Bloqueando Arquivos PDF com LibreOffice Draw Senhas contra edição

Bloqueando Arquivos PDF dentro do pacote LibreOffice para sistemas Linux Windows e Mac. 


Editar um arquivo PDF antigamente era uma tarefa difícil, devido as propriedades originais do PDF que foi criado pela Adobe SystemsⓇ em 1993. O conceito do PDF era permitir sua leitura/escrita independente da plataforma utilizada e principalmente do programa gerador (Pacote Office ou qualquer outro).  De todos os aplicativos testados,o Draw é o que tem o uso mais fácil e intuitivo além de ser 100% Gratuito e disponível em várias plataformas!

Ninguém dá ao Draw créditos à sua verdadeira natureza vetorial, já que o Inkscape ou até mesmo Corel Draw ou Illustrator são muito mais populares e usados, porém em editar PDF gratuitamente, o Draw terá que ter seu reconhecimento.

Para mim também foi uma grande surpresa quando abrir meu LibreOffice carreguei um arquivo PDF no Draw, ele abrir e pude editar facilmente qualquer campo, ou inserir imagens ou ainda gráficos vetoriais!




Mas, e onde fica a segurança do PDF?

Em algumas situações o arquivo em PDF não poderá ser editado, fato que pode ser comprovado em documentos oficiais, contas à pagar, boletos, comprovantes em geral, livros, revistas ou até mesmo documentos na qual seu editor não desejar perder seu conteúdo ou direitos autorais sobre o mesmo,ou ainda situações que possam gerar fraude! Imagine criar um livro, gerar o PDF e outro ir lá e mudar seu nome?! Muita sacanagem....  Ou ainda alterar um documento oficial!...Neste sentido o PDF tem algo que outros formatos de documentos não possuem, proteção contra edição!

O próprio LibreOffice permite criar documentos protegidos contra edição em suas propriedades do PDF! Para bloquear a edição do arquivo PDF gerando o mesmo pelo próprio LibreOffice (qualquer um dos seus programas), basta o usuário criar Senhas de Abertura e Alteração!



Veja abaixo no Vídeo Como fazer isso:


Na Aba "Segurança", defina Senha de Abertura (que permite ao usuário abir e ler o documento), e defina Senha de Permissão ( que irá permitir abrir o arquivo PDF para edição completa!)


Depois marque nas caixas as alterações que deseje, impressão ou Alterações (deixe Não autorizada para bloquear qualquer edição, caso o usuário não tenha a senha de permissão)!

Depois mesmo que o usuário queira abrir seu documento pelo LibreOffice Draw referido acima, se ele não souber a senha de permissão, e tiver somente a senha de abertura (leitura), será exibida a seguinte mensagem:



Ahã! Gotcha! Para o usuário poder editar o PDF no LibreOffice Draw é preciso que ele abra o documento com a senha de Permissão (que somente o criador terá e não irá distribuir), com a senha padrão de abertura nem o Draw conseguirá abrir o documento!

Com a senha padrão de abertura, o usuário poderá apenas Visualizar normalmente o PDF em qualquer outro programa (Abobe Reader, Okular, Foxit,etc)...

Então a segurança dos arquivos PDF ainda continuam garantidas mesmo com os editores PDF em alta! Somente é preciso que o criador/editor faça o bloqueio com as senhas acima!



Então se quiser que seu documento PDF não seja editado por mais ninguém, entre no próprio LibreOffice e faça o bloqueio com as senhas.  Libere ao público apenas a senha de Abertura para que possam visualizar o arquivo, mas nunca forneça a senha de permissão, essa fica contigo para que apenas você possa edita-lo dentro do Draw por exemplo.

Editar PDF é muito útil quando não se tem mais o arquivo original que gerou o PDF, porém não é nada interessante para documentos oficiais ou outras situações que podem permitir fraudes ou violações de direitos autorais! 

Com isso a edição do arquivo PDF deve ser apenas permitida para documentos abertos (SEM Senhas ou proteções), e neste quesito o LibreOffice Draw funciona perfeitamente! 

Se tu deseja que editem seu PDF, gere ele sem nenhuma proteção ou senha, mas se deseje proteção de segurança, crie o PDF com senhas de permissão! 

# Ficaadica!

JMJG
Eng Eletrônico/ Instrutor GNU/LINUX!

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.