Modificando o Ventilador Automotivo mais eficiente menos barulho mais durável

Modificando adaptação para Ventilador Automotivo. Torne-o mais eficiente, mais durável e gere menos barulho! Um FAN de computador instalado no lugar do motor tradicional será a melhor opção.

No calor intenso, sem ar-condicionado para ajudar o motorista de certos modelos de veículos se vê obrigado a contar apenas com a ajuda do bom e velho ventilador para tentar se refrescar.

O ventilador não resfria o ambiente, mas promove a circulação de ar, principalmente para retirar o ar quente que fica estacionado no painel do carro entre o parabrisas.

Os modelos chineses/nacionais vendidos, geralmente usam motores comuns com contato elétrico em forma de escova, presos numa hélice de 3 ou 4 pás,um conjunto que promove um alto nível de ruído e baixa durabilidade.

Com isso, nosso modelo de testes foi reprovado no quesito durabilidade e barulho!

Mas sugerimos uma nova alteração, usando FAN de computador, Veja no vídeo o resultado!



O FAN de computador é um ventilador eficiente, projetado especialmente para durar muitas horas e fazer o mínimo de barulho possível (hélices aerodinâmicas). Recomendamos um FAN com fluxo de ar maior que > 55 CFM!

Além disso o consumo elétrico é muito menor, a vibração gerada também é baixa o que ajuda a manter o ventilador o mais discreto possível.

Veja os passos que usamos para efetuar a modificação (Somente recomendado para pessoas com conhecimento técnico em eletrônica/elétrica, usuários leigos não façam mudanças sob risco de causar danos elétricos ao veículo!)


  1. Desmontamos o ventilador original (que já tem a carcaça e o suporte de ventosa), retirando o motor queimado e a hélice que fica presa diretamente no eixo do motor.
  2. Soldamos fios extras para o cooler ficar "colado" do lado de fora, diretamente na grade traseira de proteção.
  3. Opcionalmente usamos fios com um resistor de 500Ω para alimentar um LED no 12V (para indicar quando o ventilador é ligado pela chave).
  4. Para colar o FAN na grade usamos superbonder em pouca quantidade apenas nos pontos de contato! Se usar muita cola não poderá retirar o cooler para trocar por outro no futuro! Não use cola quente ou qualquer outra que possa enfraquecer com a presença do calor! O ventilador ficará no carro com temperaturas internas que podem superar facilmente os 45°C!
  5. Procure usar um FAN com fluxo de ar acima de 55 CFM pois produz um vento mais forte. Modelos fracos podem gerar uma brisa muito fraca!
  6. Compre uma grade de proteção para o FAN vendido nas mesmas lojas de computador, obedeça ao tamanho do FAN pois a grade é vendida em modelos de 8/10/12/15cm.
Essa modificação não é comercial, o produto aqui se destina exclusivamente para uso alternativo privado, ao invés do cliente jogar o produto inteiro fora. Queríamos mostrar como reaproveitar um ventilador automotivo velho (motor queimado) adaptando um FAN de computador que servirá perfeitamente funcionando muito melhor que o motor+hélice original!

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Eng Eletrônico

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