Conheça fotos dos antigos disquetes 3 1/2 3,5 de 1,44mb e disk drive leitor. Nostalgia antigas unidades de armazenamento

O velho Disquete. As Antigas unidades de armazenamento. Incríveis 1,44mb de espaço! Conheça o avô do pen-drive!




Antigas Marcas Famosas de disquetes 3 1/2

Nossa coleção particular de disquetes 3 1/2
















Disk-Drive leitor de Disquetes de 3 1/2 

Disquete 3 1/2 sendo inserido no Disk-Drive leitor









Disquete 3 1/2 Frontal com Janela Protetora+Etiqueta

Traseira do Disquete com trava de segurança



























Parece piada, mas não é. 1,44mb (pouco menos que uma simples foto digital, tirada da sua câmera de celular moderna), era a incrível quantidade de espaço digital, disponibilizada por este dispositivo de armazenamento, chamado de "disquete 3 1/2 polegadas" ou floppy-disk.

Por anos, ele reinou como a mídia mais segura e confiável para armazenamento de dados digitais.

Os "disquetes" são usados desde 1960, inicialmetne eram de 8 polegadas e podiam armazenar somente míseros 128kB, menos que um texto digitado! Após 1970, foi desenvolvida a unidade 5 1/4 com capacidade de 360kb! Depois o famoso formato 3 1/2 de 720kB.

Com o custo elevado dos discos rígidos da época, os disquetes eram a forma mais barata e mais prática dos usuários armazenarem dados. Melhores dos que as antigas unidades de fita K7 (usadas como armazenamento de dados por décadas)!

Você poderia guardar seus arquivos de texto, jogos, imagens e até levar consigo no bolso! Claro, tudo isso, porque os antigos disquetes eram muito maiores do que ele, e guardavam muito menos capacidade.

Disquete de 5 1/4 polegas mais antiga ainda.
Os disquetes de 5 1/4 (360kb ou 1,22mb HD) de espaço eram muito grandes, finos e sem proteção contra poeira ou manuseio. Estes não davam para enfiar no bolso da camisa e sair por ai. Além de que, eles podiam se estragar facilmente, tinham que ficar guardados na caixa, e manuseados com muito mais cuidado.



Mas, nem sempre foi assim. As primeiras unidades de disquete 3 1/2 eram de baixa densidade (DD) e armazenavam apenas 720kb, somente na versão HD que estes maravilhosos discos, passaram a armazenar 1,44mb (formatados)! Além do formato mais compacto, os disquetes de 3 1/2 polegadas, inovaram em praticidade. Um furo do lado direito determinava se ele era de DD (720kb) ou HD (1,44mb), enquanto do lado esquerdo, existia uma trava de segurança, que poderia ser acionada manualmente para proteção dos dados gravados. Os antigos disquetes 5 1/4 tinham que ser tapados com fita adesiva para esta função.

1,44 mb era muito espaço, suficiente na época para guardar muitos arquivos, e até um sistema operacional inteiro (UNIX,MAC,MS-DOS ou Windows 1.0)!

Dentro deles, existia uma mídia magnética que era protegida por um tecido (retirava poeira e sujeira). Por fora uma capa protetora, que podia ainda conter etiquetas para se escrever o conteúdo dos dados.

Podia ser lida por unidades disk-drives (FDD) apropriadas. Milhares de computadores entre 1980 e 2000 tinham unidades de disquete instaladas. Não existiam ainda os pen-drives, que só ficaram mesmo mais famosos, depois da invenção do CD-Rom.

Devido ao avanço da tecnologia, em 1994 os disquetes foram perdendo espaço, já que armazenavam muito pouca informação, comparados aos CD-Rom's (700mb) ou os pen-drive's (1Gb).

Com isso, os disquetes foram sendo abolidos do uso cotidiano em meados de 2010, e muitos computadores já não traziam unidades de floppy-disk embutidas nos gabinetes. Muitos usuários foram migrando as informações para outras mídias, e atualmente é RARO encontrar alguém que ainda os use!

RARO mas não Impossível! Mesmo em pleno século 21, muitos usuários no mundo ainda precisam usar unidades de disquete. Isso devido a limitação de alguns programas antigos, que exigem ainda ser rodados em sistemas D.O.S e ainda ser manuseados em disquetes. Para isso, hoje existem unidades floppy-disk que funcionam via porta USB.

Nossa homenagem a este dispositivo que tem mais de 55 anos, e que fez parte da vida de muitos, principalmente a nossa.

Fique conectado conosco, em breve muitas outras curiosidades e nostalgia.....

JMJG
Eng. Eletrônico

1 comentários:

Anônimo disse...

Sua matéeria é otima
tudo sobre disquetes
nao abordou 2 pontos
1
o que mais determinou a morte dos disquetes
foi a vulgarização dos Mail pois antes
para v entregar
com baixissimo custo
uma cartinha digital a outra pessoa
era dar-lhe o disquete ( cubsta muito mais barato que um pen drive
2 A imagem fisica do disquete ( sua foto reduzida)
e´o que ainda aparece na tela de sistemas operacionais modernissimos.. é onde v deve clicar para dizer "GRAVE ISTO" ao computador
Pedro se gostou- se viu verdade .... me escreva em plessa@domain.com.br



Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.