Editor de PDF para Linux Windows e Mac Gratuito e Completo Pacote LibreOffice Draw

Editor de Arquivos PDF Completo e Gratuito dentro do pacote LibreOffice para sistemas Linux Windows e Mac. 


Editar um arquivo PDF antigamente era uma tarefa difícil, devido as propriedades originais do PDF que foi criado pela Adobe SystemsⓇ em 1993. O conceito do PDF era permitir sua leitura/escrita independente da plataforma utilizada e principalmente do programa gerador (Pacote Office ou qualquer outro). 

Para se editar um PDF já produzido, é um processo que exige um programa especial, na qual consiga abrir o PDF diretamente como um arquivo nativo e permita que o mesmo seja editado e depois salvo novamente com outro nome!



Isso era meio complicado pois muitos aplicativos nunca permitiam abrir PDF diretamente como nativos, até que finalmente descobrimos que existe um excelente aplicativo que permite edição completa do PDF de forma 100% Gratuita!

Eis que o Pacote LibreOffice traz o Draw, originalmente um editor vetorial de imagens tais como o Inkscape ou Corel Draw! Jamais imaginávamos que o Draw do Libreoffice fosse também capaz de abrir nativamente arquivos PDF e permitir sua edição.




Mas Atenção! Somente Arquivos em PDF Abertos é que podem ser editados. Os protegidos com senha contra edição não podem! No caso será necessário saber a senha de edição para que no Draw se possa editar.

E não apenas editar o Texto, como incluir Imagens, gráficos e formas desenhadas, além de qualquer outra alteração. Talvez pela sua poderosa capacidade de edição vetorial, o permitiu tratar arquivos em PDF com mais facilidade, não sabemos....

Mas foi uma agradável surpresa, já que naturalmente se esperava que o Writer (similar ao Editor de Textos) é que deveria fazer essa função!Mas não, é o Draw que executa a edição do PDF dentro do pacote LibreOffice.


De todos os aplicativos testados,o Draw é o que tem o uso mais fácil e intuitivo além de ser 100% Gratuito e disponível em várias plataformas!

Ninguém dá ao Draw créditos à sua verdadeira natureza vetorial, já que o Inkscape ou até mesmo Corel Draw ou Illustrator são muito mais populares e usados, porém em editar PDF gratuitamente, o Draw terá que ter seu reconhecimento.

Para mim também foi uma grande surpresa quando abri meu LibreOffice carreguei um arquivo PDF no Draw, ele abriu e pude editar facilmente qualquer campo, ou inserir imagens ou ainda gráficos vetoriais!

# Ficaadica!

JMJG
Eng Eletrônico/ Instrutor GNU/LINUX!

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.