Como deixar seu Terminal do Linux mais bonito e personalizado console de comandos personalizado fotos e cores de fundo

Terminal do Linux personalizado com Cores e Fotos de Fundo. Digitando comandos com estilo e sofisticação.



Desde os primeiros sistemas operacionais dos anos 80, o famoso terminal era a única ferramenta na qual o usuário poderia se comunicar com o computador e vice versa. Mas o terminal ainda continua existindo nos sistemas modernos, porém no Windows ele raramente é aberto (prompt). Já no Linux frequentemente precisamos digitar comandos lá para acessar funções ou configurações especiais. O que vamos mostrar no vídeo abaixo é como deixar nosso terminal com uma cara mais bonita e atrativa. Confira!






Desde 1980 que os computadores usavam sistemas operacionais em modo texto (terminal). Neste modo, não existe apoio gráfico algum,e o usuário se vê diante de uma tela no modo Prompt de comandos(no qual fica piscando um cursor). Enquanto o usuário não digita algum comando válido o sistema não fará absolutamente nada.

Assim era os sistemas D.O.S (MS-DOS,Apple,PC-DOS,CPM,etc) dos anos 80/90. Em Sistemas Linux,o modo terminal (Prompt) ainda é usado até hoje, para digitar comandos usados na manutenção do sistema.

Claro que existem os ambientes gráficos, mas principalmente para quem trabalha com servidores, o modo gráfico raramente é usado (consome memória,mais recursos,etc). Por isso o Linux ainda possui este modo independente do seu sistema possuir gerenciamento gráfico (Kde,Gnome,Mate,XFCE,LXDE,etc).


Mas poderemos tornar este modo mais amigável e mais moderno (algo que sistemas D.O.S jamais poderiam fazer). Assista ao vídeo acima, e descubra como personalizar seu terminal com uma cara mais bonita e muito mais agradável aos olhos!

Mesmo que você use uma interface gráfica no Linux, mais cedo ou mais tarde precisará efetuar algumas mudanças via o modo terminal, nesta hora achará nossa dica bastante valiosa.

Abraços até a próxima.
JMJG
Eng.Eletrônico.

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.