Aula 18 - Defeitos de Hardware por sobreaquecimento -Aula FINAL


Aula 18- Final. Defeitos de Hardware Causados por sobreaquecimento. Vídeos Incríveis!

O que acontece com um processador sem uma correta refrigeração?

Conforme expliquei em aulas anteriores, é importante para o bom funcionamento dos computadores, que seu interior seja muito bem refrigerado. Não importa se é um 286,386 ou um poderoso processador de 64 bits! Todos eles precisam de baixas temperaturas para funcionar. Assim como um motor de carro, o computador precisa de um sistema de refrigeração, pois seu processador CPU, ao trabalhar quente, fica prejudicado em desempenho (clock reduzido) e podendo até queimar!

Cada processador e fabricante, possui sua própria especificação sobre qual a temperatura de operação ideal (30° até 65° em média). Caso a temperatura suba demais acima dos 70° o chip CPU sofrerá problemas pela alta temperatura, podendo diminuir drasticamente seu desempenho (clock) ou ocorrer problemas de comunicação de dados (I/O fail) ou até mesmo sua queima!

Jamais ligue ou trabalhe com um computador sem dissipador de calor (heatsink) no mínimo, ou você causará sérios danos ao chip CPU e placa mãe!

Com fan ou coolers danificados até será possível operar a máquina por algum tempo, mas jamais sem um dissipador de calor!

Isso porque o dissipador é a peça fundamental para que o calor do chip CPU seja irradiado ao meio ambiente, tal como o radiador dos carros, sem ele o motor funde!

Separamos um vídeo feito por uma empresa, no qual mostra testes com vários processadores sobreaquecidos sem nenhum dissipador de calor! Alguns chips CPU, podem queimar em poucos segundos! Embora seja meio antigo, reflete a realidade atual, e o técnico deverá dar a devida atenção para este assunto.

Veja



Cada fabricante e cada chip CPU possuem suas características. Os chips mais modernos e sofisticados (+$$) possuem sistemas de proteção contra queima, automaticamente reduzindo o clock, para gerar menos calor. Porém mesmo assim, é praticamente impossível se usar uma máquina operando com este sistema de proteção, ele serve apenas para não queimar o chip! O reparo do sistema de refrigeração deverá ser imediato!

Alguns chips trabalham até com temperaturas tão elevadas, que é possível até fritar alimentos...É!.. Duvida? Veja o vídeo abaixo:


Você deve pensar, "Que bom, eu posso cozinhar enquanto trabalho"... mas isso não deveria lhe agradar, pois um computador não é feito para cozinhar e sim processar! E não alimentos, mas sim dados!

Estes vídeos são a prova de que temos que tomar muito cuidado com a refrigeração interna dos chips CPU, por isso os modernos processadores trabalham com múltiplos núcleos (cores) e todos com baixo clock (GHZ) além de tensões menores (3,3V ou 1,5V) tudo isso para gerar menos calor, e mais poder de processamento!

Overclocking ou Overcocking...?

Prefira overclocking que é o termo usado para computadores de "alta velocidade ou turbinado". Somente se estiver querendo montar um restaurante ou muita fome, prefira o overcocking e mesmo assim cuidado para não torrar de mais as coisas......

Os entusiastas de plantão podem querer turbinar de mais seus computadores, mas devem se atentar para o fato de que maior velocidade, gera mais calor, com isso um sistema de refrigeração deve ser muito mais poderoso.

Veja um exemplo do que pode acontecer com um chip overclocado sem a correta refrigeração



Viu só, este ai está pronto para ir a lua, já fez um bom lançamento....O problema é que a mesa ficou com um buraco e tanto!....

A insanidade ou voracidade pelo turbo pode ser tanto, que ultrapassa os limites da física.....

E se você quer turbinar com segurança, saiba que terá que desembolsar $$$, para um sistema de refrigeração adequado.

Atualmente somente os "WaterCollers" são os mais indicados, (exceto se você tiver um tanque de nitrogênio líquido ao lado do computador).

Quanto maior o turbo, melhor deverá ser o sistema de refrigeração por água!




Com isso encerramos nosso curso de Hardware. Na próxima aula faremos a prova para prosseguirmos ao próximo módulo.

Aproveite para tirar dúvidas das 18 Aulas anterior.

Abraços

JMJG
Eng Eletrônico/ Instrutor técnico

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.