Android 5 Lollipop vale á pena atualizar? Procedimentos para atualizar sem problemas

Atualização para o Android 5.X Lollipop vale á pena? Quais os procedimentos corretos para realizar esta atualização sem comprometer o sistema, evitando que ele seja danificado durante o processo.


Para muitos não é tanto novidade, que desde Fereveiro de 2015 o Android 4.X (KitKat) estava sendo substituido pelo novíssimo Android 5.X (Lollipop), porém nem todos os usuários ainda fizeram a famosa "atualização" do sistema para a nova versão. Isso porque muitos consideram desnecessário, ou apenas um ítem "estético", mas não é bem assim.


O Android 5.X trouxe implementação de muitas melhorias, uma delas amplamente divulgada em comerciais é o recurso do "Google Now", no qual o usuário pode dar um comando de voz "Ok Google" e pode definir pequisas,abertura de aplicativos ou funções tudo diretamente por comando de voz sem colocar os dedos no aparelho (incluindo comandos em português)...

De fato, é muito importante também para o quesito segurança, efetuar a atualização, para correção de bugs/invulnerabilidades que possam ser exploradas por aplicativos maliciosos. Mas antes de falarmos do processo de atualização vamos pontuar as principais mudanças trazidas pelo Android 5.X!

Principais Mudanças

  • Controle de conectividade (WiFi,Bluetooth) mais fácil feito agora pelo menu de acesso rápido.
  • Suporte Oficial ao Dual-Sim (chip duplo) .
  • Proteção contra roubo definitivo, (terá que logar com a conta do Google para desbloquear o produto), mesmo que seja resetado para o padrão de fábrica.
  • Melhor estabilidade do sistema (menos lags e bugs).
  • Otimização do uso da memória RAM.
  • Menor consumo da bateria (comparado ao KitKat).
  • Notificações importantes no modo standy-by podem ser exibidas sem desbloquear o aparelho (configurável).
Já testado pela nossa equipe,os principais pontos fortes da nova versão são: 

  • Serviços inteligentes do Google (rota de trabalho, GPS, lugares mais visitados,etc)
  • "Google Now" com comandos em Português
  • Menor consumo da bateria (está durando mais que no Kit Kat)
  • Brilho Automático da Tela Dinâmico (ajusta a luminosidade de acordo com as condições do ambiente)

Porém alguns recursos do KitKat, foram remodelados na versão 5.X por exemplo:
Antigo Widget Controle de Energia
O famoso Widget do controle de energia,que ajudava a controlar as funções tais como: o brilho da tela, WiFi,GPS,etc já não existe mais.Tudo porque ele agora, está integrado no menu de acesso rápido do Android 5.X, sendo melhor e mais integrado ao sistema, apesar do usuário ter que fazer mais toques para poder acessar esta função (basta deslizar o dedo 2x para baixo)
Novo Menu Rápido com opção LANTERNA

Aqui também podemos conferir a % da carga da bateria.Outro recurso muito desejado pelos usuários é o famoso "aplicativo lanterna" que acendia o led do flash, para que em algumas situações pudéssemos enxergar no escuro... Bem isso já não é preciso, agora no menu rápido existe o botão "lanterna" que sem necessidade de aplicativos, liga o led do flash para que possamos usar o celular como lanterna. (já não era sem tempo). Claro, este recurso só vai funcionar se o smartphone em questão tiver um led flash (nem todos os modelos possuem este recurso).


O "design" também foi remodelado. Na Home Screen,os botões inferiores (voltar,sair,últimos aplicativos usados) também ficaram com um visual diferente. Para acessar o Google Now, basta deslisar o dedo para o lado direito, a primeira tela será ele.. A tela dos aplicativos (apps screen)agora está com fundo branco, e não possui mais telas laterais,está tudo mostrado de uma vez, basta ir rolando até encontrar o aplicativo. Para ajudar, a barra de pesquisas permite achar o aplicativo facilmente...
Por fim (settings screen) a tela de configurações que recebeu novas funções, novo visual com fundo branco e letras verdes (no lugar do antigo preto e branco). Aqui algumas funções foram "escondidas" o que pode dificultar um pouco o usuário do KitKat encontrar o que deseja, mas nada que uma fuçada pela internet não resolva...

Agora vamos comentar o procedimento para atualização

Atualizando o Android com Segurança

Primeiramente conecte seu smartphone na rede WiFi de preferência! Usar rede móvel 3G/4G além de consumir muitos dados do seu pacote, irá causar lentidão ou erro no processo.

Para saber se existe uma nova versão para o Android (qualquer uma no futuro) e se ela está disponível para seu telefone, acesse o menu do sistema e encontre a opção "Sobre o Telefone"

Haverá uma opção "Atualizações do Sistema", clique nela e aguarde,uma mensagem vai alertar para a existência de uma versão.
Caso não esteja disponível atualizações, significa que seu sistema já está atualizado para a versão mais recente, ou então seu fabricante ainda não disponibilizou, volte mais tarde.


EVITE FALHAS NA ATUALIZAÇÃO!
Antes de atualizar seu sistema, se atente para estas dicas! Caso contrário seu sistema poderá ser corrompido durante o processo!

  • Tenha mais de 65% da bateria carregada, com menos do que isso poderá ter problemas da bateria ficar fraca/acabar durante o processo de atualização comprometendo o sistema! Em caso de dúvidas conecte o carregador junto!
  • Utilize redes WiFi no lugar de 3G/4G para acelerar o processo da atualização
  • Evite que o telefone sofra quedas/pancadas durante o processo de atualização, para os modelos em que a bateria seja externa. Isso poderá fazer com que a bateria seja arrancada do aparelho,desligando o processo de atualização de forma abrupta causando corrupção do sistema.
  • Não ligue/desligue o telefone manualmente durante o processo de atualização. Ele mesmo (sistema) fará o reinicio/desligamento do sistema de forma automática. Se você forçar o desligamento em alguma etapa, poderá comprometer o sistema.
  • O processo pode demorar até 25min ou mais dependendo da rede (WiFi), aguarde o processo terminar sozinho,não tente interferir ou causará danos ao sistema.
  • Depois que terminar o Download da nova versão,deve clicar em "Aplicar a Atualização" a partir deste ponto, não poderá ser revertida a atualização em hipótese alguma.
  • Todas as configurações o usuário ficam salvas, nenhum aplicativo será excluído/desinstalado. Seus contatos continuaram salvos, não há necessidade de retirar cartões de memória/chips durante este processo.
  • Não retire/insira cartões de memória/chips durante o processo de atualização.
  • Durante o procedimento de atualização não será possível receber/efetuar chamadas, nem usar o smatphone para qualquer outra função até o processo terminar.
  • A versão anterior será completamente substituída, não poderá ser utilizada depois que o processo terminar, sendo apresentada a nova versão em seu lugar.
Calma! uma atualização mal sucedida é rara de acontecer, e seguindo os passos acima você certamente não terá problemas, como não tivemos no processo de atualização do nosso modelo de teste. Mas se você sentir medo de fazer, solicite o apoio de um profissional especializado.

Após a nova versão ser iniciada, aproveite e efetue a atualização dos aplicativos instalados (caso necessário) já que uma nova versão do sistema exigirá novos recursos de alguns aplicativos.

Pelos testes iniciais valeu sim á pena atualizar para a versão 5.X, muito embora ainda teremos que dedicar um "tempinho" para se familiarizar com a nova versão, mas isso sempre é preciso mesmo..

Caso tenham problemas durante a atualização (mesmo seguindo as dicas acima), entre em contato com uma assistência técnica da fabricante. Se o telefone não iniciar mais normalmente, o sistema terá que ser regravado, este processo somente poderá ser feito numa especializada (não tente fazer em casa sem conhecimento técnico).

Abraços
JMJG
Eng. Eletrônico

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.