Kdenlive Adicione opção para renderizar Perfil MP3 de Arquivos Manualmente-Atualizado

Adicione manualmente o perfil MP3 na renderização somente Áudio no Kdenlive >0.96. Para LINUX,FreeBSD ou MAC-OSX somente!

Cortesia de JMJG



O Kdenlive  é um excelente editor de vídeos para sistemas operacionais LINUX/MAC/FreeBSD. Nossa empresa utiliza este poderoso editor, para alguns trabalhos em vídeo, juntamente com outras suites poderosas. Desde sua primeira versão, este poderoso editor pode realizar muitos efeitos de vídeo e audio, sendo uma suite comparável com outros programas do mercado tais como Adobe Premiere, etc.

Porém um pequeno bug conhecido, impede que o Kdenlive baixe automaticamente novos perfis de arquivos de renderização. Numa instalação recente, o usuário poderá sentir falta por exemplo, de gerar um arquivo de áudio no formato .MP3. 


Ao clicar em -> Configurações -> e escolher Baixar novos...... o usuário ficará com a tela de add-on "Carregando" e nenhum perfil aparecerá para ser instalado.



O Bug afeta também:
  • Novos perfis de Projeto (novos perfís de vídeo)
  • Novos perfis de renderização (nosso caso)
  • Novos modelos de Título (novos modelos de GC)



Curiosamente e felizmente o add-on de "Novos Wipes" funciona perfeitamente, assim o usuário poderá baixar novos efeitos de transição entre as trilhas.


Como o add-on "Novos perfis de renderização" está afetado, a opção somente áudio do kdenlive, trará apenas as opções de arquivos em formatos .WAV, que além de ocuparem muito espaço em disco, não são tão populares como os formatos de arquivos .MP3!



Calma! Em nosso post, ensinaremos ao usuários de Kdenlive criarem manualmente o perfil de arquivos .MP3 para ser renderizado, e ficar disponível para sempre em sua versão.


Criando o perfil de renderização MP3 manualmente

1) Abra o Kdenlive mesmo sem possuir nenhuma trilha de vídeo ou áudio presentes. Clique no botão de renderização para que a janela de perfil seja aberta. 




Escolha a opção "somente áudio", será exibido apenas os formatos de arquivos .WAV (conforme esperado). Localize o botão "Criar novo perfil" (geralmente uma pasta com um sinal de + em verde) e aperte.






2) Será exibido uma pequena janela de criação de perfil. Preencha apenas o Grupo (escreva MP3) o nome do perfil (128kbps) e extensão (mp3 sem ponto)

Vamos criar o perfil de 128kbps (o mais comum)


Escreva em parâmetros, o que está mostrado na foto
f=mp3 video_off=1 ab=128k ar=44100

onde:
f= formato do arquivo
video_off= liga ou desliga o vídeo (no caso queremos somente o áudio)
ab= áudio bitrate (no caso 128)
ar= áudio rate (no caso 44100hz qualidade de CD)

Depois basta clicar em "OK" para criar o perfil.



Repare que agora a tela apresenta o perfil MP3, e a opção de qualidade 128kbps que criamos já está disponível para ser escolhida!

3) Adicionalmente você poderá criar a qualidade de 192kbps. Faça o mesmo processo,clicando no terceiro botão de "+" e reescreva o mesmo código usado para criar o perfil de 128kbps.
Altere apenas o seguinte parâmetro:
ab=192k





4) Se quiser ainda poderá criar a qualidade de 256kbps a melhor que existe, fazendo o mesmo procedimento acima, bastando apenas alterar o seguinte parâmetro:
ab=256k



Agora nosso Kdenlive terá os perfis MP3 com as qualidades que você quiser (128,192 ou 256kbps), e será possível extrair por exemplo áudio daquele vídeo do Youtube para você ouvir no seu carro ou smartphone!



Kdenlive 0.9.8 ou Superior

Para o Kdenlive > 0.9.8 o procedimento é o mesmo, porém, os parâmetros mudam! Se usar os parâmetros antigos, vai dar erro e o arquivo gerado estará nulo, se conteúdo algum.

Repita o procedimento acima, e no campo de inserir os parâmetros digite:


properties=MP3 ab=256k ar=44100


Exemplo para o Kdenlive 0.9.8 ou superior

Agora o properties= MP3 define o tipo de arquivo usado, ar e ab continuam seguindo as explicações acima!

Para conhecerem dicas de utilização e macetes do Kdenlive, ou saber do seu poder de edição, visitem o canal Fala Fera no Youtube.

Abraços até a próxima. JMJG

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.