Como abrir e acessar arquivos de imagens .ISO no Linux sem gravar em CD/DVD

Como abrir e acessar arquivos de imagem .ISO diretamente pelo gerenciador de arquivos (Dolphin/ Krusader/ Nautilus / Outros) sem gravar DVD/CD no sistema operacional Linux. Montando arquivos de imagem .ISO

Os arquivos com extensão .ISO representam imagens brutas de uma mídia ótica especialmente CD/DVD e até BD o que significa que ele contém uma cópia fiel do disco com todas as estruturas pastas/subpastas/arquivos que contém no disco. Diferente de uma cópia simples, este arquivo contém mais informações detalhadas de um perfeito clone do disco original!

Desta forma os arquivos .ISO são muito divulgados na internet. Mas os arquivos .ISO não podem ser lidos assim diretamente como um arquivo .ZIP/.RAR ele deve ser lido á princípio um programa de gravação de CD/DVD/BD no caso do Linux usando o K3B/Brasero/etc.

Porém muitas vezes não queremos queimar um disco de verdade, e sim somente usar o conteúdo que está dentro do arquivo .ISO então...será que existe uma forma de abrir estes arquivos .ISO diretamente no sistema Linux sem ter que queimar um CD/DVD/BD?

Tem sim, assista ao nosso vídeo e saiba como fazer isso , e acesse o arquivo diretamente do seu file browser preferido!



O programa que mostramos no vídeo tem a capacidade de montar arquivos .ISO em nosso sistema Linux como se fosse uma mídia removível (Pendrive) ou até mesmo um CD/DVD/BD.

Ele consegue fazer isso transformando a imagem .ISO em um caminho de acesso virtual de disco físico, que é montando preferencialmente no seu diretório /home!

Desta forma o arquivo .ISO se torna uma pasta no diretório /home e pode ser acessado facilmente pelo file browser (Dolphin, Krusader, Nautilus, etc).

O importante é destacar que o aplicativo mostrado no vídeo deve ficar aberto durante todo o processo de montagem/desmontagem do arquivo .ISO! 

Deve-se clicar no botão correspondente para desmontar o arquivo .ISO e automaticamente excluir a pasta virtual do sistema! Ela não pode ser excluída normalmente como se fosse um arquivo comum.

Assim poderemos abrir o conteúdo interno acessando todos os arquivos como se eles estivessem realmente gravados em um disco CD/DVD/BD de verdade.

É uma excelente alternativa para rodar programas, jogos ou utilitários de sistema que estão distribuídos em formato .ISO sem necessidade de estragar queimando um CD/DVD. Nem sempre queremos fazer isso, principalmente se estivermos apenas testando.

Para quem sempre procurou uma alternativa no Linux para programas similares que abrem arquivos .ISO em outros sistemas ai está a solução perfeita!

Até a próxima.

JMJG
Instrutor Linux

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.