Aula 1- História do Sistema Operacional Windows Linux e o bom e velho MS-DOS

Aula 1- Sistema Operacional (Windows/Linux) e MS-DOS Comandos Básicos

(esta aula estará futuramente "algum dia ??/??/??" disponibilizada em forma de vídeo em nosso canal de vídeos, produzido como série em documentário sobre Informática).

Devido a Exclusividade dos sistemas operacionais da Apple, iremos apenas fazer referências sem detalhar muito tecnicamente o mesmo, devido até não conhece-lo em profundidade. Focaremos no curso em Windows e GNU/LINUX.

Hardware X Software

Hardware e Software são termos técnicos que devemos entender, pois são muito diferentes. O Hardware é tudo que é físico na maquina tais como (placas de circuito impresso, componentes eletrônicos, periféricos,discos rígidos, ventiladores, processador, memórias,placa mãe,fios e cabos) enfim é tudo que se tocar com as mãos.

 O hardware são todos os componentes físicos que compõe uma maquina ou um produto computadorizado. O problema é que hardware sozinho não consegue fazer cálculos, tomar decisões, ou interagir com o usuário. Para isso é necessário um elo de ligação, uma inteligência.

 O software é esta inteligência que funciona em parceria com o hardware é algo como uma abstração, não podemos pegar com a mão,mas sabemos que ele existe. O Software opera diretamente dentro da máquina, é escrito usando as famosas "linguagens de programação" e por isso são popularmente conhecidos como "programas/aplicativos". Nenhum hardware pode funcionar sozinho sem um software específico (mesmo um teclado ou mouse) pois precisa de um driver/controlador que é um software no fundo.
 Tal como nosso corpo humano, precisa dos codigos de DNA e celulas para funcionar, qualquer maquina computadorizada precisa de um código de instrução para lhe dar atribuições, e funções que é conhecido por software
Software são códigos, em linguagem de máquina, que podem ser programados por várias linguagens de programação especificas (C,C++,C#,Visual Basic,Java,Perl,etc), formando os conhecidos programas ou ate mesmo sistemas operacionais inteiros.

Os softwares são os que que fazem os computadores serem funcionais no dia-dia é o que literalmente podemos interagir. O profissional que cria os softwares são conhecidos por programadores, que dominam uma determinada linguagem de programação. Mas para criar um software com essa linguagem é necessário outros softwares especiais. Os computadores só entendem a linguagem dos 0 e 1, então os programas escritos nestas linguagens, devem ser "convertidos" para a linguagem do computador! Isso é feito num software especial chamado "compilador" (tradutor para linguagem digital de baixo nível).

O paradigma do ovo e da galinha, pois sem um software não é possível criar outro software, pois o hardware da máquina não pode criar softwares. Para tanto é necessário possuir um software principal que habilite máquina para ela estar funcional.

Conhecido também por Software Operacional da maquina ou simplesmente SO, representa um conjunto de outros programas que vão habilitar o computador propriamente dito, para que ele esteja apto a ser usado por outros programas e pelo seu usuário.
Linus Torvalds Inventor do Linux
Dentro dele está o Kernel o código principal do sistema operacional, que vai carregar os demais programas automaticamente. O SO controla as interfaces entre o computador e o seus usuários, além de promover o gerenciamento das tarefas ou jobs que serão executadas pelo processador, gerenciar automaticamente a memoria do sistema e executar funções para que o equipamento esteja pronto para uso.

O sistema operacional existe porque os hardwares da máquina, suas placas eletrônicas, chips e componentes não conseguem carregar sozinhos os programas. Para se carregar um programa é necessário um sistema operacional, o mito do ovo da galinha. Por isso é necessário definir uma rotina para carrega-lo logo que a máquina seja ligada. Isso é feio numa rotina conhecida como Boot (já estudado no curso de Hardware).

Como começaram os Primeiros Sistemas Operacionais

Vamos pular uma parte da História da Informática, e chegar até 1945, quando os primeiros computadores modernos já começaram a ser fabricados (usando eletrônica, transistores,válvulas, etc). Sim pois qual a vantagem poderia ter um computador que pesaria toneladas, e custaria milhões e fosse operado com manivela? (primeiros computadores analógicos mecânicos) vide futuro vídeo para conhecer essa parte

O primeiro sistema operacional foi o CTSS e mais tarde o Multics que serviram como base para estudo e desenvolvimento de outros sistemas. o UNICS de 1969 derivado direto do Multics foi o primeiro sistema operacional escrito em código de maquina B.

Mais tarde programadores dos laboratórios da Bell Labs AT&T (Ken Thompson,Dennis Ritchie,Douglas Mcllroy) reescreveram um novo projeto de sistema operacional baseado nos conceitos existentes no UNICS e Multics. O codigo foi melhorado e reescrito em linguagem C e chamou-se UNIX.


UNIX é considerado o primeiro sistema operacional moderno da computação pois era multiusuário,multi-tarefas e com portabilidade. O UNIX seria a base para muitos outros sistemas operacionais, incluindo o LINUX, e o sistema da Apple MAC OS/ X.

Resumo da História dos Maiores SO do Mundo

Depois do UNIX surgem vários sistemas operacionais, a grande maioria carregado via unidade de disquete flexível e batizados de DOS (Disk Operating System) ou em português algo como "Sistema Operando em Disco".


MS-DOS/Windows

Fundadores da Microsoft (Allen e Gates)

Em 1975, 2 jovens empresários Bill Gates e Paul Allen fundam uma empresa de softwares que mais tarde iria se chamar Microsoft . Quando a IBM já gigante dos grandes computadores corporativos decidiu entrar no mercado doméstico produzindo PC's (computadores pessoais) famosos IBM-PC,iniciaria-se a oportunidade de ouro. 

Bill Gates demonstrando seu novo Sistema Operacional

 A IBM era uma Gigante (ainda é) fabricante de computadores e não possuía sistema operacional, Gates então fechou um "contrato comercial" com a IBM, para que ela incorporasse em seus PC's o sistema operacional, que seria produzido pela microsoft, e ainda manteria a licença proprietária do sistema operacional. Isso significa que para cada computador vendido, uma parcela do dinheiro$$ seria creditada a Microsoft (pela licença do sistema).

Mas a Microsoft não tinha ainda um sistema operacional pronto e desenvolvido que atendesse a demanda da gigante IBM. Mas Gates ouviu algo sobre um sistema de outro programador em desenvolvimento e ficou muito interessado.

Tim Paterson programador 
Em 1980 Bill Gates compra de Tim Paterson um brilhante programador de computador (que trabalhava na Seatle computers systems), seu sistema operacional QDOS(que ainda estava em fase de desenvolvimento).
Contratando Tim para e melhorar o código do QDOS, a empresa de Gates lança finalmente seu sistema operacional conhecido por MS-DOS (MS é a inicial de  MicroSoft) para os PC's da IBM. 


Vale lembrar que a palavra DOS (Disk Operating System) não é patente da empresa de Bill Gates. Muitos outros sistemas operacionais continham a palavra DOS em suas descrições. Somente o MS-DOS era sim um termo patenteado para a Microsoft.

 O Amiga DOS, PC-DOS e muitos outros. Ate hoje existem muitos outros sistemas operacionais baseados em DOS que também são gratuitos. O FreeDOS disponível ate hoje para utilização, é um exemplo de software livre com as mesmas características originais.

O Windows surgiu como um sistema MS-DOS com interface Gráfica! Até sua versão 98/ME o MS-DOS estava literalmente funcionando por debaixo do Windows, mas depois de sua versão XP em diante, o Windows se tornou efetivamente um sistema operacional, abolindo o MS-DOS como parte do sistema (hoje apenas um terminal de comandos).


Apple (MAC OS X, e similares)

Abril de 1976, 3 jovens brilhantes dentre eles o genial Steve Jobs fundam uma empresa de computadores:

Steve Jobs a Lenda da Apple

 A Apple Computers INC  começou a trabalhar com espirito de inovação e tecnologia (que continua até hoje por sinal). Mas ela ainda não tinha um sistema operacional e para não ficar no prejuízo começou a fabricar computadores pessoais sem sistemas próprios. Rapidamente esta empresa já lança seu primeiro computador o Apple I em julho de 1976.
Apple I Raro e muito Valioso hoje

Era muito simples na época necessitava de uma televisão para exibir as imagens, hoje é considerado uma valiosa peça de colecionador. em 1977 lança o Apple II que contava apenas com interpretador de comandos em BASIC (que não era um sistema operacional ).

Xerox e seu SO Gráfico fonte inspiradora.
Mas os planos da Apple era fabricar algo tão desejado, um computador com sistema operacional próprio e vender tudo de uma vez! Steve Jobs ouviu que a XEROX (a mesma das copiadoras) já tinha testado um sistema operacional Gráfico (sim com mouse,botão e tudo mais). O problema é que ele era apenas para uso corporativo e nem se sonhava em fazer computadores para uso pessoal como é hoje.

Steve Jobs compra da Xerox este sistema, e traz para a Apple. Porém como não tinham experiência ainda com isso, contratam o Bill Gates para que o mesmo pudesse ajuda-lo a adequar este sistema para um computador que a Apple iria lançar no mercado.

Steve Jobs e Bill Gates juntos no projeto do Apple LiSA

Isso mesmo! Bill Gates e Steve Jobs trabalhando juntos!

Com a experiência de Gates em sistema operacional (MS-DOS) e a genialidade da Apple em fabricar Hardware (melhores computador) o resultado não poderia ser diferente. Surge o computador conceito mundial, totalmente revolucionário Apple LISA!


Apple LISA o Primeiro PC com SO Gráfico do mundo!

 Apple LISA foi o primeiro computador do mundo pessoal (PC) a possuir um sistema operacional gráfico, com mouse links, ícones e botões, até então considerado um sonho muito futurista (somente em 1990 haveriam sistemas operacionais gráficos baratos).

Equipado com monitor embutido, mouse, teclado e uma unidade de disco motorizada (raridade na época todas eram mecânicas), O único problema do Apple LISA era seu preço, que na época era algo em torno de US$10mil, hoje seria quase como um apartamento/casa popular. Apesar de seu processador fraco para o sistema maravilhoso (na época não tinha os famosos Dual Cores de hoje, era de 10Mhz clock) o computador é um conceito,um produto quase que futurista, concebido pela união dos maiores gênios da informática, e das duas maiores empresas do setor.

Após o lançamento do LISA, Gates tinha todo o conhecimento sobre sistemas operacionais gráficos, e pode assim, trazer para seu MS-DOS (texto) uma melhoria incrível. Surge então o Windows! Nada mais do que uma GUI para o MS-DOS.

Após o lançamento do Windows 1.0, a parceria entre Apple e Microsoft foi desfeita, e Jobs chegou a processar Gates por quebra de sigilo, e outras contravenções, já que o sistema Windows foi criado com tecnologia da Apple (LISA).


LINUX ( Kernell) 


Linus Torvalds criador do Kernell LINUX
Em meados de 1990, muito longe da briga entre AppleXMicrosoft, um estudante de programação finlandês Linus B.Torvalds, desenvolvia sua tese de curso criando um sistema operacional alternativo ao MINIX (outro sistema baseado em UNIX).

Gênio da computador, Linus anteriormente teria escrito muitos softwares para a linha de computadores Sinclair.

O curioso é que muitos outros estudantes se interessam na ideia deste novo sistema misterioso (X), e pediram a permissão de Linus para que ele fosse compartilhado publicamente para que pudesse ser melhorado/desenvolvido. A pasta que hospedava o arquivo recebeu o nome de LINUX (Linus+ X).

Surge então mais outro sistema operacional poderoso, e muito usado em ambiente corporativo/alta segurança.



Richard Stallman criador do GNU
Mas o Linux era só um Kernell (núcleo), faltava muitas ferramentas. E foi quando Richard Stallman, outro programador que desenvolvia ferramentas para um sistema operacional aberto, se uniu ao Linux para forma o GNU/LINUX (o sistema operacional que conhecemos hoje Mint,Ubuntu,Debian,Mageia,etc,etc)

Muitos não sabem, mas o Linux é o padrão usado nos grandes servidores/mainframes/supercomputadores por sua excelente segurança e estabilidade. 

Nos computadores Desktop ainda não está sendo muito utilizado, devido ao Windows ter sido adotado comercialmente (venda casada) com micros novos. Mas esta realidade está mudando aos poucos.

Comentaremos ao longo do curso sobre o GNU/LINUX também, suas vantagens e melhorias.
Algumas Distribuições LINUX 

Atualmente muitos outros sistemas operacionais são derivados do Linux tais como (Android,ChromeOS,FirefoxOS).

A própria Microsoft possui uma distribuição Linux para redes! (essa quase ninguém sabe).... Assim como ela muitas empresas gigantes, investem no LINUX (IBM, HP, Novell,Google, Oracle, etc)

O sistema MAC OS da Apple também utiliza tecnologia UNIX, alguns recursos inclusive foram inspirados no GNU/LINUX tal como o servidor gráfico X e outras.


Até a próxima aula!
JMJG
(Engenheiro Eletrônico)

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.