MS-DOS Virou Windows? Sim conheça a pequena História que se mantém em venda casada nos computadores pessoais desde 1981!
Hoje uma pequena história que poucos vão se lembrar ou conhecer sobre o sistema operacional Windows da Microsoft! O Windows na verdade era apenas uma interface gráfica do sistema MS-DOS um dos primeiros sistemas operacionais da Microsoft em modo 100% texto, então o Windows não era um sistema operacional em sí, mas apenas o nome da interface gráfica, só foi virar um sistema operacional décadas depois!
Tudo começou em 1980 quando Bill Gates comprou os direitos do antigo sistema QDos Criado por Tim Parterson da Seatlte Computer Produts e modificou para rodar nas plataformas 8088 usadas pela gigante IBM! Desde então a parceira da IBM com a Microsoft mudou a vida de Bill Gates e da Microsoft para sempre, passando então a famosa Venda Casada dos conhecidos computadores pessoais (PC) com o sistema MS-DOS inspirado no antigo QDos!
Começa ai uma importante era da computação pessoal onde os primeiros computadores pessoais, Personal Computers (PC) foram ficando mais populares e com isso o sistema MS-DOS vindo já pré-instalado nos computadores pessoais ficou conhecido e amplamente utilizado, praticamente reinando no mundo dos computadores pessoais.
Assista ao Vídeo Documentário aqui abaixo:
Graças ao projeto em parceria com Steve Jobs, com o Apple Lisa, Bill Gates teve acesso a uma interface gráfica muito intuitiva e resolveu que o MS-DOS deveria ter uma interface gráfica também que fosse mais fácil de usar por todos! Nesse momento Gates e Jobs estavam trabalhando "juntos" no projeto de uma interface gráfica para o Apple Lisa, inspirado no projeto original da Xerox! Mas Gates tinha um contrato de trabalho com a Apple, e no contrato existia uma cláusula de confidencialidade que foi ignorado por Gates! O Windows foi inspirado em cima dessa interface gráfica já que Gates tinha acesso aos códigos e o projeto! Bill Gates queria lançar sua interface gráfica para o MS-DOS (Windows) antes mesmo da Apple lançar o Apple Lisa!
Surge ai o primeira versão do Windows 1.0 em 20 de Novembro de 1985 que nada mais era do que uma interface gráfica (GUI) do sistema MS-DOS! Naquele tempo o Windows 1.0 precisava do MS-DOS para rodar, ou seja, apenas era a interface gráfica para o MS-DOS sendo que o sistema operacional de verdade ainda era o MS-DOS e assim ficou por muitos anos mesmo com o Windows fazendo sucesso e sendo mais acessado devido a sua fácil integração com o mouse e botões e janelas.
O termo GUI vem de Graphical User Interface, que significa Interface Gráfica do Usuário!
O Windows foi se desenvolvendo para outras versões tais como Windows 2.X e mais tarde o famoso Windows 3.1X no qual ainda precisava do MS-DOS para ser o sistema operacional principal. Apesar disso o Windows 3.X incluindo o Windows 3.11 já tinha grandes melhorias no visual e na questão operacional, trazendo mais compatibilidade de aplicativos e recursos não presentes na primeira versão tal como gerenciamento de Redes!
Apenas em 1995 com o Lançamento do Windows 95 é que de fato o termo Windows se tornou um sistema operacional de verdade, embora ainda presente o MS-DOS no Windows 95 era apenas uma opção de compatibilidade (Modo MS-DOS acessado pelo Menu Desligar), mas o computador já entrava 100% em Ambiente Windows sem necessitar de chamar o comando Win (usado nas versões anteriores para abrir a Gui do Windows no ambiente MS-DOS).
Seguindo a prática da Venda Casada nessas décadas todas o Windows ficou sendo o sistema operacional que mais foi usado em computadores pessoais, graças as parcerias de fabricantes de computadores que seguiram a IBM e não queriam "reinventar a roda" com outros sistemas operacionais desconhecidos tais como OS/2, UNIX, etc.
Embora a realidade do mundo corporativo seja sistemas baseados em UNIX, para os usuários domésticos do ambiente PC, o Windows já tinha décadas de presença.
👉O Linux só foi criado em 17 de Setembro de 1991 e ainda era baseado em texto, assim como o MS-DOS foi em 1981. O Linux só foi ter suas primeiras interfaces gráficas GUI em 1994 com base no X11, que hoje usamos nos ambientes gráficos XFce, LxDe, Kde e outras GUI's que o Linux tem! Fazendo as contas, o Linux foi criado apenas 10 anos depois do MS-DOS e praticamente ganhou uma interface gráfica somente 14 anos depois! Por isso o Windows dominou o mercado de computadores pessoais desde 1981 graças a Venda Casada nos computadores fabricados para o público doméstico! Embora a realidade no mundo corporativo seja Linux em sistemas baseados em Unix pela alta segurança, e outros sistemas operacionais tais como o MacOs usados pela Apple que também é baseado em Unix, o mundo dos computadores domésticos só tiveram a presença da Microsoft e do Windows graças a Venda Casada praticada por décadas pelas fabricantes de computadores, tais como a IBM fez em 1981! Hoje em pleno século XXI temos vários outros sistemas operacionais, sendo o Linux um dos mais indicados para os usuários substituírem o Windows 11 que só vai rodar em computadores de última geração e mais caros!
Porém o Lobby das grandes fabricantes de computadores é muito forte, e venda casada com computadores com Windows não deixa espaço para sistemas tais como o Linux poderem chegar aos usuários domésticos com facilidade!
Some isso ainda aos fabricantes de Hardware e Periféricos (impressoras, etc) que na caixa vivem colocando "Compatível com Microsoft Windows" e não citam nada ou muito pouco do Linux ou MacOs! Isso cria na cabeça do usuário uma mensagem subliminar de que apenas o Windows existe, e que apenas o Windows pode funcionar no seu computador. Isso não é verdade claro!
Somente poucos usam Linux ou sabem que ele existe e também poucos sabem que Linux é muito melhor do que o Windows! Embora o Linux seja 100% Gratuito, muitos ainda tem preconceito sobre isso, alegando que se é de graça não presta!
Muitos se esquecem que usam Android no celular/Smartphone e que Android é Linux! Então se usam Android no cotidiano, usar Linux no seu computador ou Notebook é tão fácil e poderoso quanto o Android é nos mobiles!
Então essa é a história, do MS-DOS que virou Windows e o motivo pelo qual muitos não sabem usar Linux ou nem conheciam essa opção! A venda Casada do Windows vem nos computadores pessoais reinando desde 1981 e para mudar isso só agora com o Windows 11 e suas restrições é que talvez o cenário mude!
Agora com as restrições impostas pela Microsoft no Windows 11, muitos usuários que tem computadores antigos (sem Chip TPM) só podem contar com o Linux e outros sistemas para poder continuar usando seus computadores, tais como nós que ainda temos muitos Core I5 de Primeira/Segunda/Terceira Geração, jamais vamos jogar os equipamentos no Lixo, só porque a Dna Microsoft quer!
Aqui eu não dependo do Windows para nada, já uso Linux desde 2008 e recomendo que todos que estejam lendo esse artigo também usem!
O Linux te permite Jogar, Editar Vídeos, Editar Som, e criar 3D bem como outras atividades 100 % de graça, sem vírus e claro sem restrições como o Windows 11 tem!
O mundo OpenSource depende de tu Open Your Mind! Abra sua mente para algo novo de uma vez por todas!