Curiosidades sobre o Atari 2600 Vídeo game console anos 80

Curiosidades sobre o Console de Vídeo Game Atari 2600, o primeiro e mais famoso vídeo game do século 20! Confira os Acessórios, limitações e curiosidades sobre este equipamento.

Em nossa última série sobre o console do Atari 2600, iremos trazer muitas curiosidades e informações sobre sua produção,projeto, e também sobre os acessórios.

Assistam nosso vídeo final sobre o console. Nas próximas edições iremos abordar sobre os jogos do Atari 2600 mais famosos.

 

Confira a lista dos acessórios e curiosidades: (também presentes no vídeo)


Para tornar o Atari 2600 mais viável economicamente, o seu projeto de vídeo utilizou a modulação RF (adotada nos televisores), com isso o sistema de vídeo poderia ser compatível com qualquer aparelho de televisão dos anos 80 e até 90. Diferente dos computadores que adotavam o padrão RGB/CGA/VGA e necessitavam de conversores ou até mesmo monitores especiais, encarecendo o custo de implantação.



O sistema comum de Joystick (controlador) era digital (exceto o modelo padle que era analógico), porém sua construção era frágil. Muitos utilizavam uma Haste de plástico para efetuar a transmissão dos movimentos, e com o tempo ela acabava quebrando inutilizando o controle. Repare que só existem 4 contatos elétricos (Norte,Sul,Leste,Oeste) não permitindo movimentos intermediários nem possuía evolução gradativa na força aplicada. Também não era possível acionar duas direções simultaneamente.



A Microdigital, lançou no Brasil um modelo de Atari (ONYX) dotado com uma chave única PAUSE. Com isso o jogo poderia ser pausado (para almoçar, ir ao banheiro,etc) e continuado. Isso era algo muito raro e incomum, geralmente nenhum outro modelo de Atari 2600 possuía este recurso, os jogos deveriam rodar de uma vez só. E também não era possível se salvar o estado do jogo (savegame), quando se desligava a energia, zerava tudo, e o jogador tinha que recomeçar.



Alguns cartuchos especiais contendo 2,4,8 Jogos foram desenvolvidos para economizar tempo e espaço, já que trocar o cartucho era obrigatório (um por jogo).Nestes cartuchos, chaves pretas especiais, determinavam qual o jogo iria ser carregado, apenas alterando sua posição (direita/esquerda). O problema é que estas chaves com o tempo davam problema, causando falhas e inutilizando o cartucho. Elas foram substituídas por um sistema de software mais eficiente, que mudava o jogo apenas pelo acionamento da alavanca SELECT do console do Atari 2600.



Muitos títulos foram produzidos para o console do Atari 2600, alguns até sem muita jogabilidade outros foram muito decepcionantes (jogo do ET). A cada semana dezenas de títulos foram sendo produzidos, sem olhar a qualidade e jogabilidade, com isso nos EUA, muitos consumidores deixaram o Atari 2600 e começaram a migrar para o Computador, nesta época a empresa Atari quase faliu!



Os maiores clássicos foram produzidos pelas empresas Activision, Konami. Eles possuíam ótima jogabilidade e também gráficos e recursos no limite do Atari 2600. No caso da Activision ela foi beneficiada, pois seus programadores foram os mesmos que trabalharam no projeto do Atari 2600, e com isso poderiam tirar mais proveito dos recursos do hardware (pois conheciam muito bem o produto).

Nas próximas edições, vamos continuar sobre o assunto Atari 2600, mas agora abordando os Jogos!

Continue acompanhando. 

JMJG
Eng Eletrônico

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.