O ventilador não resfria o ambiente, mas promove a circulação de ar, principalmente para retirar o ar quente que fica estacionado no painel do carro entre o parabrisas.

Além disso o consumo elétrico é muito menor, a vibração gerada também é baixa o que ajuda a manter o ventilador o mais discreto possível.
Veja os passos que usamos para efetuar a modificação (Somente recomendado para pessoas com conhecimento técnico em eletrônica/elétrica, usuários leigos não façam mudanças sob risco de causar danos elétricos ao veículo!)
- Desmontamos o ventilador original (que já tem a carcaça e o suporte de ventosa), retirando o motor queimado e a hélice que fica presa diretamente no eixo do motor.
- Soldamos fios extras para o cooler ficar "colado" do lado de fora, diretamente na grade traseira de proteção.
- Opcionalmente usamos fios com um resistor de 500Ω para alimentar um LED no 12V (para indicar quando o ventilador é ligado pela chave).
- Para colar o FAN na grade usamos superbonder em pouca quantidade apenas nos pontos de contato! Se usar muita cola não poderá retirar o cooler para trocar por outro no futuro! Não use cola quente ou qualquer outra que possa enfraquecer com a presença do calor! O ventilador ficará no carro com temperaturas internas que podem superar facilmente os 45°C!
- Procure usar um FAN com fluxo de ar acima de 55 CFM pois produz um vento mais forte. Modelos fracos podem gerar uma brisa muito fraca!
- Compre uma grade de proteção para o FAN vendido nas mesmas lojas de computador, obedeça ao tamanho do FAN pois a grade é vendida em modelos de 8/10/12/15cm.
0 comentários:
Postar um comentário