Testando o Cabo MIDI Vintage num Computador com Linux- Software RoseGarden

Testando o Cabo Midi Vintage num Computador com Linux. Usando o Software RoseGarden.


Após a construção do nosso cabo MIDI no artigo anterior, chegou a hora de testar finalmente com nosso instrumento musical e nosso computador vintage.

Antigamente nos anos 1990 usávamos um software sequenciador chamado "CalkeWalk" que funcionava em ambiente Windows 9X, mas atualmente fizemos os testes e não conseguimos efetuar a gravação de MIDI com ele. Por isso resolvemos refazer os testes usando sistema Operacional Linux, que é mais moderno e também roda em computadores mais antigos.  

Em ambos os casos no vídeo de teste que fizemos usando um Pentium III com Windows XP no CalkeWalk, e usamos um Dual Core com Linux Kubuntu 19.04 com o RoseGarden.

O Software Sequenciador é necessário para poder Gravar/Reproduzir arquivos MIDI entre o instrumento musical e o computador e vice-versa! Sem ele não poderemos fazer nada, apenas o cabo não garante o funcionamento completo do sistema MIDI, o cabo é apenas uma interface!

Assistam no Vídeo Abaixo como foram os testes com nosso cabo MIDI construído anteriormente.




Para usuários Linux será uma surpresa saberem que o RoseGarden funcionou perfeitamente e melhor do que o CalkeWalk original, talvez tivéssemos dificuldades em usar o antigo software ou algum problema de hardware na máquina, mas não conseguimos fazer a gravação de arquivos MIDI do instrumento musical para o Software CalkeWalk. Mas conseguimos tocar um arquivo de som MIDI do computador para o instrumento musical.

Já com o RoseGarden conseguimos realizar as duas operações tranquilamente, provando que o cabo MIDI funciona perfeitamente!

Usamos um antigo teclado Yamaha PSR-300 e ele pode ser controlado perfeitamente com o RoseGarden, incluindo a mudança de instrumento remota via seleção do banco, apenas que a diferença entre o código mostrado na tela e no display do instrumento era de uma unidade (o instrumento 33 no RoseGarden é 32 no teclado Yamaha).

Com pouca literatura sobre o PSR-300 na internet, e pouco tutorial sobre MIDI-Vintage até que conseguimos desvendar bem os mistérios do sistema, já que também nunca tinhamos trabalhado com MIDI antes!

O Linux tem a vantagem de subir os drives da placa de som automaticamente, algo que o Windows não consegue, então teria que ficar na internet "caçando" os drivers da placa de som para habilitar o MIDI.

E como o processo funcionou bem com o cabo MIDI DB15->DIN5 também funcionaria com um cabo USB, no caso do RoseGarden. Mas o objetivo aqui é testar o cabo que fizemos na moda antiga.

A única especificação para o RoserGarden funcionar é que precisamos instalar o Jack no Linux. O Qjackctl consegue efetuar graficamente as conexões entre a placa de som, o MIDI e a interface do RoseGarden.


Aqui está uma foto com exemplo de ligação que precisamos realizar via Qjackctl para que possamos ouvir o MIDI tocando do computador no instrumento musical e também gravar uma MIDI do que tocamos no instrumento para o computador. 

Em breve traremos mais detalhes sobre isso em outro vídeo, no próximo artigo, o último sobre MIDI que faremos.. Não percam!

JMJG
Eng Eletrônico

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.