Samba no Linux acessando as máquinas compartilhadas pelo nome e não pelo IP

Compartilhamento de arquivos via SAMBA no Linux. Acessando as máquinas pelo nome na rede não pelo endereço IP. Descobrindo o nome das máquinas na rede via DHCP. Finalmente o compartilhamento perfeito de arquivos.

Assista ao nosso vídeo, e saiba como acessar uma máquina na rede via SAMBA com seu nome, e não mais pelo endereço IP!


O SAMBA é um excelente serviço no Linux para compartilhamento de arquivos em uma rede Linux/Linux ou Linux/Windows. O serviço funciona perfeitamente, mas para isso algumas alterações devem ser feitas.

Em artigos anteriores mostramos como criar e configurar um compartilhamento usando o "System-Config-Samba". Mas as vezes atualizações ou até mesmo configurações erradas no arquivo "smb.conf", podem gerar falhas no compartilhamento de arquivos.

Um dos problemas comuns é o acesso das máquinas via samba usando o file browser Dolphin,etc. Geralmente é possível se acessar o compartilhamento digitando:

smb:// endereçoIP da máquina

Porém, como muitas redes (incluindo as domésticas) usam o sistema DHCP, descobrir o endereço IP de uma determinada máquina se torna obrigatório para o acesso acima.

Não seria ideal se pudéssemos acessar a máquina pelo seu nome na rede, ao invés do endereço IP? Assim não precisaríamos descobrir o endereço IP toda vez que a máquina fosse ligada.

Com nosso tutorial, compartilhar arquivos no Linux em rede se torna mais fácil e bem útil, igual é feito em outros sistemas.

Mesmo para redes domésticas de poucas máquinas o ideal é se trabalhar com DHCP e acessar pelo nome, e não pelo endereço IP! Quem dirá redes grandes de mais de 100 equipamentos!

Cortesia total de JMJG.

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.