Review Exclusivo sobre o Novo Linux Mint 18.X com o novo KDE Plasma 5. Saiba dos novos recursos, visual e também confira a instalação e ao vivo dicas preciosas de correções de bugs, personalizações e melhorias necessárias. Vídeo Manual Completo
O Linux Mint 18.X (Sarah/Serena) acabam de ser lançados (2016/2017) e já trazem novos recursos,além de um visual mais moderno e com otimização de consumo de memória (menos de 400 mb!). Aliado a grande base de aplicativos gratuitos em pacotes .deb ( + 83 mil) e sua base Ubuntu 16.04 LTS (Xenial) com suporte até 2019/2021 é o hoje o sistema operacional Linux mais indicado para uso em Desktops!
Para instruir os usuários que nunca conheceram um sistema Linux, ou até mesmo para quem desejaria atualizar de versões anteriores (13/17/17.1/17.2/17.3) e está ainda em dúvidas se vale á pena ou não, fizemos um vídeo completo sobre o novo Linux Mint 18.X KDE, destacando seus novos principais recursos.
Assista ao Nosso vídeo exclusivo, e ao mesmo tempo que mostramos as novidades, mostramos como corrigir pequenos bugs, implementar novos ajustes e melhorias necessárias. Com nosso vídeo, seu Linux 18.X ficará do melhor modo possível, totalmente configurado e repleto de recursos básicos.
😄As principais vantagens do KDE Plasma 5 são:
- Nova grafia com visual mais moderno e totalmente estilizado
- Otimização do consumo de memória RAM (roda em máquinas com até 512 Mb de RAM)
- Personalização com grande número de cores,estilos, e widgets.
- Nova forma de gerenciamento dos widgets
- Widgets novos com recursos inéditos, tais como uptime (visual de disco de progresso) e sensor de temperatura (mostrando temperatura da placa de vídeo e discos rígidos).
- Inclusão do novo lançador de aplicativos estilo K-HomeRun (Windows 8).
- Novas versões de aplicativos, tais como Kdenlive 16.
😐 Os recursos que foram retirados do Plasma 5, mas que ainda podem ser obtidos mediante "workarrounds"
- Não existe mais o protetor de telas (Kscreensaver), deverá ser instalado e carregado manualmente outro protetor similar do X.
- Kde-configGrub2 também não está mais disponível nos repositórios. Deverá se instalar o GrubCustomizer.
- Lançador K-HomeRun não está mais disponível nos repositórios. Deverá se instalar o novo lançador de tela cheia que é similar.
- Alguns aplicativos ainda continuam nas versões antigas, tais como o Libreoffice 5.1/Blender 2.76a/Openshot. Devem ser atualizados manualmente via PPA ou pacote baixado no site oficial.
😞 Bugs de aplicativos ou sistema que ainda não foram corrigidos
- Gwenview não apresenta os plugins de processamento em lote de imagens (renomear, redimensionar). Use o Digikam no lugar.
- System-configsamba não abre após instalado. Neste caso temos a solução neste blog em outro artigo, é o mesmo bug que ainda continua sem a correção oficial.
- Compartilhamento do Samba não encontra nome das máquinas via DNS. Solução em nosso blog.
- Openshot 1.4.3 não consegue mostrar os títulos animados no Blender (visualização tela preta). Terá que instalar também a nova versão 2.2.X para obter este recurso funcional.
- Instalação com placa de vídeo com saída para 2 monitores poderá apresentar problemas de vídeo partido. Recomenda-se instalar com os 2 monitores ligados, para evitar imagem estranha. Depois que instalar o driver proprietário Nvídia/AMD isso deverá resolver desligando o monitor adicional se desejar.
- Não se pode trocar a tela de login e autenticação (tema) não existe mais opção de instalar novos temas e visualizar como era feito no 17.X
No geral, para usuários que utilizem o Linux para atividades diárias vale á pena atualizar e instalar o Mint 18.X sem dúvida. O ganho com relação ao visual e recursos mais modernos compensa!
Se você é um usuário mais conservador, e ainda deseja recursos antigos do KDE 4, prefira ainda fazer um Dual Boot entre o Linux Mint 13/17.X e o 18, já que alguns recursos ainda não foram portados para o Plasma 5.
Em breve traremos novidades sobre o mundo Linux, assim que as novas atualizações forem disponibilizadas.
JMJG
Eng Eletrônico
Se você é um usuário mais conservador, e ainda deseja recursos antigos do KDE 4, prefira ainda fazer um Dual Boot entre o Linux Mint 13/17.X e o 18, já que alguns recursos ainda não foram portados para o Plasma 5.
Em breve traremos novidades sobre o mundo Linux, assim que as novas atualizações forem disponibilizadas.
JMJG
Eng Eletrônico
0 comentários:
Postar um comentário