Placa de Vídeo também usa pasta térmica e tem processador precisa de manutenção preventiva!

Toda Placa de Vídeo usa pasta térmica e tem processador. Precisa de manutenção preventiva para evitar sobreaquecimento, queima e perda de performance.

Conforme já comentei em artigos anteriores, as famosas placas de vídeo são um componente tão importante quanto o processador (CPU) principal do computador. Todas elas são equipadas com um processador dedicado de vídeo (GPU) que fazem o mesmo papel do processador principal, porém somente com cálculos para processamento de vídeo.

No caso, todo processador atual, está equipado com um sistema de refrigeração passivo/ativo para promover o resfriamento correto, ajudando na performance e na vida útil do componente. 

Com a exigência de alta velocidade+processamento cada vez maiores, hoje o GPU é tão aquecido quanto o CPU da máquina. A temperatura ideal mesmo em alto desempenho deve permanecer entre 45°C - 75°C. Acima desta temperatura, o desempenho/vida útil do componente, poderá ser comprometido.

Geralmente as causas mais comuns do alto aquecimento é o sistema de refrigeração deficiente, em grande parte causados pelo cooler (ventilador) travado por poeira, dissipador de calor entupido por poeira e pasta térmica envelhecida.

Quando a pasta térmica está envelhecida é necessário sua troca (geralmente uma vez ao ano para GPU, duas por ano em CPU).

Mas o serviço só pode ser feito por um profissional qualificado.Usuários leigos podem danificar a placa de vídeo, já que é necessário desmontar o conjunto de refrigeração.

GPU de uma placa de vídeo

O conjunto dissipador+cooler deve ser retirado da GPU,expondo o processador completamente. A pasta térmica envelhecida, deverá ser completamente retirada com líquido removedor especial (não deve ser usado nada á base de água).

Placa de Vídeo com GPU limpa

Após isso, deverá ser aplicada uma nova pasta térmica, limpo todo o sistema de heatsink, e também o cooler (lubrificado caso o rolamento possa ser).

Após isso, placas de vídeo que batiam temperaturas acima de 80°C, podem passar á trabalhar em média 55°C.

O ganho é muito grande, comparado ao valor deste serviço. Evita-se ainda a queima da placa por alta temperatura.

Se teu jogo está travando, ou teu computador já não faz uma manutenção preventiva há mais de 1 ano, está na hora de visitar seu técnico de informática (esijmjg) de confiança!

Até a próxima

JMJG 
Eng Eletrônico

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.