Aula 12 Guia de Como Escolher Corretamente uma Distribuição Linux por JMJG


Aula 12- Escolhendo corretamente sua distribuição GNU/LINUX- Guia Prático por JMJG

O que pode dificultar a vida dos usuários iniciantes no mundo GNU/LINUX é que existem dezenas de distribuições para serem escolhidas.Sim, diferente do Windows que existem apenas poucas opções, no GNU/LINUX existem mais de dezenas delas! Então para facilitar a sua vida, desenvolvi um guia prático para melhorar a escolher a melhor distribuição GNU/LINUX para você.

Assista nosso vídeo clicando no botão abaixo e conheça mais detalhes.

Veja%20o%20V%C3%ADdeo%20das%20Distribui%C3%A7%C3%B5es%20Linux



Basicamente, as distribuições GNU/LINUX são derivadas umas das outras, porém cada uma possui sua comunidade separada (clã de fãs), e pode ter ferramentas ou gadgets diferentes, sendo mais indicada para um ou outro tipo de usuário.

Existem distribuições voltadas para o público infantil, para produtores de som, estudantes, iniciantes, usuários avançados, programadores, hackers,etc.

Cada GNU/LINUX possui sua interface gráfica, e muitas distribuições possuem suas versões nas mais famosas (Kde,Gnome,LXDE,XFCE,Mate,Cinnamon,etc). Basta o usuário baixar a versão que mais gosta, e gravar seu DVD em formato .ISO, depois dar boot na máquina e seguir as instruções de instalação.

A interface gráfica no GNU/LINUX é carregada automaticamente em muitas distribuições voltadas ao  público geral, usuários iniciantes ou usuários leigos.Ela roda por cima de um servidor gráfico gratuito (opensource) chamado de X11, no qual oferece suporte para várias interfaces gráficas.
KDE 4 ou KDE 5 

O KDE é uma interface muito moderna e repleta de recursos, é o que mais se assemelha a interface do Windows, possui o "menu iniciar" e uma bela interface repleta de recursos gráficos exclusivos (efeito cubo,Plasma,etc). É recomendada para computadores mais modernos, acima de Dual Core com no mínimo 1 GB de RAM, e se o computador estiver dotado de placas gráficas 3D, poderá habilitar belíssimos efeitos através do OpenGL!


GNOME interface diferenciada

O GNOME, é uma interface gráfica diferenciada, com um visual mais fora do tradicional, com suas ferramentas exclusivas é uma alternativa para quem quer sair do padrão. É recomendada para computadores modernos, assim como o KDE pois utiliza recursos da máquina tais como as placas gráficas 3D.


LXDE estilo Windows 98 levíssima!
XFCE interface leve estilo Android

Já as interfaces XFCE e LXDE são versões destinadas para computadores mais antigos ou com poucos recursos de vídeo. Elas são mais tradicionais e não contam com tantos efeitos. Apesar da aparência mais rústica, são excelentes para ressuscitar aquele Pentium 3/2 de 1990 engavetado! Com a vantagem de possuir um GNU/LINUX e aplicativos super atualizados! Melhor que instalar um Windows 98!


Mate e Cinnamon
O MATE e o Cinnamon também são uma excelente alternativa para interfaces leves porém um pouco mais personalizadas, indicadas para quem quer muito mais performance numa máquina atual.


Unity- Interface exclusiva do Ubuntu

O Unity é uma interface gráfica exclusiva do GNU/LINUX Ubuntu. Ela foi desenvolvida com base na interatividade e modernidade, com recursos únicos e diferenciados.

Além destas interfaces gráficas, ainda existem várias outras: Blackbox,Fluxbox,Windowmaker este último criado por um brasileiro!


Não importa qual a interface gráfica escolhida, o mais importante para usuários iniciantes em GNU/LINUX é definir primeiro qual a distribuição, depois ele poderá escolher a interface melhor, já que muitas "distro" possuem versões em várias interfaces (Kde,Gnome,Xfce,LXDE,etc)

Recomendo os alunos testarem diferentes distribuições GNU/LINUX até encontrarem aquela que mais se identificaram. Mas cuidado! Não fique trocando de versão sem explorar melhor aquela que está usando por no mínimo uns 3 meses, isso ajudará a assimilar melhor as diferenças entre cada uma e conhecer suas ferramentas exclusivas. Se mudar muito rápido, talvez fique com a sensação de "vazio" ou de que não exista uma distribuição perfeita... Assim ficará testando dezenas delas e não conseguirá conhecer o GNU/LINUX a fundo!

Eu testei 4 distribuições até encontrar a minha preferida.

Vale lembrar, que existem as comunidades das distribuições, que disponibilizam ajuda através de fóruns, facebook,etc. Sempre peça ajuda quando precisar, assim sua experiência com o GNU/LINUX será bem pacífica e a migração do Windows->GNU/LINUX poderá ser feita em menos de 3 meses. Quando se acostumar, não vai quer nunca mais usar outros sistemas operacionais!



Claro, existem distribuições GNU/LINUX em vários idiomas, e produzidos por diferentes nações. Até existem distribuições Brasileiras! Não importa o país que desenvolveu a distribuição, ela pode ser usada por quase todos, já que 90% delas possuem o pacote de idiomas pré-instalado. Assim teremos nosso GNU/LINUX em português, espanhol, francês, inglês,etc.


Até a próxima.
JMJG
Eng Eletrônico

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.