Acessando Disquete floppy disk no Linux com leitura escrita sem root

Como Acessar o Disquete Floppy Disk usando sistema operacional Linux. Habilitando montagem automática e leitura e escrita sem necessidade de permissão de root.  Resolvendo o erro /dev/fd0 in not a valid block device!

Muito utilizado nos anos 80/90, o famoso disquete era até então a única forma de transportar os dados de um computador para o outro de forma prática. O de 3 1/2 polegadas com 1.44 Mb de capacidade foi a última e melhor revisão de todas! 

Floppy Disk e disquete 3 1/2

Com sistema operacional Linux é possível acessar e gravar dados em unidades de disquetes! Testamos no sistema Mint 17/18 e funciona também e várias outras distros baseadas em Debian/Ubuntu.

Assista o vídeo abaixo, e veja como efetuar no FSTAB a correta modificação do comando* que permite a montagem automática bem como leitura/escrita no Floppy sem ser usuário root (superuser).





/dev/fd0 /media/floppy0 auto user,defaults,rw,noauto,uid=1000 0 0 



Atualmente já quase extintos são apenas usados por algumas empresas e colecionadores de jogos/programas antigos. Também usado por usuários de computadores MSX e 286/386/486 para gravar imagem de disquetes dos arquivos de formato .IMG .DSK . Desta forma poderemos gravar programas e softwares para computadores antigos e outras operações semelhantes. Mas certamente alguns ainda tem caixas de disquetes antigos gravados, e ainda um velho computador com Floppy Disk instalado (leitor).

Até meados dos anos 2000 ainda existiam muitos computadores sendo fabricados com o famoso Floppy Disk incluso. Se você tiver um destes computadores antigos, será capaz de instalar o Linux e com o comando acima, habilitar a leitura/gravação deles.


Erro /dev/fd0 is not a valid block device

Se a seguinte mensagem aparecer ao tentar montar o Floppy no Linux (Via terminal ou graficamente), a inclusão da linha acima comentada no /etc/fstab já deverá resolver isso.

Contudo, se mesmo com a linha já inclusa no /etc/fstab o erro ainda persistir, pode significar que você tem problemas de Hardware no seu sistema!

Isso pode ser desde uma simples conexão no Floppy Cable mal feita, errada (invertida) ou até mesmo falhas graves no próprio Floppy Drive ou no controlador da placa mãe (raro mas possível).

Sugiro que se for um computador Desktop, abra e tente reconectar o floppy cable novamente. Se o erro ainda persistir, tente efetuar a troca do floppy cable por outro!

Ainda persistindo o erro, tente trocar o Floppy Drive por outro, certamente isso deverá resolver. Por fim, não solucionando o erro, tente trocar o próprio disquete em uso (por outro novo). Se com tudo isso não conseguir retirar essa mensagem de erro ao montar o Floppy no Linux, veja se o Disquete está habilitado na BIOS (alguns vem desligado de fábrica).

Se tentou de tudo aqui comentado e nada resolveu, certamente seu Hardware está danificado, em alguns casos até o controlador de Floppy da Mobo poderá estar queimado! Infelizmente assim não teremos como resolver o problema, a menos que se troque a placa mãe por outra!

Agora poderá compartilhar com o mundo, seus jogos e programas antigos, que já podem ser recuperados dos seus antigos disquetes 3 1/2 ou 5 1/4. 

Cortesia de: JMJG

*OBS: O procedimento mostrado no vídeo, serve apenas para Floppy Disk interno, e não modelos USB!

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.