Microsoft faz o Windows 10 mais amigável e compatível com sistemas Linux

Tendência Futura mostra que o Windows poderá se tornar um sistema operacional Linux, será verdade? O Windows 10 já integra uma parte da tecnologia Linux com funções bash e até instalação de qualquer sistema Linux sem usar máquina virtual! Confira!

Por anos a rivalidade entre Windows e Linux na questão técnica foi marcada por total incompatibilidade do Windows para qualquer função existe no Linux (incluindo rodar aplicativos, instalação ou adotar qualquer parte da tecnologia OpenSource). Mas parece que isso está chegando ao fim. Não é de hoje que a Microsoft estuda o Linux e até integrava no Windows de modo discreto muitas novidades e tecnologias desse sistema.

O Linux sempre ofereceu suporte para os usuários Windows, permitindo que muitos aplicativos e jogos Windows rodem no Linux através do W.I.N.E ou até por uma máquina virtual Windows instalada no Linux. Mas parece que o futuro do Windows poderá ser um sistema híbrido Linux oferecendo o melhor dos dois mundos dando mais segurança, estabilidade e performance que os sistemas Linux possuem, isso poderia mudar completamente o foco da Microsoft ao integrar tecnologia Opensource.

A Microsoft (que já era por anos patrocinadora de sistemas Linux tais como o RedHat) parece ter entendido que integrar ao Windows 10 funções do sistema Linux poderá trazer muitas vantagens principalmente no quesito de programação para novas funções e aplicativos! Isso foi feito graças a uma parceria da Canonical ( mantenedora do Ubuntu) com a Microsoft.


O Bash do Linux já está integrado no Windows 10 e com isso programadores podem ter acesso as mesmas condições presentes no sistema Linux, oferecendo um certo suporte Linux dentro do Windows 10. Isso ainda não significa que o Windows possa rodar programas de Linux, mas que o Windows possui uma parte da mesma tecnologia Opensource que o Linux possui. Isso representa um avanço na mentalidade da Microsoft, pois muitos programadores já trabalham com sistemas Linux e código aberto, o que significa que a portabilidade entre os sistemas estaria se tornando oficial!

A princípio isso está disponível apenas para o Windows 10 build 14316 e apenas para processadores 64 bits. Para ativar o Bash o usuário deverá instalar uma atualização no Windows dentro no modo desenvolvedor, isso instalará um patch do Ubuntu para habilitar o bash dentro do Windows 10.

Isso permite que o usuários possam executar os mesmos comandos do Linux no ambiente terminal, abrindo o famoso console do Windows.

Outra novidade é a possibilidade de se rodar os mesmos ambientes gráficos do Linux dentro do Windows 10, ou seja, rodar XFCE, LXDE, Unity, KDE5 ,etc.

Apesar de isso ser apenas um Beta e não recomendável para uso diário, é algo inédito em toda a história da informática! Jamais era permitido no Windows se rodar qualquer coisa de algum sistema operacional, muito menos Linux.

Para finalizar a Microsoft na Build 2017 permitiu que usuários Windows possam baixar e instalar sistema Linux diretamente pela Windows store!

Aliás o Windows Store foi inspirado no Gerenciador de Aplicativos Linux, que sempre permitiu a instalação de aplicativos graficamente em apenas um clique de mouse!

Começando por Ubuntu / Fedora / OpenSuse e agora praticamente permite instalar qualquer distribuição Linux!

Sem usar máquina virtual, o sistema Linux ficará integrado ao sistema do Windows 10, como um subsistema rodando como se fosse um aplicativo ( Office por exemplo). E o Linux integrado será capaz de rodar aplicativos Linux padrão e ainda usar todos os recursos do computador ( porta Usb, mídias de armazenamento, etc).

Isso é um salto revolucionário no mundo Microsoft, finalmente eles se deram conta de que o Linux possui muitas vantagens do código aberto, e que o Windows iria se beneficiar delas, fazendo com que muitos usuários deixem de usar o famoso Dual Boot para adotar um sistema híbrido Windows+Linux!

Ainda está cedo para dizer se o Windows futuramente se transformará numa distro 100% Linux, o mais provável é que sejam fundidas muitas ferramentas do Linux dentro do Windows, tornando o sistema da Microsoft um sistema híbrido que possuirá duas tecnologias Windows+Linux integradas.

Assim muitos usuários Windows também teriam acesso ao Linux dentro do mesmo ambiente, sem necessidade de fazer dual Boot, e rodar o sistema Linux para acesso a internet de modo mais seguro (acesso à bancos, compras ,etc) e talvez até aplicativos Linux inéditos e não disponíveis para Windows até então.

Resta saber contudo como ficaria o quesito dos jogos! Atualmente no Steam apenas alguns jogos do Windows podem rodar no Linux ( CSGO por exemplo). Restaria saber se a Microsoft ainda continuará usando sua renderização gráfica proprietária DirectX ou mudaria para o OpenGL, assim muitos jogos do Windows poderiam rodar no Linux nativamente e vice versa..

Seja como for, nunca na história da informática um sistema Windows esteve tão perto do Linux como agora, e seja como for o futuro dessa parceria uma coisa é certa, o Windows será completamente reformulado e se tornará um sistema mais aberto e com os mesmos benefícios oferecidos pelos sistemas Linux.

Alguém se lembra disso na época em que o Bill Gates trabalhou com Steve Jobs no Apple Lisa/Macintosh? Sim, nasceria o Windows que foi na verdade um sistema gráfico do MS-DOS, porém era a Apple que iria lançar primeiro, dando origem a grande briga entre Jobs X Gates.

Desta vez a Microsoft fez o certo, sem realizar uma quebra de sigilo comercial ou uma manobra de concorrência desleal.

Parabéns a Microsoft por finalmente compreender e aceitar o Linux e futuramente estar realizando grandes passos rumo ao mundo Opensource!

Vamos aguardar para ver como ficará futuramente o novo Windows...

JMJG
Eng Eletrônico, trabalhando com informática desde 1986

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.