Aula 1 - História da Internet e Conceito de Redes de computadores (curso de Hardware presencial)
Diversas ciências tais como engenharia elétrica, telecomunicações, ciência e engenharia da computação tiveram que se somar, para desenvolver as tecnologias empregadas em redes de computadores.
Como não deveria deixar de ser, as primeiras aplicações de redes de computadores começaram a surgir na área militar em 1950, graças ao emprego do computador para cálculos e processamento. O SAGE uma espécie de radar norte-americano,já utilizou uma complexa rede para transmissão dos dados para o computador central. Como vimos ainda, na segunda guerra o computador foi decisivo para ajuda a quebrar a complexa criptografia dos Alemães.
Entre 1960 e 1970 surgiram outras importantes microredes tais como em 1962 com a "Intergalatic Computer Network" criada por JCR Licklider que seria inspiradora da tão famosa ARPANET. Em 1964 pesquisas da GE com a Bell usaram um computador para rotear conexões telefônicas (principio do roteador de dados). Em 1965 a primeira WAN (wide area network) foi criada por Thomas Marill e Lawrence Roberts, WAN é a sigla para redes de grande alcance.
Desde 1995 a Ethernet aumentou suas velocidades de transmissão de 10Mb/s para 100Mb/s e atualmente temos redes Ethernet na casa dos 1Gb/s!
- Links de Rede: A forma como os dispositivos de computação trocam dados, os links são as comunicações momentâneas estabelecidas entre dois ou mais os dispositivos.
- Dados: São os elementos efetivos que trafegam na rede, através deles que toda a comunicação é feita, e ainda a transferência de informações está em forma de dados também. Eles são transferidos em forma de pacotes, que são um conjunto de dados. Adicionalmente os protocolos de comunicação devem adotar medidas para checagem destes "pacotes" para garantir que a informação está integra, ou seja dados não corrompidos durante o processo de comunicação.
- Nós da rede: São os dispositivos que originam, roteiam e encerram a transmissão dos dados na rede.
- Roteamento: Capacidade de alguns equipamentos inteligentes de calcular e escolher a "rota" ou caminho dos dados. Importantíssimo ter condições de rota, já que um link poderá estar ocupado, sobrecarregado ou ainda quebrado. Sem o famoso roteador, os dados se perderiam na rede, ou não seria mais possível trafega-los. Ele é o nosso "GPS", que escolhe o caminho mais rápido disponível para que os dados possam chegar ao destino.
- Protocolo: Termo técnico para designar a linguagem que será usada para a transmissão/recepção dos dados. É como se fosse exatamente a nossa língua portuguesa, os parágrafos, a forma das frases, cada palavra, regras de acentuação,etc forma um protocolo! Desta forma os computadores podem conversar e se entender! Sem um protocolo de comunicação é impossível haver comunicação e tudo seria um monte de lixo eletrônico! Um exemplo de protocolo é HTTP ou TCP/IP que estudaremos mais adiante. Imagine estar falando em alemão e o outra pessoa respondendo em italiano, não dá né, por isso os dois lados tem que falar a mesma lingua. Assim como existem várias nações também existem vários protocolos, e cada um é utilizado para uma aplicação específica.
- Topologia: É a forma física de ligação da rede, existem várias formas de se montar uma rede. As mais famosas são: Em Anel, Ponto a Ponto, Estrela, Malha, Árvore, Híbrido, Cadeia Daisy,etc.
- Meio de Transmissão: É o tipo físico que será usado para o transporte dos dados, poderá ser via cabo, sem fio (wireless), ou fibra ótica.
- Equipamentos de Rede: São os demais itens usados para conectar a rede entre sí e outras redes.Incluem switch, roteadores, hubs,etc.
- Adaptadores de Rede: São placas eletrônicas e circuitos capazes de inserir a máquina computacional na rede. Sem ela o computador não poderá se comunicar, como se não tivéssemos nossa corda vocal. Os adaptadores são as famosas placas de rede, que devem ser instaladas no computador para que sejam capazes de transmitir/receber dados da rede. Eles devem possuir o mesmo "protocolo" da rede, bem como respeitar a topologia e o meio de transmissão usado na rede.
Tipos de redes (Conceito Geográfico e Organizacional)

- Rede de Àrea Pessoal (PAN): Personal Area Network é uma rede muito pequena, praticamente caseira, usada para conectar computadores e dispositivos (impressoras,PDA,smatphones). Seu alcance é de até 10 metros, e pode ser com fio ou sem fio, incluindo Wi-Fi ou bluetooth. Utiliza comunicação USB ou portas Firewire e não possibilita o acesso a outras redes (internet por exemplo)
- Rede de Área Local (LAN): Local Area Network é esta a rede que usamos em casa, escolas, prédios e escritórios. Ela conecta computadores numa área geográfica limitada, porém muito maior que a PAN. Cada dispositivo é um nó dentro da rede, e utilizam normalmente o padrão Ethernet. A LAN ainda pode se comunicar a uma rede externa (internet) usando um roteador por exemplo. As taxas de comunicação padrão são de 10/100Mb por segundo, podendo chegar em redes modernas em até 10Gb/s
- Rede de Área Ampla (WAN): Wide Area Network, é uma rede que abrange uma grande área geográfica, pode ser uma rede que se estende por uma cidade inteira, um país ou até mesmo atravessa distâncias intercontinentais. Pode combinar ainda um ou mais meios de propagação (fio,fibra óptica, sem fio,etc). Num roteador caseiro, geralmente a porta WAN se refere a conexão da internet, que pode ser considerada também uma rede WAN.
- Rede de Área Caseira (HAN): Home Area Network é uma LAN caseira, uma espécie de PAN com a vantagem de possuir comunicação com a Internet.
- Rede de Área de Armazenagem (SAN): Storage Area Network, é uma rede dedicada que fornece apenas serviço de armazenamento de dados (cloud backup).Sua função é disponibilizar unidades de discos/fitas/etc para os servidores que assim os disponibiliza para o sistema operacional como se fossem discos locais. Não confundir com "Cloud Computing" pois a SAN não é acessível por outras redes (internet).
- Rede de Área Campus (CAN): Uma rede que conecta outras LAN dentro de um espaço geográfico limitado, por exemplo um campus de faculdade, prédios do governo,empresa,etc. A CAN e um conjunto de LAN que pertence a um único proprietário, e não se conecta com outras redes.
- Backbone: Ela faz parte da infraestrutura da rede para fornecer um caminho para a troca de dados de várias LAN. É como se fosse uma "espinha dorsal" dai o termo em inglês, para que todas as LAN possam ser interconectadas entre si, concentradas numa ampla área. Considere uma multinacional que queira concentrar as redes de todas as suas filiais, o backbone será o equipamento que concentra tudo! O Backbone deverá ter velocidade superior as outras LAN que ele conecta, ou haverá problemas de desempenho e acesso aos dados. A internet possui backbone também.
- Rede de área metropolitana (MAN):Metropolitan Area Network é uma rede de grande alcance geralmente se estende por uma cidade ou um enorme campus.
- Rede Virtual Privada (VPN): Virtual Private Network é uma rede em que alguns dos links são feitos usando conexões aberta ou circuitos virtuais em redes maiores tais como a internet. Ao mesmo tempo consegue estabelecer conexões seguras usando a rede aberta (internet) protegendo alguns dados de acesso não autorizado. Entre o cliente VPN e o prestador VPN pode haver um SLA(contrato de nível de serviço) para garantir a melhoria e desempenho da rede.
- Intranet: É uma rede ou conjunto de redes que está administrada apenas por uma entidade privada. Isso garante o acesso da intranet apenas pelos seus usuários autorizados, fornecendo endereços IP específicos.Uma LAN protegida conectada por um roteador que pode fornecer acesso controlado a internet.
- Extranet: Parecida com a Intranet porém o acesso a internet e a LAN interna é protegida com mais segurança.



- Mandic
- AOL (hoje dona do grupo Warner Bross)
- IG (internet group)
- UOL
- 29% do conteúdo está em Inglês
- 20% em Chinês
- 8% em Espanhol
- 6% em Japonês
- 4,6% em Português e Francês
- 41% Ásia
- 25% Europa
- 16% América do Norte
- 11% América Latina
- Conteúdo Sexual Chocante.
- Conteúdo de Assuntos Bizarros.
- Conteúdos Proibidos por Lei.
- Serviços Proibidos por Lei.
- Vendas de objetos ilegais.
- Outros conteúdos impróprios para o público.
0 comentários:
Postar um comentário