Graxa Lift Para Toca Discos LP Comparativo e diferenças com a graxa branca de mecanismo

Graxa LIFT X Graxa Branca. Quais as diferenças de aplicação entre cada uma delas. Para Toca Discos a graxa Lift é usada no amortecimento da queda do braço.


No mundo dos eletrônicos antigos (Tape Decks, Toca Discos,etc) diferentes tipos de graxas são usados para o sistema dos mecanismos. Não pensem que é tudo igual! Cada graxa possui diferentes propriedades que garantem à elas, efeitos distintos de lubrificação ou até amortecimento!

Apesar de serem feitas de silicone, as graxas podem possuir diferentes propriedades ( viscosidade e efeitos).

Veja nosso vídeo mostrando sobre as propriedades de duas das graxas mais famosas. Graxa Branca (Silicone lubrificante) e a Graxa Lift (silicone para deslisamento)



No caso dos Toca Discos (turntables) existe um sistema opcional (nem todos tem) que permite que o braço possa ser inserido/retirado do disco de forma suave! Eis o que chamamos de sistema LIFT!

Este sistema pode ser mecânico ou elétrico,acionado por alavanca manual ou botão elétrico, mas independente do tipo, muitos usam uma graxa especial para fazer a função de amortecimento. Essa graxa especial é que  chamamos de "Graxa Lift"

A Graxa Lift possui um enorme poder de viscosidade, é uma graxa bem pegajosa e grudenta. É feita de silicone, o mesmo material da graxa branca, porém aqui sua alta viscosidade torna a Graxa Lift uma graxa com efeito de retenção de movimento e não de lubrificação! 

Ao ficar parada muito tempo, ou até mesmo por deteriorar (muitos anos de uso) essa Graxa fica bem mais endurecida e pode causar problemas de travar completamente o sistema Lift!

Ela deve ser limpa e substituída! 

O problema é conseguir encontrar essa graxa no mercado comum, pois muitos vendem apenas a Graxa Branca de mecanismo, que não é a mesma graxa Lift!

Nem adianta usar óleo de carro, óleo pesado, graxa de carro, ou qualquer outro tipo de lubrificante, pois conforme comentei, a graxa Lift não é bem lubrificante!

Usar qualquer tipo de lubrificante no sistema Lift, fará com que o braço continue caindo com força no disco (podendo danificar a agulha e o disco).

Como não sabemos a composição química da graxa (apenas o silicone) não podemos indicar outro produto com efeito similar. Alguns técnicos alegam que usam óleo silicone com viscosidade 1:1000000 e que supostamente tem o mesmo efeito.... não sabemos!

Outras supostas graxas citadas como alternativa são a HILL 4002 ou a nacional Ingrax Unilit Blue.

Mas estas graxas são de uso industrial e vendidas em grande quantidade, com alto valor! Não vendem em potes de 5/10g! Não compensa comprar sem saber se funciona!

O melhor é comprar a legítima graxa Lift!

Ela pode ser encontrada em SP Capital na região da Sta Ifigênia. Outra busca no mercado paralelo indicou um vendedor na região de Sto André.

Recomendo usar a graxa Lift real, para o correto funcionamento do sistema e o preço fracionado do pote com 5g/10g é muito acessível.

Espero que tenham gostado dessa dica, quem repara Toca Discos como nós também possui a graxa para usar (Não vendemos a graxa Lift, apenas temos para uso nos reparos).

Abraços e até a próxima.

JMJG
Eng Eletrônico

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.