System-config-samba não abre no Linux ubuntu mint e derivados como corrigir isso fácil comando terminal

System-config-samba não abre no Linux para Ubuntu/Mint/Derivados. Nem em linha de comando nem via aplicativo GUI. Como corrigir o problema facilmente.


O "SAMBA" é um excelente serviço para compartilhar arquivos/impressoras entre sistemas Linux/Windows. Com isso poderemos fazer o acesso e compartilhamento do que precisamos numa rede comum entre máquinas Windows e Linux.

Isso é feito digitando-se o IP da máquina diretamente no File Browser (Dolphin, Thunar, Krusader,etc) depois da expressão smb://endereçoipdesejado

Mas para configurar o serviço do "SAMBA" existem várias ferramentas, uma delas é instalar o "system-config-samba" que permite em poucos segundos, se criar compartilhamentos e acessar a pasta do /home/usuario/pastacompartilhada.

Por um bug já conhecido, alguns sistemas Linux recém instalados, não estão conseguindo abrir o "system-config-samba" apresentando uma mensagem de erro (se for feito via terminal).

SystemError: could not open configuration file `/etc/libuser.conf': No such file or directory

Curiosamente o problema foi constatado no Mint 17/18 usando Mate/XFCE/KDE. E todos com instalações novas sendo realizadas, o bug ainda não foi solucionado por hora pelos desenvolvedores do sistema.

Para resolver o problema, é preciso digitar o "comando mágico" via terminal:

sudo touch /etc/libuser.conf
Pronto,agora é só tentar tentar abrir novamente o "system-config-samba".
Depois do procedimento o aplicativo voltará a abrir normalmente

Caso não consiga,poderá estar faltando o arquivo "smb.conf" principalmente em novas instalações. Instale o "Gadmin-Samba" e ele criará um arquivo smb.conf para você editar depois. Ou se preferir crie um smb.conf manualmente.

Depois é só editar o arquivo smb.conf limitando as opções mais simples, salvar com o editor nano ou pico,e pronto vai funcionar seu compartilhamento depois do famoso reset.

Cortesia de JMJG

4 comentários:

Julio Ribeiro disse...

Cara. Valeu. Salvou minha vida.

Idê disse...

Obrigada pela ajuda. Deu certíssimo!
Continue ajudando pessoas.
É muito bom saber que tem gente como você, disposta a ajudar.
Parabéns pela iniciativa.
Idê

Anônimo disse...

Estava com dificuldade de abrir o SAMBA no modo de interface, pesquisando encontrei seu blog que me ajudou bastante a solucionar o problema no Linux Mint 18. Muito Obrigado.

Anônimo disse...

Muito obrigado. Deu certo!

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.