Nobreak e sua Manutenção.

Nobreak-Proteção e trabalho sem danos

Saiba qual a importância,diferenças e Manutenção. Por JMJG

Os Nobreaks para a linha residêncial são os modelos menores.
Imagine a seguinte situação: Estás a desenvolver um trabalho importante (monografia,relatório,fazer um vídeo,etc) mesmo salvando a cada minuto teu trabalho, a rede elétrica local "pisca" e se desliga por um segundo,ou o pior falta energia elétrica na tua região. Teu computador será desligado de forma bruta (equivalente a se puxar o cabo de energia da tomada), e desligará deixando de salvar dados importantes do Sistema Operacional (LINUX/WINDOWS/MAC,etc) teu precioso trabalho e o pior, poderá DANIFICAR PERMANENTEMENTE teu HD (disco rígido) causando a perda de TODOS os demais trabalhos,necessitando a instalação de outro HD e reinstalação de todo o sistema. UM PREJUIZO ENORME!

Para que possas continuar teu trabalho e ou salvar dados e evitar danos no HD, seria preciso duas opções:
  1. Possuir um Gerador Elétrico em casa (geralmente mais caro e dispendioso)
  2. Possuir um equipamento Nobreak doméstico (mais útil e recomendado para residências)
Como estamos considerando o uso no dia-dia para trabalhos domésticos apenas, a melhor solução e mais barata é a instalação de um Nobreak que evitará que os equipamentos se desliguem rapidamente causando danos elétricos. Para indústrias,hospitais,grandes comércios ou usuários avançados poderá se fazer uso inclusive das duas opções combinadas Nobreak+Grupo Gerador para um uso mais continuo por horas ou dias sem presença da rede elétrica local.




O Nobreak (sem parada) ou UPS (Uninterruptible Power Supply) é um equipamento elétrico-eletrônico que além de filtrar e corrigir problemas elétricos da rede (falhas,sobretensão e subtensões) também serve para "produzir" energia elétrica no caso de haver queda da rede elétrica local permitindo o trabalho contínuo dos produtos a ele conectados (computadores,impressoras, monitores,etc). Para tanto utiliza BATERIAS internas/externas para gerar energia elétrica para os produtos na falta de rede elétrica local.

Como escolher o Nobreak: ( VA, Autonomia, Modo de Operação)

Existem dezenas de opções de Nobreaks no mercado nacional. Os ítens mais importantes são:
  •  Potência (VA). Representa o consumo de aparelhos que podem ser conectados expressa em (VA). CUIDADO que (VA) não são Watts(W) reais. Geralmente nos computadores e equipamentos existe um cálculo que deverá ser feito para saber na prática quantos W haverá de consumo para saber se teu nobreak vai aguentar ou não. Confuso? Veja uma tabela aproximada com os consumos VA dos ítens mais comuns.
Estimativa de Consumo das POTENCIAS VA (média de consumo)

Microcomputador on- board (já montado)
 230VA
Microcomputador off-board (cliente monta)
270VA
Servidor de pequeno porte
380VA
Servidor de médio porte
490VA
Servidor de médio porte com duas fontes
690VA
Monitor LCD 15”
85VA
Monitor LCD 17”
130VA
Monitor LCD 19”
170VA
Monitor LCD 22”
235VA
Roteador padrão
60VA
Impressora jato de tinta
130VA
Impressora laser simples
920VA
Consulte o fabricante do seu produto para maiores informações sobre consumo!

Para saber quantos VA teu Nobreak deverá ter,basta somar cada potência VA e ao achar o valor Total compre um Nobreak com valor de mercado sempre próximo. Use sempre valores MAIORES ,NUNCA compre um Nobreak com potência VA menor do que teu consumo, ou o equipamento poderá queimar ou desligar (sobrecarga) devido a estar mal dimensionado.

Poderá visitar sites dos fabricantes,muitos deles disponibilizam calculadores on-line para lhe ajudar na escolha do Nobrea com a potência VA mais apropriada para tua necessidade. 
  • Autonomia (em minutos) É a quantidade de tempo expressa em minutos que o Nobreak poderá ficar ligado sem presença de rede elétrica local, ou seja quanto tempo ele poderá manter os equipamentos ligados. Na média Nobreaks domésticos podem manter os produtos ligados de 10 a 15 minutos,porém para isso é preciso que o cálculo de VA tenha sido feito corretamente. Consumos acima da potência em VA podem causar desligamento do Nobreak antecipadamente, bem como a queima do aparelho. Para usuários que necessitem de mais tempo essa autonomia poderá ser expandida em até várias HORAS mediante conexão de banco de baterias externa.



Modo de Operação

Nobreaks quase sempre são microprocessados e dotados da mais alta técnologia elétrica-eletrônica, porém existem alguns modos distintos de operação que dependem dos modelos,fabricantes ou técnologia empregada. Citaremos as mais comuns. 

  • Nobreak "OFFLINE" é aquele que atua somente quando a rede elétrica falha.Na presença da  rede elétrica local, os produtos e a bateria interna são alimentados pela rede. Na falta da rede elétrica local, o Nobreak atua automaticamente (sofrendo um tempo de atuação de milesegundos) São os mais simples,baratos e enfaticamente indicados para uso doméstico,perfeito para usuários que apenas desejam salvar dados e efetuar o desligamento correto dos equipamentos. Dotados de Bateria INTERNA podem oferecer de 10 a 15 minutos de autonomia (ver fabricante e modelos,também depende dos produtos conectados e o consumo dos mesmos).

  • Nobreak "ONLINE" é aquele que está atuando 100% do tempo,ou seja mesmo com a presença da rede elétrica os produtos estão sendo alimentados pelo Nobreak, a rede elétrica local servirá apenas para carga interna das baterias do nobreak. Na falta de rede elétrica local,o Nobreak continua a alimentar os produtos sem o chamado "tempo de atuação". Indicados para uso continuo por horas, geralmente são mais caros. Recomenda-se o uso apenas para usuários que desejam trabalhar por mais tempo (horas). Dotados de bateria INTERNA com possibilidade de expansão de sua autonomia através de baterias EXTERNAS podem manter produtos ligados por HORAS, chegando muitas vezes a substituir o uso de geradores locais, com a vantagem de serem de fácil instalação e mais "LIMPOS" pois não queimam combustíveis para gerar energia. Produtos dotados com tecnologia SENOIDAL são os mais indicados para usos em servidores e equipamentos mais delicados tais como TV's ,impressoras, fontes com PFC (alto desempenho) dentre outros.

Sinais para necessidade de Manutenção.


BATERIA Interna do Nobreak
Certos componentes internos do Nobreak sofrem desgaste por uso normal, ou acentuado dependendo do estilo do uso do nobreak e cargas conectadas. Naturalmente após alguns anos, este desgaste vai acontecendo até que seja necessário a intervenção técnica. Um dos ítens que certamente dará sinal de desgaste por uso será a bateria interna. Nobreaks domésticos normalmente possuem 1(uma) bateria interna,porém modelos sofisticados podem possuir 2(duas) ou até expansão para várias baterias.



É possível determinar quando este ítem deverá ser trocado observando os seguintes sinais do Nobreak.
  1. Redução da Autonomia mesmo com a carga abaixo do normal. Quando faltar energia e o Nobreak não conseguir fornecer mais energia em condições normais por um período superior a 2 minutos, pode significar que a bateria interna já esteja desgastada necessitando sua substituição imediata! Neste caso a maioria dos Nobreaks possuem uma luz de sinalização de "BATERIA FRACA"+ avisos sonoros  indicando que o aparelho será desligado em poucos segundos.O usuário deverá rapidamente desligar todos os produtos de maneira correta antes que o Nobreak corte a sua alimentação.
  2. Desligamento Imediato após falta de energia na rede elétrica principal. Quando ocorrer desligamento imediato do Nobreak ou por período de tempo inferior a 2 minutos, pode significar sério dano na bateria interna. Neste caso não haverá tempo hábil para o usuário desligar seus equipamentos conectados ao Nobreak causando perda de dados bem como sérios danos a seus produtos. Em alguns modelos de Nobreaks a sinalização de "Bateria Fraca" + "Sobrecarga (Overload)" podem ser acesos juntamente com um sinal sonoro diferenciado indicando o desligamento do Nobreak. ESTA SITUAÇÃO DEVERÁ SER EVITADA! Providencie imediatamente a troca da bateria pois o Nobreak não poderá mais cumprir com sua função de proteção.


Toda vez que for percebido redução de autonomia do Nobreak mantendo-se as cargas abaixo da potência VA máxima, o usuário deverá providenciar a troca da bateria interna. O usuário poderá fazer "TESTES" simulando a falta de energia elétrica pelo menos 1 vez ao mês,para determinar o tempo de autonomia. Se for constatado sua redução em até 50% haverá necessidade de manutenção da bateria. 


ESI JMJG efetua a troca das baterias bem como os testes necessários.Fazemos o correto descarte da bateria. 
PRODUTO REAL DE CLIENTE.


NUNCA CONECTE MAIS APARELHOS EM UM NOBREAK COM AUTONOMIA COMPROMETIDA! Poderá haver riscos de desligamento por sobrecarga, além do que em uma eventual falha da rede elétrica, o Nobreak poderá se desligar abruptamente comprometendo os produtos a ele conectados!

JAMAIS CONTINUE UTILIZANDO UM NOBREAK COM BATERIA COMPROMETIDA. Poderá haver riscos de vazamentos de ácidos ou em alguns casos até a explosão da bateria interna,causando sérios riscos a saúde. Providencie a troca das baterias internas assim que for constatado redução de autonomia.

A substituição das baterias deverá ser feito por um técnico qualificado pois em grande maioria requer a abertura do Nobreak. Risco de choque elétrico ou danos podem ocorrer caso a troca seja feita por pessoal não qualificado!

A reposição por outra bateria em sua maioria não demora e é um serviço muito barato. Deste modo o Nobreak estará com sua autonomia original, garantindo ao usuário proteção total em caso de falta de energia elétrica.

CONSULTE A ESI JMJG SOM&IMAGEM. AS BATERIAS INTERNAS DEVEM SER DESCARTADAS DE MODO SEGURO. NÓS TEMOS UM DESCARTE APROPRIADO. JAMAIS JOGUE BATERIAS NO LIXO COMUM!

Em breve traremos mais dicas do mundo técnico. Abraços!





2 comentários:

Correa disse...

Prezados,

boa tarde
gostaria de saber se é viável consertar meu nobreak antigo que até alguns dias estava funcionando. O modelo é MANGER NET+ 650VA
115W
4 TOMADAS 60 Hz
MODELO SM 6505FX
Nº SÉRIE 032830-B

Mui grato,
Jabras

ESIJMJG INFO disse...

Grato por comentar em nosso blog. atualmente não fazemos reparos em nobreaks,apenas troca da bateria. Seria interessante efetuar uma cotação com a assistência técnica do fabricante. Se ficar mais de 40% o preço de um novo, compensa comprar um modelo senoidal e mais atualizado. Abraços

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.