Televisões com resolução de 2k,3k,4k,8k tenho que comprar uma agora? Futuro das televisões definições

Resoluções 2K,3K4k,5k,8K vale a pena gastar dinheiro para comprar essa nova novidade? O que é HD ou Full-HD? Ser digital é ser sempre HD?

OBS: Adaptado para a realidade brasileira 

Este equipamento eletrônico, conhecido como televisor, foi inventado em 1923. Depois em 1940 começaram a se fabricar as primeiras televisões analógicas, que eram caríssimas e ainda exibiam imagens ruins e pouco nítidas. No Brasil ficaram mais popular na década de 1950 e 1960, mas ainda eram restritas para uso de poucos, devido ao alto preço do aparelho (comparado a um carro popular). Eram valvuladas, com tubo cinescópio e exibiam imagens unicamente em Preto&Branco (tons de cinza). 

Depois em 1962 começavam as primeiros passos para as televisões coloridas, e ainda havia poucos aparelhos com essa capacidade no mercado, e pior ainda poucas emissoras que transmitiam o conteúdo á cores. Isso devido a tecnologia e preço empregado nos equipamentos e nas câmeras (RGB). 

Depois de 1980, as televisões coloridas começaram a se tornar mais populares, e as antigas preto&branco começaram a ter o seu reinado ameaçado, principalmente com o lançamento do VHS e dos famosos video-games Atari, que começaram a suportar o modo colorido nos jogos! Até 1990 o Brasil foi dominado pelas televisões coloridas de tubo analógicas. A única novidade foi as telas maiores no máximo 29 polegadas, mas uma televisão com este tamanho poderia pesar mais de 50 Kilos! As próximas tecnologias foram as televisões de projeção, (enormes caixas de madeira), pesadíssimas tanto física quanto economicamente. Privilegiados que tiveram essas televisões, tinham telas maiores que 40 polegadas! 

Mas tudo isso ainda era limitado pela baixa definição, no máximo 420 linhas!

A indústria eletrônica vem sempre inovando, no sentido de nos trazer a melhor tecnologia e as maiores novidades mundiais. O brasileiro se encantou com o lançamento da TV DIGITAL, a revolução de transmissão de imagens da tv aberta com qualidade de som e imagem sem chuviscos e com altíssima definição.

Para os leigos ai vai uma pequena explicação e comparação de resoluções.

Primeiro é preciso explicar a resolução é composta por linhas verticais e horizontais. O famoso (Vertical X Horizontal).

Depois, as linhas horizontais são o que definem na prática,a qualidade da resolução. Estas linhas podem ser exibidas ao mesmo tempo (linhas progressivas) ou em metades (linhas intrelaçadas)

Por exemplo:
480i equivale a metade do 480p
480p equivale ao dobro do 480i

Embora a televisão analógica consiga chegar em 480i linhas, na prática são exibidas apenas 420i! Somente o DVD poderia tirar um proveito das telas de tubo, exibindo a sua resolução máxima de 480 linhas. Por isso, fez tanto sucesso com sua excelente qualidade de imagem, mas na verdade ele é baixa resolução SD (Standard Definition).

Agora vamos as resoluções da nossa realidade brasileira:

Televisão Analógica (Fim em 2016): 420i 
Qualidade DVD NTSC - 720X 480p (480p= 480 linhas progressivas) o famoso SD (standard definition)
HD - 1280 X 720p (720p=720 linhas progressivas) 
FULL HD-  1920 X 1080p (1080p=1080 linhas progressivas) 

Um aparelho de DVD usando os cabos comuns de vídeo composto (amarelo) consegue chegar ao máximo de 480i(480 linhas intrelaçadas) e com o cabo de vídeo componente (verde,azul,vermelho) consegue chegar ao máximo de 480 linhas progressivas. Ou seja, inferior a qualidade HD!

Usando a TV Digital com a primeira qualidade de transmissão a chamada SD conseguimos chegar em até 480p (480 linhas progressivas).

Essa qualidade de 480p são aqueles programas de televisão exibidos em técnologia digital, porém em baixa definição (SD). Essa qualidade é a mesma produzida por um DVD usando o cabo de vídeo componente! Transmitir em digital nem sempre é sinal de alta definição! Muitas emissoras ainda devido ao baixo custo dos aparelhos, só transmitem em 480p. Somente em alguns eventos é que temos o famoso HD sendo transmitido!

Somente a partir de 720i ou comumente o 720p é que temos a famosa Alta Definição ou HD.  Agora sim, estamos realmente tendo um diferencial de tecnologia e qualidade de imagens. Muitos aparelhos monitores e tv's já exibem essa resolução, até mesmo os mais simples e baratos

RESUMINDO:

Nem todos os programas de televisão são exibidos em HD! Muitos são exibidos ainda em qualidade SD (480p ou 480i)

Somente poucas emissoras tem o conteúdo exibido em 720p. E o famoso 1080i ou FULL HD?

A qualidade de transmissão digital da tv brasileira, só consegue chegar no máximo em 1080i! Ou seja, isso é qualidade HD

O FULL HD, que tanto se fala é 1080p! Ou seja o dobro do 1080i! NÃO existe conteúdo de TV transmitido em 1080p (FULL HD)!

Na prática o FULL HD (1080p) somente poderá ser conseguido usando aparelhos de BluRay, VideoGames, DVD (usando tecnica de upscalling),placas de vídeo dos computadores e outros dispositivos conectados via cabo HDMI !

Se você comprou uma TV HD (720p e 1080i) ela já estará perfeitamente dimensionada para a realidade brasileira de hoje!

Somente os mais exigentes é que vão querer um aparelho que chegue ao FULL HD (1080p)! Isso também significa estar preparado para o futuro....

O que é o 2k,3k,4k?

2K - 2048 X 1080p (melhor que o FULL HD )
3K- 3072 X 1620p
4K - 4096 X 2160p
8K - 7680 X 4320p (UHDTV) 

Estas resoluções foram criadas basicamente para aplicações mais profissionais, geralmente as telas do cinema! Poucas emissoras INTERNACIONAIS exibem conteúdo 2K!

Do 3K em diante, são resoluções usadas por aparelhos de telas muito grande, e exibem qualidade de imagens realmente impressionantes. O 8K então é literalmente uma qualidade insana, beirando literalmente a realidade!

Conforme dito anteriormente, aqui no Brasil não temos conteúdos transmitidos nem em qualidades FULL HD (1920 X 1080p)!

Você somente conseguirá FULL-HD conectando um BluRay, Computador, CâmerasFullHD, consoles de vídeo games, tudo isso conectado SOMENTE via cabo HDMI.

A técnologia 2K,3K são fascinantes em qualidade e realidade, mas não existe conteúdo suficiente transmitido nestes formato. Somente uso em atividades profissionais tais como cinemas!

4K e 8K então, beiram ao REAL porém o conteúdo dessa resolução é restrito a um público bem menor ainda do que 2K ou 3K.

Por aqui, nem conseguimos aproveitar direito o FULL-HD. 

A resposta da pergunta feita em nosso post deve ser dada pelo próprio leitor! Se tu conseguir encontrar conteúdo 2K ou necessita de uma mega-resolução profissional, então deverá comprar aparelhos com esta resolução hoje!

Se tu é um futurista ou já quer estar preparado para talvez em 2025 estas resoluções são as mais promissoras...

Não se esqueçam que a história mostra, o que é caríssimo hoje, amanhã pode se tornar popular...  Estamos no Brasil, então compensa mais hoje curtir o tão novíssimo Full-HD, já quem nem temos muito material produzido para esta definição (exceto Bluray,vídeo games,etc).

Pense num carro de F1 que anda no trânsito da cidade grande....Será que vale á pena pagar tanto, só para chegar numa estrada para acelerar em 2025?!

JMJG
Eng Eletrônico

1 comentários:

Fabio disse...

Brilhante matéria!

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.