Novo Menu Iniciar do Linux que inspirou o Windows 8/10 K Home Run como instalar no kde

Personalizando o Menu Iniciar (Lançador de Aplicativos) do GNu-LINUX rodando KDE4 /KDE5 . Curso/Tutorial dos recursos gráficos do KDE4 /KDE5.

Instale um novo lançador de aplicativos (menu iniciar) para Linux no KDE 4/5. 


Uma das revoluções dos anos 90 foi quando a Microsoft trouxe o Windows 95, nele o "Menu Iniciar" estrelava, definindo uma nova forma de usar o computador. Este famoso "Menu" tornava a vida do usuário fácil, já que mostrava todos os aplicativos e recursos que o Windows tinha (lembrando que essa interface gráfica foi copiada sem autorização da Apple no projeto do Lisa/Macintosh).

No GNU-Linux as primeiras interfaces gráficas também traziam este menu. Até o KDE3/4 o menu iniciar (lançador de aplicativos) era no formato abaixo.

Lançador KickOff padrão KDE


Já com inúmeras vantagens com relação ao Windows, pois aqui os aplicativos não criam sua própria pasta, mas ficam categorizados automaticamente em funcionalidades.

Assim por exemplo em "Escritório", haverá todos os aplicativos relacionados a produtividade de escritório,como o pacote Office por exemplo!

Mas em 2009,o Mandriva Linux (atual Mageia/Rosa) introduziu uma revolução moderna no menu iniciar! O RosaLauncher apresentou na tela do usuário pela primeira vez, os Ícones dos aplicativos ocupando todo o espaço do desktop, exatamente a mesma tendência que os Smartphones teriam! 

Naquela época apenas o Windows Vista/7 existiam, e nenhum sinal que teriam este Menu mais Hi-Tech.

Nos sistemas operacionais Gnu-Linux derivados do Debian (Mint,Ubuntu,etc) este lançador teve um projeto paralelo desenvolvido, e se chama " K Home Run".

O lançador K-Homerun é na verdade um Widget do Sistema, e não um aplicativo, ou seja,é um item que serve para personalização do Linux (assim como muitos outros). Portanto ele não vem instalado, precisa que você instale.

No vídeo mostramos tudo que você precisa saber para fazer isso e outros recursos sobre o KDE4 ou KDE5.

O KDE4 ou KDE5 é um ambiente gráfico exclusivo para Linux, que é bem moderno e super dinâmico, ele segue o padrão desktop Windows e acrescenta recursos exclusivos não presentes em nenhum outro (nem no windows).

No KDE5 a nova geração este Widget K Home Run mudou de nome! Agora ele se chama "lançador em tela cheia" quando for inserir um Widget procure por ele, e assim já poderá aplicar como sendo o seu novo lançador de aplicativos. Como sempre poderá deixar vários lançadores, incluindo o original e colocar este ao lado para mais praticidade.

Linux é assim, personalização total a gosto do usuário!


Então se você usa outro ambiente gráfico no LINUX (Unity, Mate, XFCE, LXDE, etc) não poderá ter os Widgets, pois eles são exclusividade do KDE4. Se utiliza o atual KDE5 o Widget mudou, consulte em nosso blog como instalar a nova versão!

Mas não fique triste, no Linux é possível ter mais que um ambiente gráfico instalado (Mate/Kde por exemplo) e assim você poderá curtir todo o poder do KDE sem desinstalar seu sistema ou o Mate que você tanto ama.

Até a próxima.
JMJG
Eng Eletrônico

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.