia. LINUX GONK+Gecko+GAIA

O novo sistema operacional é baseado em LINUX e opera em 3 camadas. 

  • LINUX GONK:  É o Kernel do sistema ou seja o seu cérebro o que realmente controla o aparelho e suas funções. O GONK é uma espécie de "LINUX MOBILE" uma versão especial para tablets e smartphones. Alguns dos controles para funções tais como GPS e Câmera, são também utilizados pelo sistema ANDROID. 
  • GECKO:   Um motor "engine" que já é utilizado nos navegadores FIREFOX. No FFOS esta "engine" é responsável por rodar os aplicativos. Implementa padrões para o HTML5,CSS, Javascript e também oferece o suporte a máquina virtual Java, comunicação de rede, controle gráfico, etc
  • GAIA:  A interface do usuário (GUI) do FFOS se chama GAIA, ela é que interpreta os movimentos dos dedos na tela e executa as funções do aparelho. Escrita inteiramente em HTLM5,CSS e JavaScript oferece: tela de bloqueio, teclado numérico para ligação, discador telefônico, agenda telefônica, gerenciador de contatos, agenda, e-mail, calendário, calculadora, Loja de Aplicativos,etc. GAIA usa API's da web e pode ser utilizada também em outros navegadores e sistemas operacionais.
    GAIA a nova GUI do FireFoxOS





As principais vantagens deste novíssimo sistema operacional são:

  • Preço competitivo. Por se tratar de um sistema produzido pela Mozilla uma organização sem fins lucrativos este novo sistema operacional promete revirar o mundo dos smartphones e tablets tal como fez com o mundo dos navegadores de internet.
    Consultando-se o site desta operadora é possível encontramos os smartphones com preços a partir de R$179,00. Com ótimos recursos técnicos e um excelente custo benefício.



  • Economia de Bateria: O sistema operacional opera com carregamento dinâmico de programas,diferente dos demais sistemas (Android inclusive) fazendo com que menos recursos do processador sejam usados, com isso garantindo uma vida útil da bateria maior.
  • Auto-Execução de Aplicativos. O sistema não necessita que os aplicativos sejam instalados no aparelho para serem usados, fazendo com que menos memória do sistema seja utilizada. O aplicativo é visto pelo sistema como uma página da WEB que roda diretamente do browser. Mas o sistema também aceita arquivos empacotados.
  • Facilidade de Desenvolvimento de Aplicativos. Uma ótima notícia para os desenvolvedores de aplicativos e seus usuários é que este novo sistema é baseado em WEB, opera com linguagens CSS,HTML5 e JavaScript e conta com API's para a comunicação direta com o hardware. Resultado, muito mais opções de personalização e amplo desenvolvimento de aplicativos, já que grande parte dos programadores dominam linguagens WEB, sendo mais fáceis do que as linguagens usadas em outros sistemas operacionais mobiles.
  • Dinamismo e Facilidade de localização de conteúdo. Com o novo sistema operacional baseado em WEB, será mais fácil o usuário encontrar aplicativos. A tela principal e os temas são automaticamente alterados de acordo com a pesquisa feita pelo usuário, um novo conceito de sistema operacional com busca inteligente, que altera sua tela,mostrando conteúdos relativos a pesquisa feita pelo usuário.
  • Visual, icones, design e informações muito mais atraentes
  • Facilidade de Atualização pelo usuário. Como o sistema é baseado em WEB tal como o navegador Firefox será mais fácil para o usuário "atualizar" o sistema para novas versões. Este procedimento já não é tão facil de se fazer em outros sistemas operacionais.

Loja de Aplicativos (MarketPlace)

Uma característica fundamental de todo sistema operacional baseado em LINUX é possuir um aplicativo que permite livremente a instalação/desinstalação de aplicativos. Tal como no Android, o FFOS também possui sua loja de aplicativos, onde o usuário poderá executar outros recursos que não estejam previamente instalados pela fábrica. Alguns podem ser pagos, testados ou oferecidos gratuitamente tal como é feito hoje nos sistemas Android. Porém conforme comentado, devido a tecnologia WEB deste novo SO, os aplicativos não precisam ser instalados pelo usuário podendo rodar diretamente pelo sistema.


No Brasil o FFOS já chega trazendo sua versão 1.1 porém o sistema ainda está em constante desenvolvimento e assim que uma nova versão estiver disponível, os usuários vão podem automaticamente baixa-lá atualizando seu sistema.

Vamos aguardar para ver como a raposa de Fogo se sai no mundo dos sistemas operacionais, já que no mundo dos Browsers ela realmente queimou a concorrência sendo hoje líder absoluta no quesito navegador para internet.

Desejamos toda Boa Sorte a equipe Mozilla e seus desenvolvedores, para que nós tenhamos mais um sistema operacional LINUX nas palmas de nossas mãos, e com preços cada vez menores.

Infelizmente o FireFoxOS não deu certo no Brasil, devido a baixa procura pelos usuários (em parte pela desinformação sobre o sistema) e pelo desinteresse dos desenvolvedores de aplicativos em investir para produzir um número de APP'S tão grande quanto existia no sistema Android!

Quando a procura por modelos equipados com FirefoxOS foi ficando muito diminuta, as operadoras nacionais logo perceberam que investir num sistema novo, em face a outros famosos ( Android, WindowsPhone, Symbian, Iphone) seria uma enorme perca de $$$$.
Sim pois para fazer o FIREFOX OS ser mais conhecido, deveria haver mais investimento e mais campanha de marketing... Não seria interessante. Uma pena, pois ele seria um sucesso tão grande quanto o Android.

Clique aqui e veja se ainda existem modelos com FFOS no Brasil (ainda tinham 2 modelos vendidos até o fechamento deste post)


Abraços e até a próxima. JMJG

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.