Em nossa aula anterior (Aula 12), aprendemos como escolher corretamente uma distro (distribuição GNU/Linux), usando o site de catálogo conhecido como "DistroWatch".
Dicas para uma perfeita instalação LINUX!
- Na partição / (barra) reserve um espaço de no mínimo 20Gb para o Linux. Com espaço menor, o sistema terá problemas em instalar novos aplicativos ou até mesmo ser atualizado.
- Na partição /Swap (memória Virtual), reserve um espaço no mínimo de 1X/2X a memória RAM física da máquina.
- Na partição /Home (usuários), reserve um espaço no mínimo de 160Gb, é aqui que seus arquivos pessoais vão ficar gravados. Literalmente esta é a única partição em que os usuários Linux vão ter acesso de leitura/escrita!
- Deixe a internet conectada durante o processo de instalação, muitas distro do GNU/Linux baixam pacotes adicionais durante a etapa de configuração do sistema. Sem isso, a instalação pode falhar ou ocorrerem erros futuros.
- Utilize um Nobreak para evitar quedas de energia durante a instalação, isso poderá comprometer a instalação do sistema além de danificar o disco rígido.
- Se for efetuar um sistema Dual-Boot (Windows/Linux) tenha um disco no mínimo de 500Gb!
- Caso o Live-Media do GNU/Linux não tenha carregado corretamente, não efetue a instalação. Baixe outra distro Linux e teste novamente. Somente com a correta execução do Live-Media é que poderemos garantir que a Distro, funcionará perfeitamente no Hardware da sua máquina.
- Não cancele a instalação, em Hipótese alguma, do gerenciador de inicialização! Se isso ocorrer, nenhum sistema operacional Windows/Linux poderá ser inicializado! O processo de instalação do Gnu/Linux deverá ser feito todo novamente! Caso sua distro ou Windows não seja detectado pelo Grub/Lilo será possível via comandos, adicionar estes sistemas nas entradas mais tarde, sem a necessidade de reinstalar o Windows Novamente!
- Para computadores muito antigos, recomendamos a instalação do LILO como gerenciador de inicialização, pois no BIOS existe uma limitação que o Grub não consegue superar sem exigir a atualização do BIOS da máquina.
- Qualquer problema durante a instalação, verifique as dúvidas nos fóruns/site da distro GNU/Linux. Considere fazer isso, antes de tentar instalar outra distro!
- Conforme comentado, somente após a instalação completa da distro Linux,é que será possível instalar os drivers proprietários de vídeo 3D (AMD/Radeon ou NVIDIA). Caso sua placa seja de outro fabricante, provavelmente o Linux instalará o Driver genérico (Nvu/galium/Vga).
0 comentários:
Postar um comentário