Led da Tecla Scroll não acende no Ubuntu e derivados. Como resolver!
No Ubuntu em algumas versões a tecla Scroll Lock até funciona mas o LED correspondente a função não está mais ligando, em alguns casos isso pode incomodar os usuários sem saber se a função está de fato ligada.
Apesar da função no fundo estar funcionando, porém como não tem o LED os usuários ficam "Meio sem saber" se de fato o Scroll Lock está ligado ou não, e outra, se tem o LED ele tem que acender justamente para indicar a funcionalidade.
Não sabemos o motivo pelo qual no Ubuntu e alguns derivados essa situação se originou, mas existe uma forma de reparar isso e não é muito complicada, e nem é necessário instalar pacotes nem nada!
Para ligar ou desligar o LED do Scroll Lock, basta abrir um terminal e digitar esses comandos:
Para Ligar o LED Scroll digite no terminal:
xset led named "Scroll Lock"
Para Desligar o LED Scroll digite no terminal
xset -led named "Scroll Lock"
Claro, esses comandos apenas ligam ou desligam o LED no teclado mas de forma fixa, eles não acompanham o pressionamento do botão do Scroll que deveria ligar e desligar automaticamente. Outro problema é que cada vez que iniciarmos uma nova sessão ou fazer um reset (reiniciar) no sistema, teremos que redigitar tudo de novo!
Não existe uma forma de fazer o LED Scroll seguir o apertar do Botão como é feito normalmente?? Sim, mas esse passo já é um pouco mais complicado, requerendo conhecimentos de usuários mais conhecedores no Linux....Se tu quer tentar ai vão os passos! Eu testei no Kubuntu 22.04 e funcionou perfeitamente!
Abra um terminal e Digite os comandos:
sudo gedit /usr/share/X11/xkb/symbols/pcDigite a Senha de Root (administrador do sistema)
Na tela que abrir , localize esse trecho no texto que aparece na telaxkb_symbols "pc105" {
Escreva logo abaixo dessa linha esse outro comando aqui!
modifier_map Mod3 { Scroll_Lock };
Não se esqueça de Salvar a modificação no arquivo, ou então tudo terá sido perdido!
Agora se tudo deu certo, cada vez que apertar a tecla "Scroll Lock" o LED do teclado vai ligar/desligar normalmente!
Cortesia JMJG
0 comentários:
Postar um comentário