Modificando adaptação para Ventilador Automotivo. Torne-o mais eficiente, mais durável e gere menos barulho! Um FAN de computador instalado no lugar do motor tradicional será a melhor opção.
No calor intenso, sem ar-condicionado para ajudar o motorista de certos modelos de veículos se vê obrigado a contar apenas com a ajuda do bom e velho ventilador para tentar se refrescar.
O ventilador não resfria o ambiente, mas promove a circulação de ar, principalmente para retirar o ar quente que fica estacionado no painel do carro entre o parabrisas.
Os modelos chineses/nacionais vendidos, geralmente usam motores comuns com contato elétrico em forma de escova, presos numa hélice de 3 ou 4 pás,um conjunto que promove um alto nível de ruído e baixa durabilidade.
Com isso, nosso modelo de testes foi reprovado no quesito durabilidade e barulho!
Mas sugerimos uma nova alteração, usando FAN de computador, Veja no vídeo o resultado!
O FAN de computador é um ventilador eficiente, projetado especialmente para durar muitas horas e fazer o mínimo de barulho possível (hélices aerodinâmicas). Recomendamos um FAN com fluxo de ar maior que > 55 CFM!
Além disso o consumo elétrico é muito menor, a vibração gerada também é baixa o que ajuda a manter o ventilador o mais discreto possível.
Veja os passos que usamos para efetuar a modificação (Somente recomendado para pessoas com conhecimento técnico em eletrônica/elétrica, usuários leigos não façam mudanças sob risco de causar danos elétricos ao veículo!)
Além disso o consumo elétrico é muito menor, a vibração gerada também é baixa o que ajuda a manter o ventilador o mais discreto possível.
Veja os passos que usamos para efetuar a modificação (Somente recomendado para pessoas com conhecimento técnico em eletrônica/elétrica, usuários leigos não façam mudanças sob risco de causar danos elétricos ao veículo!)
- Desmontamos o ventilador original (que já tem a carcaça e o suporte de ventosa), retirando o motor queimado e a hélice que fica presa diretamente no eixo do motor.
- Soldamos fios extras para o cooler ficar "colado" do lado de fora, diretamente na grade traseira de proteção.
- Opcionalmente usamos fios com um resistor de 500Ω para alimentar um LED no 12V (para indicar quando o ventilador é ligado pela chave).
- Para colar o FAN na grade usamos superbonder em pouca quantidade apenas nos pontos de contato! Se usar muita cola não poderá retirar o cooler para trocar por outro no futuro! Não use cola quente ou qualquer outra que possa enfraquecer com a presença do calor! O ventilador ficará no carro com temperaturas internas que podem superar facilmente os 45°C!
- Procure usar um FAN com fluxo de ar acima de 55 CFM pois produz um vento mais forte. Modelos fracos podem gerar uma brisa muito fraca!
- Compre uma grade de proteção para o FAN vendido nas mesmas lojas de computador, obedeça ao tamanho do FAN pois a grade é vendida em modelos de 8/10/12/15cm.
Essa modificação não é comercial, o produto aqui se destina exclusivamente para uso alternativo privado, ao invés do cliente jogar o produto inteiro fora. Queríamos mostrar como reaproveitar um ventilador automotivo velho (motor queimado) adaptando um FAN de computador que servirá perfeitamente funcionando muito melhor que o motor+hélice original!
JMJG
Eng Eletrônico
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