Aula 2 - Sistemas Operacionais Gráfico e Texto e Prática de Sistema MS-DOS e comandos via terminal




Aula 2- Sistemas Operacionais Gráficos X Textual (terminal) e Prática dos Comandos do MS-DOS nos sistemas Windows atuais.




Diferenças entre Sistemas operacionais gráficos (GUI) ou texto (terminal).

Sistema operacional em modo Texto:


Muitos não se lembram, mas até 1990 todos os sistemas operacionais eram em sua maioria texto (exceto o Apple LISA e as versões windows 3.1/3.11). Sim, para isso o usuário do computador deveria dominar seus complexos comandos, para poder fazer alguma coisa útil. Nessa época não existia mouse, e placas de vídeo poderosas. 

Antigo Terminal para computadores pessoais


O nome terminal, provem dos antigos equipamentos que programavam os antigos computadores de 1970 (sim eles não tinham teclado/monitor de vídeo ainda). O terminal era um equipamento caro, que adicionava o teclado e um monitor de vídeo (como uma máquina de escrever). Assim o sistema operacional texto era conhecido como modo terminal.


MS-DOS sistema operacional TEXTO
Primeiros LINUX sem GUI Via Terminal


Neste modo, apenas havia um cursor piscante (prompt de comandos), e o usuário deveria digitar os comandos para o computador fazer algo útil (abrir um programa, copiar um arquivo,etc).Imagine o quanto era difícil para um usuário dominar todos estes comandos para usar um computador?

Assim eram o MS-DOS, PC-DOS e quase todos os sistemas baseados em DOS. Também eram com este modo texto, sistemas UNIX, e LINUX de 1990, e quase todos os sistemas alternativos da época.

O que muitos devem entender, é que o sistema operacional gráfico, na verdade é um sistema operacional textual, que carrega uma interface gráfica (GUI) para ajudar o usuário a operar o sistema com mais facilidade!



 Muitos sistemas operacionais de servidores, mainframes e máquinas que não necessitem de intervenção constante do usuário (modo standalone) rodam apenas sistema operacional textual! SIM, pois este sistema consome muito menos recurso da máquina, e usa menos processador e memória RAM. Quanto necessita de alguma manutenção, o usuário terá que manipular o sistema usando o bom e velho terminal, e há ainda aqueles que podem chamar uma ferramenta gráfica temporária, somente para facilitar o uso e depois retornar ao modo textual.


Sistema operacional Gráfico

KDE GUI do LINUX com efeito de CUBO!
Adotado praticamente em todos os sistemas operacionais modernos usados pelos usuários domésticos, a GUI (Graphical User Interface) foi inventada por pesquisadores da XEROX, baseados em estudos antigos*, e não é uma novidade que seu desejo que ser implementada nos sistemas operacionais, fosse tornar o computador mais fácil de usar e assim ser muito popular. Mas o conceito se tornou realidade mesmo, quando o Apple LISA trouxe este sonho, para o mundo dos PC (computadores pessoais). 

O homem que inventou o Mouse e links
*O mouse foi inventado por Douglas Engelbart na década de 60.

Todos os sistemas operacionais antigos (MS-DOS, LINUX,etc) receberam sua interface gráfica (GUI). Assim o sistema operacional pode ser utilizado facilmente com o mouse, e uma "setinha" poderá realizar várias tarefas facilmente (abrir programas, copiar, arquivos,etc) sem o usuário ter que decorar comandos complicados do sistema operacional.


Exemplo de uma Tela Gráfica
Ou seja, com a interface gráfica qualquer pessoa pode usar um computador facilmente! Por isso, o sonho do computador pessoal se tornou realidade. 

Porém a GUI necessita de um hardware muito mais poderoso para ser executada, diferente do sistema em modo texto que é muito mais leve! Devemos ter um bom processador e uma boa memória RAM disponível, além de que uma placa gráfica com um GPU poderoso também é recomendável. 

Por este motivo, até meados de 1990 eram poucas máquinas que tinham um hardware suficiente para rodar os sistemas gráficos (Windows 3.11) somente nos famosos 486

Os sistemas operacionais gráficos não são muito preferidos para máquinas standalone, tais como servidores,mainframes,e outros equipamentos, para não consumir recursos ou processamento excessivo, já que estas máquinas não precisam de intervenção constante dos usuários.

Basicamente as GUI mais famosas são:

Windows: Surgiu como uma GUI para o sistema MS-DOS (supostamente após o projeto Apple LISA ser desenvolvido) e até meados de 2000 (Windows 3.11/95/98/ME) o nome era da interface gráfica. Atualmente o nome se refere ao próprio sistema operacional da Microsoft mesmo. Nas versões mais modernas (XP/Vista/7/8/10), o Windows já não depende do MS-DOS para nada.
Windows 3.1 -GUI para o MS-DOS


KDE,GNOME,MATE,XFCE,LXDE,BlackBox,Unity: São algumas das mais famosas Interfaces gráficas usadas no GNU/LINUX, como ele possui uma enorme personalização, cada interface agrega melhorias, performance ou visual diferente. 


Gnome 1.0 - GUI LINUX primeira versão

KDE 1.0 - GUI Linux Primeira Versão

Porém antes de rodar estas interfaces um servidor gráfico deverá estar rodando primeiro. O mais famoso usado em LINUX/MAC OS é o servidor X (também conhecido como X11 ou X-Window).


Servidor X usado no GNU/LINUX e MAC OS X



MS-DOS para que usar Comandos Hoje?
Apesar de atualmente o mouse resolver tudo, os usuários mais avançados como nós (técnicos / programadores / desenvolvedores) não podem se limitar apenas ao uso dele! Será necessário em algumas operações recorrer ao bom e velho terminal!
Sim! Algumas situações vão pedir isso! No LINUX com um pouco mais de frequência recorremos ao terminal, no Windows em alguns casos também teremos que nos deparar com o famoso Prompt do MS-DOS!

Em versões mais antigas (Win95/98/ME) o MS-DOS era rodado por debaixo do sistema, ou seja parte integrante.   Para chamar ele, basta procura-lo conforme a foto abaixo:


MS-DOS no Windows 95/98/ME
Já nas versões mais atuais (XP/Vista/7/8/10),o MS-DOS já não é mais utilizado nem como arranque do sistema, e como se trata de uma função técnica, seu atalho não fica muito evidente para o usuário final. A melhor solução é procurar o famoso "cmd" no menu Executar ou RUN (inglês). 

Localizando o famoso cmd(prompt do MS-DOS) Windows 8 

Isso abrirá o terminal emulador do MS-DOS numa janela.Veja a cara dele:

Exemplo do Prompt cmd rodando comando PING em redes
O famoso c:\> se refere ao primeiro disco rígido instalado no sistema. As letras A,B eram os famosos disquetes (unidades já extintas nos computadores modernos), com isso até hoje o sistema Windows se refere ao disco rígido primário (sistema) como sendo C:

Todas as letras acima (D: E:,etc) se referem as outras unidades e partições, incluindo discos removíveis e unidades Flash (pendrives)

Estudaremos a Lista Básica de comandos do "cmd" que é na verdade o antigo prompt-dos.

  • Date
  • Time
  • dir
  • rename
  • erase ou del
  • cls
  • copy
  • type
  • color
  • rd
  • cd
  • md
  • ipconfig
  • ping
  • exit
Atenção: Os comandos que estudamos acima, se referem apenas ao atual prompt (cmd) usados nos windows mais modernos. Apesar de não haver necessidade alguma de usar eles, pois o sistema gráfico (GUI) faz tudo isso usando o mouse no Windows Explorer! A lista dos comandos do bom e velho MS-DOS é muito mais extensa, porém muitos deles não são mais implementados nos windows modernos (exceto o Windows 3.1/3.11/95) e por isso não iremos estudar, seria o caso do (memmaker, attrib, shell,format,etc)


Emulando ou Instalando o bom e velho DOS

Somente para efeito de estudos e curiosidade, aos alunos que queiram instalar numa máquina o bom e velho sistema DOS, para poder se aprofundar de verdade ou reviver os velhos tempos (rodar jogos antigos,etc) ai vai uma dica!

FreeDOS: O bom e velho sistema DOS, pode ser instalado e rodado na real (sem emulação alguma) fiel como era na década de 80! 

Reviva a emoção do antigo sistema DOS com o FreeDOS

O mesmo pode ser baixado Gratuitamente, isso mesmo é só ir na página do projeto e instalar em uma máquina (mesmo as modernas). Mas saiba que tu deverá fazer particionamento, e ter um outro sistema gráfico (Windows o Linux), pois o sistema DOS, assim como o antigo, atualmente não serve mais para nada, a não ser como objeto de estudos ou rodar velhos programas e jogos!

Clique%20aqui%20para%20ir%20ao%20Site%20do%20FreeDOS


Para usuários do sistema GNU/LINUX tal como nós da ESIJMJG, também existem excelentes alternativas para "emular" com precisão o bom e velho sistema DOS!

1) DOSBOX- Emulador disponível para ser instalado via Pacote (.deb ou .rpm) no gerenciador de aplicativos diretamente na Distro! Completo, pode rodar jogos e programas antigos, e ainda emula as famosas placas de som Adlib ou Creative Sound Blaster!

Roda também em sistemas Windows e vários outros sistemas!

DOSBOX executando em GNU/LINUX Ubuntu

Clique%20aqui%20para%20ir%20ao%20Site%20do%20DOSBOX


Clique%20aqui%20para%20Saber%20Mais%20sobre%20o%20DOSBOX


2) Dosemu - Também disponível para ser instalado em pacotes (.deb ou .rpm) diretamente da central de aplicativos das distribuições GNU/LINUX. Similar ao DOSBOX, serve para rodar alguns programas que não rodem bem no DOSBOX.

DOSEMU rodando em sistemas GNU/LINUX

Clique%20aqui%20para%20ir%20ao%20Site%20do%20DOSEMU

Apesar do sistema MS-DOS ser proprietário da Microsoft, muitos sistemas DOS que citamos são completamente idênticos ao antigo MS-DOS e fazem exatamente as mesmas operações!

Nossa empresa fará vídeos aulas ensinando mais sobre DOSBOX e DOSEMU no futuro (espero que não seja muito distante). Também postaremos, jogos antigos e muitas informações! Fiquem ligados!

Por hora, curtam apenas alguns títulos que temos conosco e publicaremos em nosso blog.

Jogos (Doom/Test Drive1/Stunts/Street Road 2)

Jogos (Street Road/Principe da Pérsia/Pinball)

Jogos (BENC Nascar/LOTUS/GP/Moto)

Jogos (F22/Comanche 3/Carmagedon/Battle Chess)

Até a próxima Aula

JMJG
Eng Eletrônico

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.