Tupã o Supercomputador Brasileiro que agora está ficando obsoleto precisa ser substituído mas o governo não quer liberar verbas. O que pode acontecer ao país se a previsão do tempo falhar de vez?
Supercomputadores são usados em todos os países do mundo para atividades computacionais complexas e de alto processamento. Dentre elas incluem-se as áreas militares, científica, química e de meteorologia.
Os supercomputadores possuem um hardware muito mais avançado se comparado aos computadores comuns (desktop ou servidores), possuem muitos processadores e uma quantidade enorme de memória. além de um tamanho muito maior necessitando também de um sistema de refrigeração especial, e um consumo maior de energia elétrica.
Os supercomputadores não são usados por pessoas comuns, e sim por empresas ou institutos de pesquisas (tais como a NASA), pois custam muito caro.
Para a previsão do tempo são usados centenas de cálculos matemáticos, e também processados gigantescas quantidades de informações por segundo, muitas delas enviadas por sensores e bases meteorológicas espalhadas por grandes quantidades.
No Brasil desde 2010 está em operação o Tupã, o supercomputador responsável por realizar a previsão do tempo em todo território nacional. Na época custou cerca de R$ 50 milhões, e era um dos 30 supercomputadores mais rápidos do mundo! Atualmente não aparece nem na lista dos TOP 500!
Atualmente devido a falta de investimentos e atualizações, ele está praticamente "sucateado" e enfrenta dificuldades em realizar a previsão meteorológica com precisão.
Sim, os supercomputadores também sofrem a famosa "end of life" o que se conhece popularmente como fim de linha. Se os computadores normais que usamos em casa já ficam ultrapassados em questões poucos meses, um supercomputador pode ficar defasado em questão de 2 anos ou menos!
Nosso Tupã está em uso fazem 8 anos! Já enfrentou severas manutenções e o alerta de perigo já foi sinalizado pelo CPTEC.
CPTEC onde o Tupã está instalado. Toda previsão do tempo brasileira parte daqui! |
O CPTEC é o centro principal da meteorologia brasileira, fica na cidade de Cachoeira Paulista, onde o Tupã está instalado, e processa 24hrs por dia, centenas de dados enviados constantemente pelos sensores e bases meteorológicas espalhadas em todo território nacional.
Sem um supercomputador, seria impossível que estes dados fossem processados (segundo algoritmos próprios para a previsão do tempo) e não teríamos famosa previsão com até 7 dias futuros. Com o Tupã defasado, toda a previsão meteorológica brasileira pode sofrer uma pane em questão de dias!
O custo de um novo supercomputador seria maior que R$ 120 milhões, por isso o CPTEC/INPE tentou efetuar um "upgrade" nos processadores ou memória, porém a verba ainda não foi liberada pelo governo!
Para se comprar um novo supercomputador e ser implantado e estar pronto para uso, o tempo é de 2 anos! Isso significa que enquanto o Tupã estava em funcionamento em 2014, o Brasil já teria que ter providenciado a licitação, compra, e instalado outro novo supercomputador para entrar em operação no mínimo em 2016!
Mas qual o motivo de tanta preocupação? A previsão do tempo para muitos é visto apenas como algo casual, para saber se saem de casa com guarda-chuvas ou se pode dar ou não praia no fim de semana, mas a importância da previsão do tempo é muito além disso!
Importância da previsão do tempo para qualquer país do mundo
Comprovadamente a importância da previsão do tempo para um país, impacta diretamente nas atividades agrícolas, econômicas e meio ambiente.
Na geração de energia hidroelétrica (que é maior que 65% no Brasil) o clima tem completo impacto. Precisamos saber a previsão das chuvas para estimar a capacidade de geração e ativação das reservas termoelétricas!
Na agricultura, se precisa saber constantemente o clima para adotar técnicas corretas de plantio, contra-medidas e até planejar semeadura de uma espécie e até mesmo a colheita!
Na aeronáutica, os voos são mais seguros graças a previsão do tempo, que afastam os aviões de tempestades ou regiões de turbulências.
E até mesmo para salvar vidas, prevendo desastres ambientais causadas por chuvas/ tempestades. Desde 2017 a defesa civil dos estado de SP está enviando alertas por SMS para celulares cadastrados, sobre áreas alagadas, áreas de risco fazendo com que as pessoas evitem regiões perigosas de alagamentos ou desabamentos! Em breve este serviço chegará a outras regiões, isso é claro se o Tupã ainda continuar aguentando.
Este alerta sobre o Tupã já foi publicado em vários sites especializados, virou matéria de jornal, mas o assunto ainda continua sendo tratado com descaso pelo governo.
Com tanto dinheiro desviado em corrupções é uma vergonha nacional a situação do Tupã, e se ele vier a falhar em alguns dias, o impacto disso será fatal para todo o Brasil!
Em breve teremos mais problemas em nossas vidas, muito maior que o inconveniente de ser pego de surpresa por uma virada no tempo, será um prejuízo maior que uma ciclone tropical!
Tomara que as autoridades não esperem o tempo fechar para tomar uma providência!
Obs: Supercomputadores em 99% rodam sistemas LINUX como sistema operacional, devido a sua total adaptabilidade, custo , estabilidade e confiabilidade!
0 comentários:
Postar um comentário