PSENSOR para GNU/Linux Monitoramento de Hardware Temperaturas e Velocidade de RPM de Ventiladores

PSENSOR para Sistemas Gnu/Linux. Monitore as temperaturas e sensores RPM do seu computador em Tempo Real! Carga da CPU e Memória RAM com Gráfico e Histórico Completo! O melhor aplicativo. Vídeo Demonstrativo e Instalação. 

Sem dúvida, o monitoramento de Hardware se tornou muito importante nos sistemas operacionais modernos. Para quem tem sistemas operacionais GNU/Linux existem excelentes aplicativos em forma de Gadget que podem ser instalados. principalmente para quem usa ambiente gráfico KDE, mas para quem usa outros ambientes gráficos (Gnome, LXDE,XFCE, FluxBox, Mate,etc) pode não ter os Gadgets do KDE disponíveis.

Apresentamos o PSENSOR para sistemas GNU/Linux! O PSensor é um aplicativo escrito em GTK+ que é uma verdadeira central de monitoramento de Hardware! 

Com o Psensor podemos obter leituras em tempo real, das medidas de temperatura de CPU, FAN, Mobo, Discos Rígidos, além de carga de uso de CPU e Memória RAM dinamicamente.


Assista ao Vídeo abaixo e saiba como instalar e Configurar o PSENSOR em seu sistema operacional GNU/Linux.



Antigamente me lembro de ter obtido resultados semelhantes com os pacotes do LM-Sensors instalado, de fato o Psensor faz a mesma coisa,apenas recolhendo as informações obtidas pela leitura dos sensores, e amostrando de uma forma gráfica! 

Mas muitos ainda podem achar falta de outras informações, tais como as tensões da fonte de alimentação (+12V,+5V, 3,3V). Mas o foco do Psensors são os sensores de temperatura e rotação, e não os sensores de voltagem.

Até mesmo para quem possui placas gráficas pode-se ainda obter a temperatura da GPU em conjunto, bem como as temperaturas dos sensores dos Discos Rígidos.


O que houver de sensor de temperatura ou rotação instalado no sistema, poderá ser exibido pelo PSensor.



Caso o usuário ache falta de algum sensor, poderá adicionar o pacote correspondente para complementar as leituras dos sensores.

Instale os Pacotes lmsensor e libsensors4, assim terá disponível leituras completas de temperatura/rotação.

Se mesmo assim ainda não puder habilitar a leitura de algum sensor, pode ser que esteja faltando algum outro pacote necessário ou ainda que sua placa mãe não tenha o sensor instalado de fábrica.

Achamos o PSENSOR uma das melhores opções para se monitorar o Hardware no Linux, ainda temos um gráfico amostrando o histórico com a média dos valores, e a qualquer momento podemos ir no canto do relógio e abrir um mini-painel, que exibirá em tempo real, a medida dos sensores.


Com o PSENSOR se poderá ainda definir um alarme (alerta) para uma determinada temperatura ou rotação. Isso poderá ser feito individualmente para cada um dos sensores. Uma notificação será exibida caso a temperatura suba ou desça nos valores determinados pelo usuário.

PSENSOR foi testado no sistema Linux da família Ubuntu com ambiente gráfico KDE, mas funciona também com outros sistemas e ambientes.

Instale o Psensor em seu sistema Linux e monitore seu Hardware a qualquer momento em tempo real!

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.