Serviços de Eletrônica e Vídeo Produtora com TÉCNICA E INTELIGÊNCIA!

Prestadora de Serviços Técnicos Eletrônicos.Especializada em serviços EXCLUSIVOS para empresas do setor de eletrônicos e Vídeo Produções.Serviços Especializados para Pessoas Físicas e Jurídicas.CONHEÇA NOSSA EMPRESA!

Uma das Únicas do Brasil.Especializada em Técnologia e Eletrônica!

Vídeo Produtora ESPECIALIZADA para empresas do Setor de Eletrônicos.Vídeo Manuais,Vídeo Treinamentos,Vídeo Aulas de Eletrônica para faculdades,cursos,escolas e MUITO MAIS. Conheça nosso Diferêncial!

Especializada em INFORMÁTICA/LINUX e Segurança ELETRÔNICA

Equipe Técnica especializada em informática atuando desde 1986 no setor!Treinamentos,reparos/manutenções,consultoria e muito mais. CONFIRA!

Prestador IDEAL para empresas do Setor Eletrônico,instaladoras,fabricantes,revendas,Importadores!

Equipe técnica com mais de 10 anos de Experiência em várias linhas de Produtos Eletrônicos.Especializados em Treinamento Técnico,Suporte Técnico,manutenção e muito mais! Veja nosso Diferencial!

Vídeo Produtora Especializada em Web-Vídeo. Mais acessível para Pessoas Físicas!

Somos uma vídeo produtora também focada no público doméstico!Com serviços especializados e de preços mais acessíveis com usarmos técnologia LINUX em nossos equipamentos! CONFIRA!

ESI JMJG Ⓡ SERVIÇOS TÉCNICOS E VÍDEO PRODUÇÕES ESPECIALIZADA.

Empresa Prestadora de Serviços Técnicos Eletrônicos.Especializada em Treinamentos, Suporte Técnico, Reparo/Manutenções de Informática/Eletrônicos.Especialista em INFORMÁTICA/LINUX e SEGURANÇA ELETRÔNICA. Vídeo Produtora Especializada para empresas do setor de Eletrônicos. Atendemos pessoas Físicas e Jurídicas com serviços EXCLUSIVOS e DIFERENCIADOS.Seja qual for tua necessidade nosso Serviço é feito com TÉCNICA E INTELIGÊNCIA!

Nvidia settings não salva opções e ajustes como resolver e corrigir usando comando terminal

Nvidia Settings não armazena ou salva ajustes e configurações. Saiba como resolver o bug no KDE5 para Linux Ubuntu/Mint ou outros derivados.

Depois de publicarmos um artigo sobre como aumentar os FPS no Linux para jogos e performance 3D, muitos usuários experimentaram o problema de armazenamento dos ajustes realizados no "Nvidia Settings".

Com isso apresentamos a solução "palhativa" no vídeo abaixo. Confira:


Acreditamos que o problema possa ser resolvido também atualizando o sistema ou modificando o chmod de algum arquivo, mas estas opções são mais drásticas e podem comprometer o funcionamento do sistema caso não seja feito corretamente.

Se alguém souber de outra solução mais correta, favor publicar nos comentários!

JMJG

Conheça os 9 tipos de Paint para Linux eles até editam fotos como app profissionais



Conheça 9 tipos de programa estilo "Paint" para Linux!  Alguns são mais que simples editores, conseguem editar fotos até com efeitos especiais dignos de um Photoshop! Outros até fazem desenhos para engenheiros/técnicos químicos. 


Para usuários Linux o "Paint" não deixará de existir tão cedo, e na verdade não é apenas um programa básico para edição ou desenho!

Conheça agora 9 diferentes tipos de "Paint" para sistema operacional Linux. Muitos deles conseguem fazer edições com efeitos especiais dignos de um editor profissional (PhotoImpact), e outros até desenhos especialistas (moléculas químicas por exemplo).


Muitos usuários do famoso Windows ficaram tristes pois o programa "Paint" deixará de existir após 32 anos. Sim nas próximas versões do sistema e nas atualizações o guerreiro aplicativo deixará de existir. Na verdade será substituído por outro melhor mas com uma repaginação completa, que deixará o visual antigo no passado!

O Paint era sinônimo de simplicidade e edições rápidas, mesmo usuários leigos sem muito contato com informática, poderiam fazer trabalhos artísticos ou em edições em fotos, tais como: escrever textos em fotos (sem usar o Photoshop), ou desenhar pequenas figuras ilustrativas (sem usar o CorelDraw).

História do Paint 

Um dos primeiros programas a abordar edições de gráficos foi desenvolvido pela Apple Computer, MacPaint foi lançado com o Macintosh em 1984! MacPaint era vendido separadamente e não embutido junto com o sistema operacional, e foi um programa revolucionário pois era uma das primeiras vezes no mundo da informática que um aplicativo conseguia gerar gráficos (linhas e curvas) que junto com outras ferramentas poderia criar imagens. Isso foi possível graças ao hardware avançado do Macintosh comparado com as demais plataformas existentes na época. Seus gráficos poderiam ser usados por outros aplicativos dentro do próprio Macintosh tais como o editor de textos MacWrite.

Sua rival não ficaria de fora, e copiando a ideia, pegou outro projeto em desenvolvimento e tentou licenciar e distribuir junto com seu sistema operacional. O PC PaintBrush foi criado em 1985 pela empresa Zsoft e passou a ser distribuído junto com o Windows 1.0, na tentativa de mostrar aos usuários o que o computador poderia fazer, edições gráficas poderosas gerando imagens e desenhos (sim naquela época isso já era uma enorme e fantástica capacidade). Apesar de tratar imagens de apenas 1bit e totalmente monocromáticos, existiam poucas empresas que desenvolviam ainda softwares nesta categoria (até porque os computadores não tinham muitos recursos para tal).

Com o passar dos anos, o PaintBrush mudou seu nome para apenas "Paint" e se transformou neste visual clássico que todos já conhecem.

Nos sistemas Linux assim como acontece com os demais aplicativos, existem várias versões do "Paint". O mais fiel e tradicional seria o Kpaint originalmente um utilitário de desenho desenvolvido para o gerenciador gráfico KDE. Ele é capaz de editar fotos com formato (BMP, JPEG, JPG, PNG, GIF, PCX, XPM) e efetuar alguns efeitos especiais (ao contrário do Paint original).

Com a evolução do KDE para versão 3.3 o Kpaint foi alterado para o projeto KolourPaint que é exatamente o mesmo aplicativo mas com um design repaginado para o KDE 3.X/4.X e inclusive com a capacidade de editar transparências (PNG, GIF).

Outros "Paints" também existem no Linux, conforme mostramos no vídeo acima, cada qual com sua especialidade e visual. Todos são editores que dispensam o conhecimento completo de edição de fotos, tais como o Gimp, ShowFoto, Digikam.

Como homenagem aos 32 anos do projeto "Paint" fizemos uma foto bem ao estilo anos 80, exatamente como era nos computadores antigos. Para quem conhece bem a informática sabe o que ele representa (o efeito foi criado no KolourPaint).
Foto efeito 1 bit criada usando o KolourPaint
Não percam os próximos artigos, ainda iremos abordar muito o assunto Edição de Imagens/Gráficos nos sistemas operacionais Linux.

100% livre 100% limpo

JMJG
Eng Eletrônico e usuário Linux


Toca Discos TT575 Gradiente o único 100% automático fabricado no Brasil. Veja vídeo

Toca Discos TT575 da Gradiente. O único com sistema de movimentação do braço eletricamente (direita/esquerda) Auto Play e Auto Return. Lift elétrico e cápsula magnética. Parte integrante do conjunto System Energy.


Parte integrante da linha "System Energy" (final dos anos 80, começo de 90), o TT575 foi dotado de funções que nem mesmo as grandes vitrolas RF da Philips tinham! Elevação Elétrica do braço (Lift) e Movimentação Elétrica do Braço (Direita/Esquerda) faziam do TT575 um toca discos único!

Confira no vídeo detalhes do circuito eletrônico, e um completo Review com funcionamento detalhado do TT575RC (modelo com controle remoto)






Gradiente a empresa nacional que revolucionou os anos 70/80/90 com belos projetos de equipamentos eletrônicos. No mundo do SOM, grandes clássicos foram produzidos. Muitos consideram o DD1 como o melhor Toca Discos já produzido. Mas para quem adora tecnologia, o TT575 é o segundo melhor!


Os comandos são feitos via botões pelo painel. Aqui temos as funções: 

  • AutoPlay (Toca sozinho o disco pela primeira faixa) 
  • Cueing (Eleva ou Desce o braço eletricamente)
  • Skip (Junto no botão AutoPlay, pode deslocar rapidamente entre faixas sempre para o lado esquerdo)
  • ARM ( Desloca para Direta ou esquerda o braço com elevação elétrica acionada automaticamente)
  • Auto Return (Retira o braço do Disco e desliga o prato em qualquer posição que esteja)
  • SPEED (Seleciona entre 33 ou 45 rotações)
  • SIZE (Escolhe discos de tamanho 7 ou 12 polegadas)

O TT575 é um toca discos da época de ouro, toda a tecnologia que poderia ser empregada na produção de um Turntable foi usada aqui! O TT575 é dotado de circuitos Digitais!

Aqui dois amplificadores Operacionais LM741 são usados para movimentar os motores do braço e do Lift!



Para movimentar o braço para os lados Direita/Esquerda um Circuito composto no painel com botões e um controlador Digital, envia comandos para o LM741, que aciona as bobinas de um motor lateral. Dependendo do botão acionado a corrente flui para Direita ou Esquerda, causando o movimento do braço por ação de campo magnético. Essa característica única do TT575 faz com que as faixas do disco possam ser acessadas sem intervenção manual do usuário, tudo feito inclusive com a tampa de acrílico fechada!

Poucos Toca Discos fazem isso!


Outro motor mais simples consegue efetuar a elevação do braço (Lift) que também é comandado por outro LM741.



Aqui os dois LM741 são também comandados por outro circuito digital no painel, para efetuar as funções Auto Play e Auto Return.

Outra diferença do TT575 é que não existem chaves mecânicas para acionamento do prato e funções do braço, tudo é comandado com um sistema FotoTransmissor feito por LED. São chaves digitais que evitam problemas de mau contato ou desgaste com o tempo.

Tudo isso faz do TT575 um produto robusto e durável, algo que atualmente não existe.



O mais importante está no Shell (que é destacável), uma cápsula Garrard GC-11 magnética que produz uma boa resposta de frequência (melhor do que as cápsulas cerâmicas). Uma agulha de diamante GS-11 da Lesson completa o conjunto com uma alta durabilidade e qualidade sonora! Vale destacar que o braço ainda era feito de alumínio anodizado e possuía peso e contra peso para perfeito ajuste da agulha (sem danificar o disco).

O modelo TT575RC possuía cabo de controle remoto que conectado no "System Energy" poderia inclusive comandar as suas funções pelo controle remoto do aparelho. 

TT575 mais que um toca discos, é uma verdadeira obra de arte da eletrônica. Mesmo para aqueles que não gostavam da eletrônica atuando, o TT575 poderia ser operado de forma Semi-Automático,  bastando operar manualmente o braço!

O único ponto negativo, é que ele não possuía empilhamento de discos tais como as grandes vitrolas Philips RFXXX. Vale lembrar que as vitrolas RF da Philips, também tinham as funções AutoPlay e AutoReturn, por isso são consideradas automáticas, mas não possuíam Lift nem movimento elétrico do braço!

Este vídeo e artigo, são uma homenagem aos melhores toca discos do Brasil, em especial as empresas Gradiente e Vitrolas Philips RFXXX no qual eu cresci ouvindo música desde 1986!



JMJG
Engenheiro Eletrônico e fã de Discos de Vinil

Graxa Lift Para Toca Discos LP Comparativo e diferenças com a graxa branca de mecanismo

Graxa LIFT X Graxa Branca. Quais as diferenças de aplicação entre cada uma delas. Para Toca Discos a graxa Lift é usada no amortecimento da queda do braço.


No mundo dos eletrônicos antigos (Tape Decks, Toca Discos,etc) diferentes tipos de graxas são usados para o sistema dos mecanismos. Não pensem que é tudo igual! Cada graxa possui diferentes propriedades que garantem à elas, efeitos distintos de lubrificação ou até amortecimento!

Apesar de serem feitas de silicone, as graxas podem possuir diferentes propriedades ( viscosidade e efeitos).

Veja nosso vídeo mostrando sobre as propriedades de duas das graxas mais famosas. Graxa Branca (Silicone lubrificante) e a Graxa Lift (silicone para deslisamento)



No caso dos Toca Discos (turntables) existe um sistema opcional (nem todos tem) que permite que o braço possa ser inserido/retirado do disco de forma suave! Eis o que chamamos de sistema LIFT!

Este sistema pode ser mecânico ou elétrico,acionado por alavanca manual ou botão elétrico, mas independente do tipo, muitos usam uma graxa especial para fazer a função de amortecimento. Essa graxa especial é que  chamamos de "Graxa Lift"

A Graxa Lift possui um enorme poder de viscosidade, é uma graxa bem pegajosa e grudenta. É feita de silicone, o mesmo material da graxa branca, porém aqui sua alta viscosidade torna a Graxa Lift uma graxa com efeito de retenção de movimento e não de lubrificação! 

Ao ficar parada muito tempo, ou até mesmo por deteriorar (muitos anos de uso) essa Graxa fica bem mais endurecida e pode causar problemas de travar completamente o sistema Lift!

Ela deve ser limpa e substituída! 

O problema é conseguir encontrar essa graxa no mercado comum, pois muitos vendem apenas a Graxa Branca de mecanismo, que não é a mesma graxa Lift!

Nem adianta usar óleo de carro, óleo pesado, graxa de carro, ou qualquer outro tipo de lubrificante, pois conforme comentei, a graxa Lift não é bem lubrificante!

Usar qualquer tipo de lubrificante no sistema Lift, fará com que o braço continue caindo com força no disco (podendo danificar a agulha e o disco).

Como não sabemos a composição química da graxa (apenas o silicone) não podemos indicar outro produto com efeito similar. Alguns técnicos alegam que usam óleo silicone com viscosidade 1:1000000 e que supostamente tem o mesmo efeito.... não sabemos!

Outras supostas graxas citadas como alternativa são a HILL 4002 ou a nacional Ingrax Unilit Blue.

Mas estas graxas são de uso industrial e vendidas em grande quantidade, com alto valor! Não vendem em potes de 5/10g! Não compensa comprar sem saber se funciona!

O melhor é comprar a legítima graxa Lift!

Ela pode ser encontrada em SP Capital na região da Sta Ifigênia. Outra busca no mercado paralelo indicou um vendedor na região de Sto André.

Recomendo usar a graxa Lift real, para o correto funcionamento do sistema e o preço fracionado do pote com 5g/10g é muito acessível.

Espero que tenham gostado dessa dica, quem repara Toca Discos como nós também possui a graxa para usar (Não vendemos a graxa Lift, apenas temos para uso nos reparos).

Abraços e até a próxima.

JMJG
Eng Eletrônico

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.