Como transferir arquivos via USB Smartphone Android no Linux via MTP. Configuração detalhada

MTP Passo a passo para conectar Smartphones com Android 4.X ou Superior (5.X) no GNU/LINUX. Vídeo Tutorial


As antigas versões do Android (2.X/3.X) eram vistas pelo sistema operacional, como um dispositivo "mass storage" assim eram lidos facilmente pelo explorador de arquivos (windows explorer/dolphin/krusader/elfm etc), tal como um pen-drive ou qualquer outro dispositivo de armazenamento.

Porém, a partir das versões do Android 4.X/5.X o sistema de transferência de arquivos mudou para o MTP (Media Transfer Protocol) e agora o sistema operacional não pode mais simplesmente acessar os arquivos no smartphone.Ele nem chega a ser reconhecido como dispositivo USB de armazenamento, e não fica sequer disponível na lista de "mídias removíveis".

E agora como fazer? Como acessamos os arquivos.

Nos sistemas Windows/Mac, para variar os fabricantes disponibilizam aplicativos próprios para fazer o acesso, que devem ser instalados. Mas e para o sistema operacional GNU/Linux?

O cúmulo do absurdo é que o Android é uma espécie de sistema Linux, então os fabricantes deveriam tomar vergonha na cara, e suportar oficialmente este sistema operacional. O Linux já não precisa de instalação dos "Drivers" diferente do Mac ou Windows...Mas infelizmente os fabricantes não fornecem nenhuma instrução para quem tem e usa Linux, e o usuário se vê obrigado a "caçar" pela internet meios de assim fazer-lo.

Então, fizemos um vídeo tutorial, para ensinar você a transferir arquivos do seu Smartphone, usando o cabo USB normal no sistema operacional GNU/LINUX. Usamos um smartphone XT1069 (G2) com Android 4.1, mas serve em qualquer outro aparelho de qualquer outro fabricante.




O sistema testado é derivado do Ubuntu, mas serve para todos os demais sistemas Linux pois o processo é todo igual. Foi testado também na distro Mint (17-Quiana/Rafaela) e funcionou 100%. Na verdade o procedimento é exatamente o mesmo para qualquer distribuição derivada do Debian-Ubuntu. Pode apenas variar algumas coisas para outras distribuições (Mageia, Fedora, Arch Linux,opensuse,etc) mas a essência é a mesma.

Basicamente o que precisamos fazer é:

  1. Baixar o aplicativo GMTP.Ou usar o Dolphin Diretamente.
  2. Instalar as dependências e serviços MTP.
  3. Descobrir e Configurar o fabricante e modelo de smartphone para o processo MTP reconhecer o aparelho.
  4. Configurar o arquivo e regras do 51-Android.rules
  5. Autorizar o usuário no serviço FUSE/MTP.
Pode parecer complicado, mas é um procedimento que pode ser feito em menos de 10 minutos para usuários inexperientes em Linux.

Claro que o processo de editar alguns arquivos do sistema pode ser perigoso, mas com a nossa instrução você editará apenas os arquivos necessários, e não terá risco algum em danificar seu sistema GNU/Linux.

Agora estamos transferindo arquivos "de boa" entre o LINUX e o Smartphone. Mesmo usando o File Browser Dolphin diretamente, poderemos acessar os arquivos via MTP, clicando no ícone do nosso telefone, como se fosse um pen-drive!

Para o Android 6.X ou Superior

Algumas versões de Smartphones usando o mais atual Android 6.X (Moto G2,etc) ou SUPERIOR podem dispensar o uso do programa mostrado aqui, promovendo o acesso direto via File browser (Dolphin). Neste caso repetir o processo comentado no vídeo, e acessar diretamente pelo Dolphin (ou similares) como era feito antes no Android 3.X.

Para alguns modelos de celulares, deverá ainda, acertar no aparelho o tipo de conexão de MTP para Câmera (não MTP), desta forma poderá realizar a transferência usando o Dolphin (ou similares) normalmente sem envocar o processo MPT que pode ser incompatível em alguns modelos.

No Android 8 e Superior por exemplo, bastou apenas instalar os pacotes MTP (via Synaptic) e plugar o celular no cabo USB, ativando a transferência de arquivos (MTP) só isso! Não requer o GMTP. No modo Câmera (MTP) temos acesso apenas à pasta de fotos e vídeos usados pela câmera, mas não teremos acesso ao cartão ou memória interna!

Até a próxima sobre mais detalhes e dicas do sistema do pinguim, liberdade, estabilidade e imunidade, o sistema do futuro...


JMJG
Eng Eletrônico

0 comentários:

Leia Também

2008-2018 Ⓡ ESI JMJG Som&Imagem Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.