Aula 14 Configurando o GNU/Linux primeiro uso do sistema atualização e servidores fonte de aplicativos

Aula 14- Configurando o GNU/Linux e personalizando o ambiente Desktop. Efeitos da área de trabalho e atualizando aplicativos e instalando novos.



Assim como fizemos na aula de sistema operacional Windows, logo que terminamos de formatar a máquina e fizemos o primeiro acesso,precisamos cadastrar as senhas dos usuários e personalizar o sistema.  Mas no caso do Windows, tivemos que ainda instalar um pacotão de aplicativos faltando, no Linux isso não será necessário pois ele já vem completo!  (incluindo suporte ao Java, Flash e outros).


Assista a nossa vídeo Aula, e saiba detalhes de como configurar seu GNU/Linux logo após o primeiro acesso,depois que foi instalado no disco rígido.






Conforme vimos no vídeo, o nosso GNU/Linux pode ser completamente personalizado. Todo o ambiente gráfico poderá ser alterado em esquema de cores, ícones,etc. Tudo praticamente poderá ser personalizado pelo usuário, nenhum outro sistema operacional oferece tanta praticidade ao usuário.

Até a tela de Login, e tela de boas vindas podem ser alteradas.

Assim como no Windows, o Linux pode ser atualizado, bastando para isso fazer o cadastro das mídias (mirros) fonte. Logo que sair uma atualização de aplicativo/sistema ela será exibida para o usuário decidir sua instalação ou não! Nenhuma atualização é obrigatória, o usuário tem total controle no que quer ou não instalar!

No Linux o controle é o usuário total! Em outros sistemas operacionais além de ficarmos limitados nas mudanças de visual, ainda não temos a liberdade de escolher o que queremos ou não fazer. Esse é um dos grandes diferenciais do sistema GNU/Linux.


Outra vantagem insuperável, é sua loja gratuita de aplicativos, com um simples clique de botão, poderemos instalar centenas de programas inteiramente de graça, sem ter que ir na internet ou ficar "caçando" em sites. O GNU/Linux ainda tem total proteção contra vírus e pragas digitais!

Para finalizar um poderoso motor gráfico 3D, utiliza todo o poder de processamento das modernas GPU's, suportando oficialmente drivers de vídeo de fabricantes (AMD,Nvídia,Intel,etc). Usando a tecnologia OpenGL, o Linux consegue renderizar perfeitamente gráficos tão bons quanto os apresentados no Windows/Mac. Isso sem falar no seu espetacular suporte à jogos 3D!

Outros recursos são exclusivos tais com as Áreas de Trabalho virtuais que ajudam e muito a organização do computador. E vimos ainda que o KDE possui efeitos exclusivos tais como a troca das áreas de trabalho em forma de Cubo 3D, esfera ou cilindro, um Show!

Nas próximas aulas, veremos como o GNU/Linux ainda consegue ser muito versátil, rodando ainda aplicativos que não foram nativamente desenvolvidos para ele, como é o caso dos programas para sistemas Windows!

Sim o GNU/Linux ainda pode rodar seus programas de Windows favoritos. Saberemos como nas próximas aulas..... Não percam

JMJG
Eng Eletrônico.

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.