Aula 18 - Máquina Virtual no GNU/LINUX Tutorial Fazendo uma VM básica para rodar Windows/Mac/Linux

Aula 18- Instalando/Configurando uma Máquina Virtual-VM dentro de sistemas operacionais GNU-LINUX




A famosa máquina virtual (VM) é uma maravilha para "rodar" ou testar vários outros sistemas operacionais,suportados por um outro sistema operacional totalmente independente. No caso poderemos ter um sistema operacional Windows rodando num ambiente GNU-Linux, ou até mesmo um sistema Windows rodando num ambiente MACOS! Isso jamais seria possível, se a máquina virtual não existisse!

Assista ao nosso Vídeo Tutorial Ensinando e Mostrando como fazer uma VM no sistema operacional Linux para rodar Windows/Ms-Dos e outros sistemas





Rodando Sistema MS-DOS no LINUX com VM!

O que elas fazem é criar um "ambiente físico virtual" (por isso o termo máquina virtual), é como se tua máquina fosse realmente dividida em várias outras, uma parte dela se torna o hardware que suportará o sistema operacional normal, e o hardware virtual é suportado pela VM para rodar os demais.

Porém é necessário um cuidado adicional, embora poderemos criar quantas VM quiser, precisamos ver se nosso hardware real, suportará o sistema operacional virtualizado! Por exemplo, não posso rodar um Windows 10 num computador real que tenha um processador de 1990 com 128Mb de RAM,vídeo com 32MB e por ai vai!

Ou seja, a máquina virtual utiliza recurso da máquina real (física) no qual está instalado,e na prática está limitada ao máximo nos recursos que a máquina real lhe fornece!

Rodando Windows 1.0 num sistema LINUX!


Via de Regra, você consegue instalar sistemas operacionais de 16/32/64 bits desde que sua máquina real lhe ofereça o tal suporte.

Existem diversas máquinas virtuais Gratuitas no mercado, mas vamos falar da mais usual, a VM da Oracle o "VIRTUALBOX".
Virtual Box Rodando no Linux Ubuntu

Podemos instalar o VirtualBox em sistemas operacionais Windows/LINUX/MacOS, ele possui versão em todos os sistemas usuais!

Até podemos rodar perfeitamente os antigos sistemas 16 bits numa máquina de 64 bits tais como os sistemas MS-Dos/ Minix/ Unix /Linux 16 bits

Vamos agora falar de alguns termos técnicos

Sistema Hospedeiro: É o sistema operacional no qual está instalado a máquina Virtual (VM), ou seja o sistema operacional mestre. Ele é que roda a VM, no qual fará o suporte para os demais sistemas operacionais virtualizados. O sistema hospedeiro tem total controle e utiliza 100% dos recursos da máquina física, não tem limitação de performance, e oferece total desempenho como deve ser, independe de rodar a VM.

Tela do VirtualBox.

Sistema Convidado: São os diversos sistemas operacionais virtualizados, eles na verdade dependem da VM estar sendo executada, para que eles possam também ser executados. São suportados pelo sistema operacional Hospedeiro, e podem compartilhar alguns recursos/funções, desde que sejam habilitados. Por exemplo, o mouse/teclado do sistema hospedeiro podem também ser usados no sistema convidado, desde que sejam "capturados". Também poderemos usar recursos das placas gráficas (3D,2D) do sistema hospedeiro,e compartilhar as portas USB reais do hospedeiro, de modo que possamos acessar um pendrive, ou até mesmo usar uma impressora,etc.

O botão NOVO permite criar uma nova VM, com o sistema operacional que desejarmos. Veja o vídeo para melhor explicação.

Atenção: A VM, não vai emular ,como era no Wine, o sistema operacional Windows. Aqui será necessário instalar o Windows/Linux/MacOS completamente como se faz num computador comum! Ou seja, para a VM você somente cria uma máquina virtual mesmo, literalmente ela precisa ser formatada, com o CD/DVD disco original do sistema operacional. Não espere encontrar o Windows/Linux/MacOs já previamente instalado e configurado! Você deverá fazer isso, inserindo a mídia original e efetuar todo aquele processo de uma instalação do zero!

Instalando o Virtual BOX:

Se você é usuário Windows/MacOS acesse o site oficial e baixe a versão do VirtualBox para seu sistema operacional.

Para usuários LINUX, a vantagem é que o Virtual já possui uma versão compilada no banco de dados de aplicativos de sua distro. Assim basta abrir o gerenciador de aplicativos de sua distribuição e procurar por "Virtualbox" e logo encontrará os pacotes disponíveis para instalação. Basta marcar para instalar e aguardar alguns minutos e o aplicativo será configurado automaticamente!
Pacotes do VirtualBox disponíveis para sistemas LINUX

 Feito isso será necessário chegar alguns funções na máquina real, para oferecer suporte para sistemas operacionais 64bits!


Suporte para sistemas operacionais virtuais 64bits!

O que muitos se confundem é que uma VM para dar suporte para sistemas virtuais de 64bits deve cumprir alguns requisitos!

  • O VirtualBox no caso, deve ser instalado obrigatoriamente num sistema hospedeiro (real) de 64bits! Caso esteja instalado num sistema operacional de 32bits, jamais poderá ofertar suporte para sistemas virtualizados de 64bits!
  • Na B.I.O.S do computador, a função de "suporte para virtualização" deve estar habilitada! Se a placa mãe não tiver essa função, não será possível ofertar suporte para VM de 64bits, mesmo que o sistema hospedeiro seja 64bits! Uma coisa não tem relação com a outra, são funções diferentes!
BIOS deve Suportar a Função!

  • O processador da máquina hospedeira (AMD/INTEL) deve possuir a tecnologia para virtualização correspondente! Verifique o modelo de seu processador, e cheque se ele possui esta função, se for um processador antigo/não suportar, não será possível rodar VM de 64bits, mesmo que o sistema hospedeiro seja 64bits! Uma coisa não tem relação com a outra, são funções diferentes!


Somente após estas funções disponíveis/habilitadas é que poderemos instalar sistemas operacionais na VM de 64bits! Caso contrário NÃO!

Configurando a Máquina Virtual (VM)

Após a instalação do aplicativo deveremos fazer os passos para configurar a VM. A princípio deveremos escolher o tipo de sistema operacional será virtualizado (D.O.S/Windows/Linux/Mac/etc), efetuar algumas configurações de quantidade de memória RAM, tamanho do disco rígido virtual, e compartilhamento do USB. No caso fizemos um pequeno vídeo para ilustrar melhor estas opções.

Configurações para a VM desejada.

Habilitando o Suporte USB 2.0 no GNU-LINUX

Para usar o Suporte USB e USB 2.0 no GNULinux é necessário assim como no (Windows/MacOS) instalar o pacote adicional do "Extension Pack" para o VirtualBox.


Atenção. O pacote do Extension Pack, possui versão que deve combinar com a versão do VirtualBox instalado! Cuidado para não baixar errado, pois um extension pack 4.2.36 não vai aceitar ser instalado no Virtualbox 5.0.10 por exemplo!

Clique 2x no arquivo para fazer a instalação. Basta fornecer sua senha de root, e o próprio virtualbox vai fazer a configuração.

Depois do pacote instalado faça o seguinte: Abra um terminal como root, e digite as linhas abaixo, tomando o cuidado para trocar o "seunomeusuario" para o nome do usuário Linux correto (o mesmo usado no /home/usuário).

# usermod  seunomeusuario -a -G vboxusers

Após isso basta reiniciar o Linux (raras vezes em que se precisa fazer isso), para que o suporte USB esteja disponível na VM do Virtual.
______________________________________________________

Agora nosso GNU-LINUX consegue rodar programas/jogos Windows/DOS/MacOS com o poder da VM. Sem desculpas para não usar LINUX agora hein pessoal!

Na próxima aula faremos a prova do fim do módulo de Sistemas Operacionais! Boa Sorte á todos, caso precisem de ajuda, basta escrever no formulário de contato, o pequeno do lado direito do blog, respondo o mais rápido que puder.

Grande abraço

JMJG
Eng Eletrônico

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.