Formatando graficamente um Disco Rígido ou Pen Drive usando sistema Operacional Linux

Saiba como Formatar Graficamente no sistema GNU/LINUX um Disco Rígido (HD/SSD) ou Pendrive em qualquer formato de arquivos EXT4/EXT3, NTFS , FAT32, FAT16, XFS, etc. 

Formatar= Apagar/Zerar um dispositivo, gravando nele a tabela de partição básica e preparando a estrutura de armazenamento de arquivos e pastas.

Muitos usuários iniciantes e até alguns que usam o sistema Gnu/Linux ainda não conhecem o procedimento de formatação gráfica. Ficam procurando essa função no gerenciador de arquivos (File Browser Dolphin / Krusader/ Nautilus /etc) e não encontram,será uma função escondida nas configurações?

Antigamente este processo era feito via terminal com comandos parecidos como os usados em sistemas D.O.S mas atualmente não precisamos nem abrir o terminal para fazer isso. Tudo pode ser feito 100% graficamente com mais facilidade e rapidez!

A formatação pode ser aplicada em qualquer mídia de armazenamento em disco ou cartão ( HD/ SSD/ Pendrive / Cartões de Memória em geral). O processo aqui mostrado só não se aplica a CD/DVD/BD.

Assista nosso vídeo para conhecer como formatar seu dispositivo no sistema GNU/Linux graficamente!



Para quem não sabe o Gnu/Linux consegue formatar também outras mídias usadas em outros sistemas operacionais (Windows/D.O.S). O sistema de arquivos FAT16 /FAT32/ NTFS também é suportado no Linux para leitura/escrita.

Já os sistemas de arquivos Unix (EXT4 / EXT3/ XFS/ etc) podem ser lidos e escritos em sistemas Linux normalmente, mas não será compatível com sistemas Windows/D.O.S.

Não se esqueçam que PenDrives ou Cartões de Memória devem ser formatados apenas em FAT32, se usar outros formatos incluindo NTFS pode ser que eles não sejam reconhecidos em outros equipamentos ( Televisores/ Rádios MP3 /etc).

Para quem deseja Verificar a mídia em busca de setores defeituosos (Bad Sectors) o procedimento também pode ser feito na mesma ferramenta mostrada no vídeo. Mas como alguns já conhecem esta opção não "recupera" setores defeituosos, na verdade eles são marcados como inutilizados e os dados são movidos automaticamente para uma área sobressalente (spare area).

Se a mídia HD/SSD atinge o limite da área reserva (spare area) o atributo S.M.A.R.T será acionado, indicando que o disco rígido apresenta um problema físico e deverá ser substituído brevemente. 

Não recomendamos tentar reformatar ou reutilizar discos HD/SSD nestas condições, já que estes discos não apresentam mais grau de confiabilidade, e deve ser feito um backup imediato e descartados!

Futuramente traremos outras ferramentas importantes para sistemas operacionais Gnu/Linux, portanto se gostou desta dica continue acompanhando nosso blog.

JMJG
(Instrutor Linux)

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.