Tudo o que você sempre desejou saber sobre Som Áudio em Sistemas Operacionais Linux. Alsamixer Surround e Som via HDMI na placa de vídeo e testes. Vídeo Aula Curso tutorial para iniciantes ou veteranos. Guia definitivo!
Muitos usuários que migram de outros sistemas para o GNU/Linux sempre tem dúvidas quanto ao tratamento do hardware pelo novo sistema. No caso do Gnu/Linux a detecção do hardware é praticamente 99% automática, e o usuário não terá necessidade de instalar Drivers para habilitar seu hardware no sistema.
Somente em raros casos é que se fará a instalação de drivers proprietários no Kernell bem como a reconfiguração manual dos dispositivos.
É o caso do Som, item tão importante quanto ao recurso do vídeo, que exploraremos neste vídeo abaixo em seu total funcionamento e configuração! Curso tutorial aula especial para usuários iniciantes ou até mesmo os veteranos mas que não conhecem ainda o ambiente gráfico KDE 4/5.
Pontos Importantes destacados no vídeo:
Quase 99% das placas de Som Onboard/Offboard são reconhecidas automaticamente pelo Linux e seus drivers já configurados no boot permitindo seu correto funcionamento desde o primeiro. Isso vale para placas de som mais novas ou muito mais antigas, o que do Linux o sistema ideal para ressuscitar aquele computador antigo, no qual o usuário não tenha mais drivers disponíveis para sistemas operacionais Windows.
Alsamixer/QasMixer
O mixer é o sistema de faz a mistura de todos os canais e permite a saída unificada de todos, exatamente como se faz numa mesa de som profissional dos estúdios!
No Linux temos o Alsamixer que realiza isso via comando terminal, ou o QasMixer que efetua o mesmo processo graficamente, todos eles atuando no sistema ALSA de som!
O Alsamixer é mais para ser usado via linha de comando, bastando digitar no terminal exatamente o nome (alsamixer), sem os parenteses, para abri-lo. Ele funciona mesmo sem o ambiente gráfico, portanto já no Linux 100% terminal ele abrirá. Tem a cara do antigo controle de som usados nas placas SoundBlaster dos clássicos sistemas D.O.S de 1980!
O QasMixer é um aplicativo que pode ser instalado facilmente via gerenciador de aplicativos, é que aciona a função do mixer gráfico permitindo controlar o volume dos canais, bem como ativar as funções Surround (5.1/6.1/7.1) e muito mais. O QasMixer também cria um ícone (Tray Icon) que fica localizado perto do relógio na barra de ferramentas do KDE, assim os usuários podem abrir o mixer como já fazem em outros sistemas operacionais.
Testando o Som 5.1/6.1/7.1 Surround.
Para chips de som OnBoard 99% deles já possuem a função 5.1/6.1/7.1. O Linux já configurará automaticamente o driver, porém a função Surround (5.1/6.1/7.1) deve ser habilitado no AlsaMixer/QasMixer
No Alxamixer haverá a opção de canais que deverá ser habilitado conforme abaixo. Se estiver 2ch o sistema estará operando apenas em STEREO mesmo que tenha conectado caixas Surround!
No Qasmixer a opção de canais de áudio poderá ser selecionada facilmente de modo gráfico conforme abaixo. Se estiver 2ch o sistema estará operando apenas em STEREO, mesmo com caixas Surround conectadas nas saídas.
Feito isso, o usuário poderá abria as configurações do sistema (painel de controle) dentro do ambiente gráfico (KDE 4/5) e realizar o teste de som para provar se a configuração e a conexão das caixas está correta.
Nesta opção cada botão irá gerar um tom de teste na saída dos canais individuais. Para sistemas 5.1 por exemplo haverá a imagem parecida com a que mostramos acima. Se apenas existir 2 botões (esquerda/direta) o sistema estará operando em modo STEREO 2 canais, volte no alsa e habilite 4ch/6ch/8ch. Caso nos controles do ALSA não tenha mais opções além de 2ch, sua placa de som não tem função Surround (placas mais antigas)!
Pronto nosso som 5.1 estará funcionando perfeitamente.
Som HDMI via placa de Vídeo ( caso a placa de vídeo Suporte)
Também é possível utilizar o som da saída HDMI de sua placa de vídeo, caso ela tenha essa função (não são todas). Mas para isso, o usuário deverá instalar o driver proprietário AMD/NVIDIA de sua placa no sistema Linux!
Somente assim o driver de áudio digital HDMI será automaticamente habilitado. Caso sua placa não tenha essa função o próprio driver não trará essa função configurada!
Novamente nas configurações do sistema (painel de controle do sistema) poderá ser possível testar os canais do som, normalmente o som HDMI é 2ch (STEREO).
Cada botão irá gerar um tom de teste nos canais esquerdo ou direito. Se não estiver ouvindo nada, é importante lembrar que somente TV/MONITOR terá alto-falantes embutidos! Caso esteja usando apenas um monitor, certamente ele não terá alto-falantes internos e ajuste de volume, por isso não terá nenhum som!
Caso esteja usando um TV/Monitor verifique os níveis de controle de volume, se está baixo ou mutado! Por último alguns drivers como é o caso da NVIDIA habilitam duas portas HDMI de saída, veja no "PERFIL" qual saída de HDMI está sendo usada. No exemplo acima estamos usando a "Saída de Digital Stereo (HDMI2)" se usar a (HDMI1) não terá som! Altere essa opção para a outra seleção e teste agora deverá funcionar!
Com isso explanamos quase tudo que se precisa saber de som em sistemas operacionais Linux para usuários iniciantes neste sistema ou até mesmo para usuários de outros sistemas gráficos que não sejam o KDE4/5.
Mude para Gnu/Linux o único sistema que permite que seu computador funcione sempre potente, livre de vírus e 100% legalizado!
Até a próxima meus amigos do Pinguim!
JMJG
Instrutor/usuário LINUX
0 comentários:
Postar um comentário