galeria do fontwork vazia ou em branco e sem cliparts

Problema da Galeria do Fontwork vazia ou em branco.Sem cliparts também.

 Para o mundo dos softwares livres e alternativos, as vezes os usuários se sentem um pouco tristes e solitários, pois não contam com o suporte técnico que teriam com softwares pagos. O que estes usuários tem que entender, é que os programas gratuitos estão sujeitos a pequenos bugs(problemas) assim como todo e qualquer software, incluindo os pagos!

Mas a vantagem de se usar um software livre, será ter uma maior comunidade empenhada em solucionar o problema em questão. Diferente dos programas pagos, onde apenas uma quantidade limitada de profissionais estão empenhados em ajudá-lo. 

A desvantagem porém, poderá ser com a demora na solução do problema, mas ela não tarda a chegar! Isso não deve ser um motivo para o usuário desistir dos softwares livres! Pelo contrário, o espírito de união e cooperativismo entre os usuários, faz do software livre, uma solução inteligente e muito mais segura,além de ser inteiramente gratuita e livre de pragas digitais dos programas pirateados!




Um dos softwares mais importantes na vida de todos é o pacote Office, conhecido por seus programas essenciais na rotina de qualquer um. Os editores de texto, planilhas eletrônicas, editores gráficos, e criadores de apresentação.

No universo LINUX ou até mesmo no Windows, existem algumas excelentes alternativas para os programas pagos. Um exemplo é o OpenOffice ou Broffice.org.

Já abordamos este tema em uma de nossas outras postagens, agora vamos abordar sobre a solução de um pequeno problema, que afeta apenas algumas versões deste programa.

Veja abaixo o bug e uma solução fácil,prática e rápida para o problema.

Versão do Programa: OpenOffice e BROffice.org em algumas versões do sistema GNU/LINUX.
Distribuição Afetada: Mandriva e algumas outras distribuições.
Data de reporte do problema: Meados de 2009/2010.
A quem se aplica: Somente usuários do GNU/LINUX das versões mais antigas anteriores a 2011.Não tende a afetar as versões mais atuais. Também não tende a afetar usuários do LibreOffice

Problema: Falta de pacotes cliparts.

O Fontwork, é um estilo de fonte, com ótimos efeitos especiais, muito utilizadas em criação de folders ou cartazes, trabalhos artísticos, está com sua galeria em branco ou vazia. 


O problema também está relacionado com a falta de instalação do arquivo de ajuda(help) e com a ausência dos cliparts. Na compilação dos pacotes da distro, a dependência de outro pacote não está marcada, causando a falta de doius pacotes importantes para o fontwork e clipart.



Para todo o pacote Office instalado, tanto o Fontwork quanto os cliparts vão estar indisponíveis.

Os programas que mais se beneficiam deste recurso são: Writer, Draw e Impress. Nestes programas, o usuário quase sempre necessita de recursos gráficos para criação, e o Fontwork+cliparts são uma ótima ferramenta para dar um toque diferenciado em seu trabalho.

O FontWork é acessado pelo botão "A" e os cliparts pelo botão da galeria que parece uma pasta com um balão.



Neste pequeno bug, ao se clicar sobre o botão do Fontwork, não é exibido nenhum modelo na galeria para se escolher. O usuário não poderá criar ou editar nenhuma fonte personalizada, nem os fantásticos efeitos 3D destas fontes. Nem existe cliparts para serem inseridos!





Resolvendo o problema

Testamos a solução comprovada, num Mandriva 2010.2 Powerpack, porém a solução é a mesma para quaisquer outras distribuições.

  • Feche todo e qualquer programa aberto do OpenOffice ou BrOffice.org. Em seguida, abra o seu gerenciador de Programas ou pacotes de programas rpm ou deb (depende da sua distro).
 Digite o termo de pesquisa "clipart"
Localize os seguintes pacotes da imagem acima, que devem estar faltando em seu sistema. Marque-os para instalação e em seguida mande instalar. Aguarde até o final da instalação.
 
Após a instalação dos pacotes ausentes, feche o gerenciador. Abra um dos programas do BrOffice.org ou OpenOffice novamente. Teste no Writer, Draw e Impress.

Clique no botão do Fontwork. A galeria deverá estar preenchida com todos os modelos de fontworks disponíveis no seu sistema. Agora é só usar!

Aproveite e clique no botão "Galeria", veja se os cliparts que antes não estavam disponíveis também já estão. São dezenas de desenhos úteis e prontos, categorizados por tema, para serem usados por você em seus trabalhos.


Em nossa distro 2010.2, esta instalação de pacotes ausentes solucionou 100% do problema. 
Esta solução ainda não resolve problema da ajuda ausente! O pacote de ajuda é instalado a parte. Procure por "openoffice" no lugar de "cliparts". Os arquivos de ajuda estão listados por idiomas, procure o pt-português e mande instalar.


Finalmente seu OpenOffice ou BrOffice.org estará 100% perfeito para se trabalhar.

Abraços e até a próxima.



0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.