Conheça os 9 tipos de Paint para Linux eles até editam fotos como app profissionais



Conheça 9 tipos de programa estilo "Paint" para Linux!  Alguns são mais que simples editores, conseguem editar fotos até com efeitos especiais dignos de um Photoshop! Outros até fazem desenhos para engenheiros/técnicos químicos. 


Para usuários Linux o "Paint" não deixará de existir tão cedo, e na verdade não é apenas um programa básico para edição ou desenho!

Conheça agora 9 diferentes tipos de "Paint" para sistema operacional Linux. Muitos deles conseguem fazer edições com efeitos especiais dignos de um editor profissional (PhotoImpact), e outros até desenhos especialistas (moléculas químicas por exemplo).


Muitos usuários do famoso Windows ficaram tristes pois o programa "Paint" deixará de existir após 32 anos. Sim nas próximas versões do sistema e nas atualizações o guerreiro aplicativo deixará de existir. Na verdade será substituído por outro melhor mas com uma repaginação completa, que deixará o visual antigo no passado!

O Paint era sinônimo de simplicidade e edições rápidas, mesmo usuários leigos sem muito contato com informática, poderiam fazer trabalhos artísticos ou em edições em fotos, tais como: escrever textos em fotos (sem usar o Photoshop), ou desenhar pequenas figuras ilustrativas (sem usar o CorelDraw).

História do Paint 

Um dos primeiros programas a abordar edições de gráficos foi desenvolvido pela Apple Computer, MacPaint foi lançado com o Macintosh em 1984! MacPaint era vendido separadamente e não embutido junto com o sistema operacional, e foi um programa revolucionário pois era uma das primeiras vezes no mundo da informática que um aplicativo conseguia gerar gráficos (linhas e curvas) que junto com outras ferramentas poderia criar imagens. Isso foi possível graças ao hardware avançado do Macintosh comparado com as demais plataformas existentes na época. Seus gráficos poderiam ser usados por outros aplicativos dentro do próprio Macintosh tais como o editor de textos MacWrite.

Sua rival não ficaria de fora, e copiando a ideia, pegou outro projeto em desenvolvimento e tentou licenciar e distribuir junto com seu sistema operacional. O PC PaintBrush foi criado em 1985 pela empresa Zsoft e passou a ser distribuído junto com o Windows 1.0, na tentativa de mostrar aos usuários o que o computador poderia fazer, edições gráficas poderosas gerando imagens e desenhos (sim naquela época isso já era uma enorme e fantástica capacidade). Apesar de tratar imagens de apenas 1bit e totalmente monocromáticos, existiam poucas empresas que desenvolviam ainda softwares nesta categoria (até porque os computadores não tinham muitos recursos para tal).

Com o passar dos anos, o PaintBrush mudou seu nome para apenas "Paint" e se transformou neste visual clássico que todos já conhecem.

Nos sistemas Linux assim como acontece com os demais aplicativos, existem várias versões do "Paint". O mais fiel e tradicional seria o Kpaint originalmente um utilitário de desenho desenvolvido para o gerenciador gráfico KDE. Ele é capaz de editar fotos com formato (BMP, JPEG, JPG, PNG, GIF, PCX, XPM) e efetuar alguns efeitos especiais (ao contrário do Paint original).

Com a evolução do KDE para versão 3.3 o Kpaint foi alterado para o projeto KolourPaint que é exatamente o mesmo aplicativo mas com um design repaginado para o KDE 3.X/4.X e inclusive com a capacidade de editar transparências (PNG, GIF).

Outros "Paints" também existem no Linux, conforme mostramos no vídeo acima, cada qual com sua especialidade e visual. Todos são editores que dispensam o conhecimento completo de edição de fotos, tais como o Gimp, ShowFoto, Digikam.

Como homenagem aos 32 anos do projeto "Paint" fizemos uma foto bem ao estilo anos 80, exatamente como era nos computadores antigos. Para quem conhece bem a informática sabe o que ele representa (o efeito foi criado no KolourPaint).
Foto efeito 1 bit criada usando o KolourPaint
Não percam os próximos artigos, ainda iremos abordar muito o assunto Edição de Imagens/Gráficos nos sistemas operacionais Linux.

100% livre 100% limpo

JMJG
Eng Eletrônico e usuário Linux


0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.