Projeto de cabo MIDI Antigo DB25 e Conector DIN para instrumento musical e computador antigo. By ESIJMJG

Projeto de Cabo MIDI antigo conector DB25 e Conector DIN para instrumento Musical Vintage e Computador Antigo. By ESIJMJG

MIDI- Musical Instrument Digital Interface criado em 1982 pelos fabricantes japoneses e Norte Americanos, é uma interface especial para estabelecer um padrão de conexão universal entre instrumentos musicais e seus acessórios, incluindo o computador. Em Português seria algo como " Interface Digital para Instrumento Musical". 

Acontece que o famoso cabo MIDI não é simplesmente um cabinho comum com fios, existe um circuito eletrônico interno, que será responsável por fazer o acoplamento entre o instrumento musical e outros produtos. 

Em cada instrumento musical, existe duas portas de conexão MIDI IN e MIDI OUT.

O MIDI IN é a entrada de sinais vindo de outro instrumento ou da interface do Computador. 

O MIDI OUT é a saída de sinais do instrumento musical para outro instrumento ou para a interface do Computador.

Os conectores do MIDI IN e MIDI OUT são os famosos DIN-5 de 5 pinos, os mesmos usados em antigos gravadores de Tape Deck e dos teclados de computadores padrão XT/AT.

E no caso de computadores, eles necessitam possuir uma placa de Som com conector MIDI especial, que é feito também pela porta do JoyStick dos jogos. Este conector é no padrão DB15 que é padronizado justamente para isso. Somente placas de Som com circuito MIDI é que possuem este conector embutido no seu espelho.

Na foto acima podemos notar a presença do conector DB15 Preto na Esquerda, antes das conexões P2 de áudio. Ele pode mudar de cor (amarelo) ou posição (direita) mas sempre será o mesmo formato e função!

Como somos amantes do vintage, e também temos um instrumento musical antigo e um computador antigo com placa de som MIDI, vamos desenvolver o projeto do Cabo MIDI conforme orientado na Internet em esquemas já liberados pela Sound Blaster!

Confiram em nosso Vídeo como fazer o projeto do Cabo MIDI antigo para usar. Mais abaixo detalhes do esquema elétrico e valores dos componentes usados.




Esquema/Componentes para o Projeto da Placa MIDI-Vintage

Para a montagem da Placa ou Wire-UP da MIDI-Vintage, vamos passar abaixo o esquema elétrico correto, bem como a lista de componentes para se montar a mesma.

Vale lembrar que o esquema elétrico possui várias versões pela internet afora, sendo que algumas estão até incorretas! Nós já corrigimos isso alterando o desenho para o esquema de conexão aferido em nossos testes do vídeo!

Importante notar que o cabo MIDI na verdade é composto por dois circuitos separados! Um que conecta o instrumento musical ao computador e outro que conecta o computador ao instrumento musical, ou seja dois caminhos diferentes. Isso significa que um circuito não interfere no outro e que devemos conectar os dois se quisermos ouvir ou gravar arquivos MIDI do computador para o instrumento e vice-versa.

Importante deixar bem claro que este projeto é destinado apenas aos instrumentos que não usem conexão USB mais moderna, e sim através de pinos DIN-5 padrão! O cabo MIDI USB é totalmente diferente deste.


Midi Instrument To Computer: É a parte do circuito MIDI que conecta o instrumento musical ao computador, o MIDI OUT do Instrumento do plug DIN-5 conecta-se ao MIDI IN do Cabo! Nele temos um Opto-Isolador/Acoplador feito pelo circuito integrado 4N35 que serve justamente para dar proteção aos sistemas conectados bem como retransmitir com maior potência os níveis de sinal digital. A saída é feita pelos pinos 8,15,5 do DB15 conectado a placa de som padrão Sound Blaster. A saída é pino 4,5 do DIN-5 do instrumento.

Computer to Midi Instrument: É a parte do circuito MIDI que conecta o computador ao instrumento musical, através do conector DB15 da placa de som. O Cabo de saída MIDI OUT deverá ser plugado no MIDI IN do instrumento musical! Nessa parte do circuito temos um Buffer de sinais feito pelo circuito integrado 7407 (TTL) e as saídas são os pinos 8,12,5 da placa de som. Importante dizer que o MIDI OUT aqui possui um aterramento feito no pino 2 (Shield) do conector DIN-5, sem isso o circuito não funcionará. A Entrada é pino 4,5 do DIN-5 do instrumento.

Lista de Componentes

Componente       Valor  Quantidade
 Resistor   270Ω  1
 Resistor  1KΩ
 Resistor  4,7KΩ  1
 Resistor  220Ω  2
 Capacitor Cerâmico 25V  22pF  2
 Diodo de Sinal  1N4148  1
 Conector      DB15 Macho  1
 Conector   DIN-5 Macho  2
 Circuito Integrado  7407  1
 Circuito Integrado  4N35  1
 Cabo Manga   2 Pares  3 metros
 Cabo de Microfone  Com Blindagem  3 metros

Pinagem do DIN-5
Adicionar legenda

Pinagem do DB-15
Adicionar legenda

Deixo claro que o projeto da placa PCB do vídeo foi da ESIJMJG, de modo que não poderemos deixar os arquivos CAD da mesma disponível para download! Cada um tem que fazer a sua. Mas no caso de quem não estiver prático em fazer ou deseja apenas a placa pronta, poderemos tentar negociar sobre isso, entre em contato conosco para cotação sobre ela. Mas não vendemos placas em grande quantidade, apenas um kit para hobby e pessoas físicas apenas! Não pretendemos tornar o uso deste kit comercial já que o mesmo é antigo e atualmente apenas conexões USB são realizadas entre os instrumentos e os computadores.

O Vídeo nem o artigo aborda com detalhes ricos como fazer o cabo, mas para quem é técnico/Engenheiro Eletrônico poderá fazer seu projeto sem nenhum problema!

Vamos testar o nosso cabo? Claro! Mas isso fica para o próximo artigo.

JMJG
Eng Eletrônico

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.