A memória interna do seu Smartphone Compre sabendo a verdade De quando eu preciso?

Memória Interna do Smartphone. A verdade dos números. Entenda o motivo do muito ser pouco......ou não



O Android é o sistema operacional preferido dos celulares Smartphones mais vendidos do mundo. Quem tem sabe, é uma das melhores invenções já trazidas pela Google depois do próprio navegador deles para a internet.

O usuário tem a disposição, centenas de aplicativos gratuitos para baixar mediante o serviço do "Google Play".

O único problema é que os fabricantes de aparelhos mais simples (versões básicas de entrada) para conseguirem baratear seu produto e deixa-lo mais competitivo, limitam o hardware do aparelho. Resultado: o Android fica com algumas funções limitadas!

Para piorar a situação, alguns fabricantes de Smartphones alteram a versão do Android, criando suas próprias versões que funcionam somente em seus próprios aparelhos. 

Para piorar ainda mais, quando o Smartphone é vendido através de uma loja de operadora, ele previamente foi "modificado". Nestas modificações, as operadoras costumam gravar na memória interna do produto, alguns aplicativos exclusivos de serviços.

Mesmo você desbloqueando o celular para usar outra operadora, aqueles aplicativos previamente instalados na operadora, NÃO somem do seu celular!

Eles ficam lá, ocupando espaço da sua memoria interna! Muitos deles são tão inúteis, que o usuário em sua vida toda, jamais chega a utiliza-lo.

Tais aplicativos das operadoras também não podem ser desinstalados por você. É como praga ficam lá para sempre (exceto rooteando).

Quando você quer aproveitar as maravilhas do Android, baixando e instalando alguns aplicativos gratuitos, logo se surpreende com a seguinte mensagem "Seu dispositivo está com memória baixa do Sistema"

Pronto, sua alegria de baixar e instalar aplicativos está se acabando. Nesta hora você se pergunta? "Mas que porcaria é essa, eu tenho 1Gb de memória interna, só instalei 5 aplicativos e já acabou o espaço"???


O que está acontecendo de errado? É defeito? Culpa de quem?

Não se assuste, na verdade não tem nada de errado com seu aparelho, muito menos um defeito. Vamos imaginar a seguinte situação, e que você NÃO esteja usando um SD-CARD.

Ao consultar a memória do seu equipamento você constata! (Por EXEMPLO)
  • Memória Total: 1Gb (memoria interna total,aquela que dizem que tem quando te vendem o aparelho)
  • Memória Usada: 350 Mb (usada por você com fotos, musicas e coisas já gravadas)
  • Memória do Sistema/Aplicativos: 12Mb
  • Memória Disponivel: 338Mb (espaço sobrando ainda)

Poxa vida! Ainda tenho 338Mb de espaço! Porque então esta bendita mensagem de memória baixa???

Na verdade, o que você não deva saber, é que os fabricantes de Smartphones usam parte da memória interna para abrigar o Android +Aplicativos. Sobra apenas uma parte do espaço disponível, para você usar em arquivos pessoais. (sem contar o cartão SD, vamos fingir que ele não exista)

Traduzindo: Você tem 1 Gb de memória Total INTERNA, porém não são 1Gb que você tem para usar! Uma parte destes 1Gb são reservados para o Sistema (Android + Aplicativos Sistema). 

O resto você pode usar para armazenar suas músicas, fotos, vídeos,etc.

Então, eu tenho 338Mb livres para aplicativos não é?.... Depende do fabricante, em muitos casos NÃO!

Na verdade, estes 338Mb, será a memória livre para você usar com arquivos, músicas,fotos e vídeos. Pode não ser a memória para instalar aplicativos!

A memória livre, do nosso exemplo, para usar aplicativos é somente de 12Mb! Por isso a mensagem de memória baixa!

Os Fabricantes, instalam o Android ocupando parte destes 1 Gb! Vamos fazer um gráfico para entender melhor o nosso exemplo. (Alguns celulares coreanos, são assim....)

Apenas uma Suposição para entender a memória interna.














O espaço usado pelo Android é limitado para deixar a maior parte reservada para você usar. Então quando você instala um aplicativo, e não possuir um SD-CARD no Smartphone, o aplicativo vai ser instalado juntamente no espaço reservado para o Android!

Quando dos 300MB você só tiver 20Mb livres, o sistema enviará a tal mensagem, e bloqueará a instalação de novos aplicativos! Você deverá apagar alguns para instalar outros novos.

Supondo um Android 2.3

O espaço reservado ao Android (250Mb em nosso exemplo hipotético) você tem que somar com os 50MB (memória do sistema+aplicativos). Estes 300 MB são perdidos, você jamais poderá usar para armazenar fotos, arquivos,etc. Para isso te sobram os 700Mb.

No caso, este nosso Smartphone tem

  • 1 Gb de Memória Interna Total
  • 700 Mb livre de Memoria de Usuário (lembre-se que já usamos 350MB com músicas ou fotos imaginárias)
  • 50 Mb Reservados para Instalação de Aplicativos, mas que só tem 12Mb Livres,pois já instalamos alguns aplicativos!
Este é o problema! Os aplicativos em grande parte, são instalados juntos com o espaço do Android. Isso ocorre com muitos aplicativos que necessitam do sistema. Somente alguns podem ser movidos para o espaço reservado do usuário ( nossos 700Mb imaginários) ou o SD-Card.



Mas alguns eu consigo mover para o SD-CARD ou Memoria Interna?

Sim, no caso de jogos, a grande maioria deles deixa você move-los para a Memoria Interna ou SD-CARD liberando mais espaço para a memória do sistema. MAS, nem todos!

Alguns aplicativos são feitos para se integrar ao sistema, e neste caso você não poderá move-los! São calendários, gerenciadores de tela, programas anti-furto, teclados para SMS,etc.

Mesmo assim, você conseguindo mover alguns aplicativos (jogos) para o SD-Card ou Memoria do Usuário, sempre fica alguns arquivos (atalhos) ocupando espaço na memória do sistema (nossos 50Mb imaginários). No caso de smartphones mais novos somente é possível mover aplicativos para o Cartão SD caso tenha formatado ele como memória Interna! Se formatou como memória de compartilhamento (SD Ejetável) somente poderá armazenas fotos/vídeos da Câmera.



Dica na hora de comprar um novo Smartphone

Se teu celular for básico, com 1Gb de memória interna, você não conseguirá instalar mais do que 10 aplicativos em seu aparelho! No caso, para algumas pessoas que não se importam, ou nem instalam muitos aplicativos este número é mais do que suficiente. Depois, é só desinstalar alguns aplicativos para liberar a memória para instalar outros novos!

Se você quer instalar um pouco mais de aplicativos ou jogos, será interessante comprar um Smartphone com 4Gb ou 8Gb de memória interna.

Porém, se você é um Gamer, fanático por aplicativos, e quer evitar trocar seu Smartphone por uns 2 anos, prefira aparelhos com 16Gb ou mais de memória interna.

Independente de possuir slot para SD-CARD! (como vimos, este recurso só é utilizado para fotos, músicas e arquivos pessoais, e não ajuda a melhorar a quantidade de aplicativos instalados)!

Sabendo disso, da próxima vez que for comprar um novo Smartphone, pergunte ao fabricante/vendedor quanta memória realmente o aparelho possui para aplicativos. Certamente não são 1Gb para aparelhos de 1Gb!


Para quem tem 4Gb devem sobrar cerca de 2,9Gb livres para uso. Aparelhos com 8Gb possuem em média 5,9 Gb livres, 16Gb vai ter em média 12Gb livres e por ai vai. Isso falando dos famosos Moto da vida. Claro, depende muito da versão do sistema operacional, os mais modernos ocupam um pouco mais de espaço. As Futuras atualizações do sistema, também podem alterar um pouco este espaço livre.


Uma coisa é certa. O tamanho da memória interna que te vendem é a TOTAL, mas na prática, não é tudo isso que você tem para usar!


Se você quer rootear seu aparelho para liberar mais memória, leia nosso outro post sobre o assunto! Para os aparelhos mais novos e com mais espaço isso nem precisa ser feito, somente para os mais antigos e mais limitados!

JMJG

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.